O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região é o órgão da Justiça do Trabalho que abrange a cidade de São Paulo e as regiões de Guarulhos, Osasco, ABC paulista e Baixada Santista.

São cerca de 450 juízes, 94 desembargadores, 5.500 servidores e mais de mil profissionais terceirizados. A missão é promover a pacificação social, oferecendo uma prestação jurisdicional rápida, acessível e efetiva.

TRT São Paulo

Para isso, estamos comprometidos com valores como ética, transparência, valorização das pessoas e da cidadania, inovação e acessibilidade.

Estamos presentes em 217 varas do trabalho, 18 turmas e 9 seções especializadas. Há também sete centros judiciais de solução de disputas e 20 secretarias administrativas.



O TRT-2 recebe anualmente cerca de 470 mil novos processos. É o maior tribunal trabalhista do país em termos de estrutura e de volume processual.

Criado em 1941 como Conselho Regional do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região passou a fazer parte do Poder Judiciário em 1946. Naquele tempo, a jurisdição compreendia os estados do Paraná e Mato Grosso, além de todo o estado de São Paulo.

O Regional era composto por Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ), que contavam, cada uma, com um juiz-presidente e dois juízes vogais, sendo um representante dos trabalhadores e outro dos empregadores.

O segundo grau era formado pelos juízes de tribunal e também por juízes classistas, um para cada representação.

Com o passar dos anos, o país industrializou-se e os centros urbanos desenvolveram-se. O TRT-2 viu sua demanda crescer, apesar da diminuição da jurisdição do Regional, que hoje abrange a região metropolitana e a Baixada Santista.

A CLT passou por mudanças. Saíram de cena as juntas de conciliação e julgamento, entraram as varas do trabalho. A figura dos juízes classistas foi extinta. A Justiça do Trabalho ganhou novas competências, modernizou-se.

Hoje, com 217 varas, composto por 94 desembargadores, cerca de 500 juízes e mais de 5.000 servidores, o TRT-2 é o maior tribunal trabalhista do país.

TRT São Paulo Consulta

Para acompanhar o andamento de um processo trabalhista:



O advogado constituído no processo deve ser a principal fonte de informação do reclamante/reclamado acerca da tramitação do processo trabalhista.

Mas também é possível obter as informações pelos seguintes meios:

1) Consulta ao trâmite processual pelo site.

2) Cadastro de e-mail para recebimento das atualizações – acesse o site (Disponível apenas para processos físicos).

3) Atendimento presencial – nas secretarias de vara ou da turma em que tramita a ação, sendo em geral possível apenas ao advogado ou ao estagiário de Direito fazer empréstimo dos processos que tramitam em papel.

Atenção: Não é possível obter informações sobre andamento processual por telefone ou e-mail.

TRT São Paulo Concurso

De tempos em tempos o TRT São Paulo abre editais para concurso públicos, para saber quais editas estão em aberto acesse o site.

TRT São Paulo Jurisprudência

A Consulta de Jurisprudência no site do tribunal, agora permite a seleção do tipo de decisão que se deseja consultar. Estão disponíveis os seguintes tipos: Acórdãos, Acórdãos do Colégio Recursal, Decisões Monocráticas e Homologações de Acordo. Para realizar sua pesquisa, lembre-se de selecionar o tipo de decisão que deve ser considerado na busca.

TRT São Paulo PJE

Desenvolvido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tribunais, o sistema de Processo Judicial eletrônico (PJE) é uma ferramenta que busca facilitar a consulta e acompanhamento dos processos judiciais em suas diversas frentes: Justiça Federal, Justiça dos Estados, Justiça Militar dos Estados e Justiça do Trabalho.

Horário de Funcionamento TRT São Paulo

  • Segunda a sexta das 11h30 ás 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone TRT São Paulo

  • R. da Consolação, 1272 – Barra Funda – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3150-2000

Outras informações e site

Mapa de localização