O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil.

Localiza-se sob a marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo, em um edifício inserido no conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e reformado por Lina Bo Bardi em 1982 para abrigar o museu.

Museu de Arte Moderna de São Paulo

É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos, que tem por objetivo a conservação, extroversão e ampliação de seu patrimônio artístico, a divulgação da arte moderna e contemporânea e a organização de exposições e de atividades culturais e educativas.

O museu foi fundado por Francisco Matarazzo Sobrinho, dito Ciccillo Matarazzo, em 1948, concomitante ao surgimento do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, ambos inspirados pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) e frutos do ambiente de grande efervescência cultural e progresso socioeconômico que caracterizou o Brasil na década de 1940.



Ao longo de sua história, o MAM se notabilizou por sua ativa agenda cultural e por importantes iniciativas voltadas à sedimentação e difusão da arte moderna na sociedade brasileira, nomeadamente a criação da Bienal Internacional de São Paulo. Amealhou também, nos seus primeiros anos, um notável acervo artístico, agregando obras de alguns dos mais relevantes nomes nacionais e internacionais das artes visuais no século XX.

Sucessivas crises institucionais e dificuldades financeiras, entretanto, levaram ao rompimento do fundador com o conselho diretor do museu, resultando na sua extinção temporária e doação de todo o seu patrimônio à Universidade de São Paulo (que o utilizou como acervo base de seu Museu de Arte Contemporânea). O MAM iniciou então um processo de reestruturação e recomposição de seu acervo, hoje focado na arte contemporânea, apesar de sua denominação. Permaneceu, entretanto, como importante referência na vida cultural do país.

O acervo conta hoje com mais de 5.000 peças, a maioria produzida por artistas brasileiros ativos da década de 1960 em diante. Mantém o Jardim de Esculturas, um espaço de 6.000 metros quadrados projetado por Roberto Burle Marx, onde são expostas obras do acervo a céu aberto.

Possui uma das maiores bibliotecas especializadas em arte da cidade de São Paulo, com mais de 60.000 volumes, além de um setor de publicações próprias, responsável pela edição de catálogos e pela revista trimestral Moderno. Desde 1969 organiza a mostra bienal Panorama da Arte Atual Brasileira, uma das mais tradicionais exposições periódicas do país e importante ferramenta para a ampliação do acervo.



Museu de Arte Moderna de São Paulo Trabalhe Conosco

Acesse o site e envie seu currículo para futuras vagas em aberto.

Museu de Arte Moderna de São Paulo Preço

Acesse o site para saber corretamente os preços, aos domingos, a entrada no museu é gratuita.

Museu de Arte Moderna de São Paulo Acervo

Na coleção, podem encontrar-se telas de Anita Malfatti, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Emiliano Di Cavalcanti, Felippe Moraes, José Antônio da Silva, Joan Miró, Marc Chagall, Mario Zanini, Pablo Picasso e Raoul Dufy, entre outros.

A maioria pertencera à coleção particular de Matarazzo e da esposa, a famosa Yolanda Penteado.

Museu de Arte Moderna de São Paulo Biblioteca

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, instituição sem fins lucrativos, existe desde 1948, coloca sua Biblioteca Paulo Mendes de Almeida – Centro de Estudos Luís Martins, CELM, com acervo bibliográfico e audiovisual especializado em arte, ao atendimento direcionado para estudantes, professores, profissionais da área, a comunidade em geral, e aos interessados na história da arte, do cinema, da fotografia e da arquitetura, moradores de São Paulo como também daqueles que a visitam.

A biblioteca do MAM é referência para o estudo e a pesquisa da arte moderna e contemporânea, e seu acervo bibliográfico, de 50 mil títulos, de excepcional qualidade que reúne vasta documentação sobre a história da arte no Brasil e internacional, e a memória institucional do museu, oferecendo apenas para consulta local.

O acervo de audiovisual que conta com de 3 mil títulos em DVDs, é disponibilizado para empréstimo. São títulos selecionados, nacionais e internacionais, abrangendo documentários sobre artistas, filmes de épocas e atuais, filmografia dos principais diretores, e registros das exposições do museu.

Horário de Funcionamento Museu de Arte Moderna de São Paulo

  • Terça a domingo das 10h ás 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone Museu de Arte Moderna de São Paulo

  • Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Vila Mariana – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 5085-1300

Outras informações Site e CNPJ

Mapa de localização