A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade.

Ela está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que depois passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Com o passar dos anos formou um significativo acervo, com quase 10 mil obras.

Em 2004 a Pinacoteca incorporou o edifício do Largo General Osório que, originalmente, abrigava armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. O edifício foi totalmente reformado pelo arquiteto Haron Cohen, passa a chamar-se Estação Pinacoteca, hoje Pina_Estação, para receber parte do programa de exposições temporárias.



No térreo está instalado o Memorial da Resistência de São Paulo criado na parte do edifício que sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), entre os anos 1940 e 1983. A instituição se dedica a preservar as memórias da resistência e repressão política do Brasil republicano.

Estão no primeiro andar o Centro de Documentação e Memória e a Biblioteca Walter Wey, que apresenta um significativo acervo de artes visuais, com destaque para arte brasileira.

Criada em 1992 com o objetivo de apoiar o funcionamento do museu, a Associação Pinacoteca Arte e Cultura é uma sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos. Qualificada no final de 2005 como Organização Social de Cultura, assumiu, a partir de 2006, a gestão do museu para execução da política cultural definida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura do Estado. Atualmente faz a gestão da Pina_Luz, Pina_Estação e Memorial da Resistência.

Missão

A Pinacoteca de São Paulo se dedica às Artes Visuais brasileiras e ao seu diálogo com as culturas do mundo ao colecionar, estudar, preservar, expor e comunicar seus acervos para promover a experiência do público com a arte, estimular a criatividade e a construção de conhecimento.

Visão



A Pinacoteca de São Paulo quer ser reconhecida como um museu de excelência técnica, cultural e educativa no cenário nacional e internacional. Trabalha para ser um espaço democrático com uma programação e visitação que reflitam a diversidade da sociedade brasileira.

Valores

  • Inovação referente às ações museológicas e de gestão institucional;
  • Preservação do patrimônio cultural para a experiência artística;
  • Educação para/pela Arte aprofundando processos de inclusão social;
  • Gestão de qualidade e valorização dos recursos humanos.

Pinacoteca do Estado de São Paulo O Violeiro

Esse trabalho é de 1899, onde, Almeida Jr. Representa o Brasil, nesse trabalho se vê claramente o retrato do Brasil do final de 1900, é representada a brasilidade. Ele usa o academicismo, uma pintura de requinte, porém representando a essência do Brasil, as pessoas representadas são pessoas que ele realmente conheceu e conviveu, por isso conseguiu expressar tão bem a característica do povo. A mulher que ouve o violeiro é um misto de enfermeira e dançarina de cabaré.

Pinacoteca do Estado de São Paulo Obras de Arte

A Pinacoteca de São Paulo está reformulando a apresentação de seu acervo artístico no website do museu.
Neste ínterim, alguns registros e imagens podem aparecer incompletos.

Na área de acesso ao acervo online da Pinacoteca de São Paulo, você pode buscar pelo artista, pela obra ou a técnica.

Pinacoteca do Estado de São Paulo Trabalhe Conosco

A Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, entidade gestora da Pinacoteca de São Paulo, Estação Pinacoteca e Memorial da Resistência torna pública a abertura de vaga para contratação. Os processos seletivos serão regidos pelas regras constantes do Manual de Recursos Humanos da APAC, além das demais disposições específicas de cada comunicado.

Caso queira enviar seu currículo para o banco, escreva para crh@pinacoteca.org.br.

Pinacoteca do Estado de São Paulo Programação

Acesse o site para ver a programação completa.

Horário de Funcionamento Pinacoteca do Estado de São Paulo

  • Quarta a segunda das 10h ás 17h30

Onde Fica, Endereço e Telefone Pinacoteca do Estado de São Paulo

  • Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3324-1000

Outras informações e site

Mapa de localização