Estação São Paulo Morumbi
5 (100%) 1 voto

A Estação São Paulo–Morumbi é uma estação de metrô da Linha 4–Amarela do Metrô de São Paulo operada pela ViaQuatro.

Ela está localizada na confluência entre as avenidas Professor Francisco Morato e Jorge João Saad, no distrito do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, próximo ao Estádio do Morumbi.

Estação São Paulo Morumbi

A previsão inicial da inauguração da estação era para 2012, sendo adiada para 2015, 2017, mas ela só foi entregue em 27 de outubro de 2018, passando a operar em horário comercial a partir de 10 de novembro.

Apesar disso, ela foi inaugurada sem o terminal de ônibus, que só viria a ser inaugurado dois meses após a estação, em 29 de dezembro.

As obras da estação da Linha 17–Ouro (cujas áreas foram desapropriadas pelo decreto número 57 843, de 7 de março de 2012)foram paralisadas devido à falta de recursos do Estado, estando em fase de reprogramação de serviços, condicionada a obter dotação orçamentária.

A Estação São Paulo–Morumbi surgiu no projeto da Linha 4–Amarela datado de 1997. Naquele projeto, era chamada de “Morumbi” e era a estação terminal da linha, que abrigaria um terminal de ônibus metropolitano.

O projeto de 1997 foi realizado pela Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto S.A. O atual projeto arquitetônico foi elaborado pelo escritório 23 Sul Arquitetura.

A estação possui plataformas laterais, dois acessos e um terminal de ônibus anexo, que receberá linhas da SPTrans e da EMTU-SP.





Estação São Paulo Morumbi Inauguração

A estação foi inaugurada em 27 de outubro de 2018, com operação assistida das 10 as 15 horas, já com cobrança de tarifa, mas ainda sem o terminal de ônibus. Ela passou a operar em horário comercial a partir de 10 de novembro.

Estação São Paulo Morumbi Linha Amarela

A Linha 4-Amarela do metrô iniciou sua operação em maio de 2010, com a inauguração das estações Paulista e Faria Lima pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a ViaQuatro. A primeira fase da linha, já concluída, com seis estações em operação: Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista, República e Luz.

Na segunda fase do projeto, estão previstas mais cinco estações: Fradique Coutinho ( inaugurada em novembro de 2014), Higienópolis-Mackenzie (inaugurada em janeiro de 2018), Oscar Freire (inaugurada em abril de 2018), São Paulo-Morumbi ( inaugurada em outubro de 2018) e Vila Sônia.

Quando estiver totalmente pronta, a Linha terá 12,8 quilômetros de extensão em operação e 11 estações, ligando a região Luz, no centro de São Paulo, ao bairro de Vila Sônia, na zona sudoeste.

Estação São Paulo Morumbi Construção

Em abril de 2010, um guindaste de cerca de trinta metros de altura tombou nas obras da estação ao içar materiais do fundo de um dos poços, caindo sobre a calçada da Avenida Professor Francisco Morato, sem, no entanto, causar feridos ou interromper os trabalhos.

Originalmente prevista para ser entregue em 2012, a partir de 2011 a previsão de inauguração passou a ser o primeiro semestre de 2014, antes da Copa do Mundo.

No início de 2013, o governo estadual passou a informar que a inauguração seria em setembro de 2014, mas, em dezembro, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, deixou de garantir essa previsão, mudando-a para 2015. “O esforço grande agora é puxar também a [Estação São Paulo] Morumbi para 2014”.

Estação São Paulo Morumbi Serviços

SERVIÇOS DISPONÍVEIS

  • Acessibilidade
  • Elevador
  • Banheiro
  • Bicicletário

Horário de Funcionamento Estação São Paulo Morumbi

  • Domingo a sexta das 4h40 à 0h / Sábado das 4h40 até 1h

Onde Fica, Endereço e Telefone Estação São Paulo Morumbi

  • Av. Prof. Francisco Morato, 2595 – Butantã – São Paulo – SP
  • Telefone: 0800 770 7100

Outras informações e site

Mapa de localização