Biblioteca de São Paulo
5 (100%) 2 votos

A Biblioteca de São Paulo (BSP), inaugurada em 8 de fevereiro de 2010, tem por objetivo incentivar e promover o gosto pela leitura.

Situada na Zona Norte da capital, foi concebida para ser um espaço arrojado, com projeto inovador de inclusão social por meio da leitura.

Biblioteca de São Paulo

Sua estrutura foi planejada para oferecer conforto, autonomia e atenção aos sócios e frequentadores, que são o elemento central da biblioteca.

A BSP oferece conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em formatos acessíveis (braille, audiolivro), DVDs, CDs, além de jogos.



Ocupa uma área de 4.257 metros quadrados (baixe as plantas da BSP: piso térreo e piso superior) para atender ao público – crianças, jovens, adultos, idosos com e sem deficiência.

A biblioteca, conta com recursos tecnológicos e oferece aos seus usuários microcomputadores, rede wireless e terminal de autoatendimento.

Inspirada na Biblioteca de Santiago, no Chile, e nas melhores práticas adotadas pelas bibliotecas públicas do país, a BSP está em sintonia com as ações do programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), que vem atuando, entre outras frentes, na oferta de equipamentos e espaços que permitam o acesso da população à produção e à expressão cultural, em âmbito nacional.

O fascínio de adultos, jovens e crianças pelo mundo digital é uma das possibilidades de aproximação com a leitura. Em um ambiente acolhedor, com muita cor e mobiliário confortável, a BSP disponibiliza mais de 90 computadores para o público acessar a internet (gratuitamente, durante 120 minutos diários), ver filmes, ouvir música, brincar com jogos de tabuleiro e também relaxar nas suas várias áreas de convivência, lendo livros, revistas ou jornais.

Oferece acervo de DVDs e tecnologias para leitura – como equipamentos que possibilitam a leitura de livros eletrônicos e outras mídias digitais.

A BSP faz uso de sistema de gerenciamento de informação que controla todas as rotinas de uma biblioteca, a partir da entrega da chave do guarda-volumes; cadastro de usuários; consulta ao acervo via web; circulação com renovação on line e produção de relatórios gerenciais e estatísticos; e equipamento de auto empréstimo, que permite ao leitor a retirada dos títulos de seu interesse, sem usar o atendimento do balcão.



Biblioteca de São Paulo Trabalhe Conosco

A Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – SP Leituras – seleciona profissionais por meio de análise de currículo e entrevista. As vagas são anunciadas no site e os currículos devem ser enviados conforme e-mail indicativo do anúncio.

As vagas para trabalhar na Biblioteca de São Paulo são divulgadas no site da SP Leituras.

Biblioteca de São Paulo Acervo

A Biblioteca de São Paulo faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria de Estado da Cultura para incentivar e promover o gosto pela leitura, que se dá tanto pelo livro tradicional como pelo digital. É por isso que na BSP os livros de papel convivem com outros suportes – como aparelhos que possibilitam a leitura de livros eletrônicos e mídias digitais.

O fascínio de adultos, jovens e crianças pelo mundo digital é uma das possibilidades de aproximação com a leitura. Por isso, os livros eletrônicos são aliados na proposta de inclusão social por meio da leitura.

Acesse o site para baixar os livros.

Biblioteca de São Paulo Eventos

A Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) representam o que há de mais moderno neste segmento no Brasil.
Com trabalho reconhecido no país e no exterior, os dois espaços foram finalistas de importantes premiações.
Instaladas em parques da capital paulista, a BSP, inaugurada em 2010, e a BVL implantada em 2014, têm projetos baseados em princípios sustentáveis e com foco nas pessoas.

A arquitetura acolhe, de forma inovadora, os acervos e a rica programação cultural, transformando as bibliotecas em grandes praças culturais.
Os prédios possuem salas de reunião e auditórios equipados, terraços abertos para áreas verdes, amplos espaços expositivos e outros locais fascinantes, todos com acessibilidade.

Venha fazer o seu evento conosco ou utilizar os espaços como locação de suas produções. É muito mais simples do que você imagina.

Para agendar uma visita técnica ou solicitar maiores informações, escreva para o e-mail relacoesinstitucionais@spleituras.org ou ligue para (11) 3155-5443.

Encante-se com a originalidade da BSP e da BVL e saiba que, realizando suas iniciativas em nossas bibliotecas, você também acaba contribuindo com a sustentabilidade financeira dessas instituições.

Horário de Funcionamento Biblioteca de São Paulo

  • Terça a domingo das 9h30 ás 18h30

Onde Fica, Endereço e Telefone Biblioteca de São Paulo

  • Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2089-0800

Outras informações e site

Mapa de localização