O Parque Zoológico de São Paulo, localizado na Zona Sul da cidade, é o maior jardim zoológico do Brasil.

Abriga as nascentes do histórico riacho do Ipiranga, ao sul da cidade de São Paulo, localizado em uma área de 824 529 metros quadrados de Mata Atlântica original, com quatro quilômetros de alamedas.

Zoológico de São Paulo

Contando com a presença de um pouco mais do que quatrocentos (400) animais, o Parque Zoológico de São Paulo abriu e teve sua inauguração em mil novecentos e cinquenta e oito (1958).

São mais de três mil e duzentos (3.200) animais que populam o zoológico, sendo cento e duas (102) espécies de mamíferos, duzentos e dezesseis (216) espécies de aves, noventa e cinco (95) espécies de répteis, quinze (15) espécies de anfíbios e dezesseis (16) espécies de invertebrados que, quando em recinto, reproduzem os habitats naturais desses animais.



A fazenda do Zoológico, de quinhentos e setenta e dois (572) há, produz hortaliças usadas na fabricação de rações variadas para os animais, além de material para os recintos onde ficam os animais. Nela também residem animais que precisam de maior área para seu acasalamento.

O zoológico possui creche para filhotes rejeitados pelas mães, chocadeiras elétricas e sala de incubação para ovos de aves e répteis.

A função educativa é enfatizada no Parque. Sua biblioteca de mais de quatro mil (4000) volumes é aberta ao público. Suas parcerias com outras instituições estaduais, federais e estrangeiras incluem pesquisas que facilitem a preservação de espécies ameaçadas.

Atualmente, o zoológico é o quarto maior do mundo e é considerado o maior e o quinto melhor (segundo usuário do TripAdvisor) jardim zoológico da América Latina.

O Zoológico de São Paulo, como também é chamado, foi criado em junho de 1957, a partir de uma instrução do então governador Jânio Quadros ( PDC E PSB ) ao Diretor do Departamento de Caça e Pesca da Secretaria da Agricultura, Emílio Varoli.

Os primeiros animais de origem exótica, como por exemplo: leões, ursos e elefantes, foram adquiridos de circos particulares e já os animais da fauna silvestre brasileira, como é o caso das onças e galos da serra, foram adquiridos em Botucatu.

A inauguração do Zoológico, inicialmente planejada para janeiro de 1958, foi adiada devido as fortes chuvas daquele ano. E assim, no dia 16 de março foi inaugurado oficialmente o Zoológico de São Paulo apresentando 445 animais, dentre eles: 9 cervos; 2 onças pintadas e 1 preta; 3 jaguatiricas; dois gatos do mato; 1 urso; 23 papagaios; 3 ararinhas-azuis; e o rinoceronte Cacareco, que ficou famoso pelo episódio de ter sido eleito vereador nas eleições de outubro de 1958.

Consciente de sua responsabilidade no contexto nacional, o Zoológico de São Paulo tornou-se a primeira instituição brasileira a propor e participar de forma efetiva em múltiplos programas de recuperação de espécies brasileiras seriamente ameaçadas de desaparecer da natureza, exemplo do mico-leão, pequenos felídeos neotropicais e araras-de-lear.



A Fundação Parque Zoológico de São Paulo obteve, em 1959, personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e científica e é responsável pela administração do parque através dos seguintes órgãos: Conselho Superior; Conselho Orientador; Conselho Fiscal e Diretoria.

Neste mesmo ano, foram definidos os objetivos da Fundação Parque Zoológico de São Paulo: manter uma população de animais vivos de todas as faunas, para educação e recreação do público, bem como para pesquisas biológicas; instalar em sua área de abrangência uma Estação Biológica, para investigações de fauna da região e pesquisas correlatas; e proporcionar facilidades para o trabalho de pesquisadores nacionais e estrangeiros no domínio da Zoologia, no seu sentido mais amplo, por meio de acordos, contratos ou bolsas de estudo.

Zoológico de São Paulo Valor

Para valores acesse o site.

Zoológico de São Paulo Ingresso

O Zoológico de São Paulo oferece ingressos para:

  • Zoológico
  • Mundo Dinossauros
  • Portal Safári
  • Zoo Safári

Acesse o site para ver os valores e os tipos de ingressos disponíveis para sua visita à Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

Zoológico de São Paulo Trabalhe Conosco

Se você quer estagiar, ser voluntário ou desenvolver um projeto de pesquisa na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, leia atentamente os procedimentos no site para cada uma das ações, escolhendo a opção desejada.

ATENÇÃO: O ingresso nas modalidades de estágio curricular e voluntariado não é feito por meio do envio de currículo.

Zoológico de São Paulo Fotos

Zoológico de São Paulo Fotos

Horário de Funcionamento Zoológico de São Paulo

  • Diariamente das 9h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Zoológico de São Paulo

  • Avenida Miguel Stéfano, 4241 – Água Funda – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 5073-0811

Outras informações e site

Mapa de localização