Instituto Federal de São Paulo
5 (100%) 2 votos

O Câmpus São Paulo tem sua história intimamente relacionada a do próprio Instituto Federal de São Paulo por ter sido a primeira das escolas deste sistema educacional a entrar em funcionamento.

Localizado na Rua Pedro Vicente, 625, no Bairro do Canindé, além do desenvolvimento das atividades educacionais, abriga a sede da reitoria da instituição.

Instituto Federal de São Paulo

Seu funcionamento decorreu do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, que criou as Escolas de Aprendizes Artífices e que, com o tempo, compuseram a Rede de Escolas Federais de Ensino Técnico Profissional.

O início efetivo de suas atividades ocorreu no ano de 1910 e, em sua trajetória, recebeu várias as denominações, mantendo, entretanto, a condição de escola pública vinculada à União e, também, o prestígio junto à sociedade paulistana.



Nos primeiros meses de 1910, a escola funcionou provisoriamente em um galpão instalado na Avenida Tiradentes, no Bairro da Luz, sendo transferida no mesmo ano para o bairro de Santa Cecília, na Rua General Júlio Marcondes Salgado, onde permaneceu até a mudança definitiva para o endereço atual, no ano de 1976.

Os primeiros cursos foram de Tornearia, Mecânica e Eletricidade, além das oficinas de Carpintaria e Artes Decorativas, sendo o corpo discente composto de quase uma centena de aprendizes.

A partir de 1965, a escola passou ser denominada com Escola Técnica Federal de São Paulo e, em 1999, Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Como Cefet-SP, ampliou as sua atuação e seus objetivos oferecendo cursos superiores na Unidade Sede São Paulo, e, entre 2000 e 2008, foram implementados diversos cursos voltados à formação de tecnólogos na área da Indústria e de Serviços, Licenciaturas e Engenharias.

Com a transformação de Cefet-SP em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no final de 2008, a antiga Unidade Sede inicia uma nova fase de sua história, passando a ser um câmpus da instituição.

Como o maior do IFSP, a escola oferta várias modalidades e níveis de formação, de cursos técnicos de nível médio a licenciaturas, graduações na área tecnológica e pós-graduações.

Como centro criador de ciência e tecnologia e com a vasta experiência e competência acumuladas em sua extensa trajetória, o IFSP tem capacidade para proporcionar aos seus estudantes uma visão crítica do conjunto do sistema e do processo produtivo e para contribuir com a educação brasileira, praticando a educação como efetivo fator de desenvolvimento humano e social.



Instituto Federal de São Paulo Cursos

Cursos técnicos

  • Técnico Integrado ao Ensino Médio
  • Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio
  • Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio
  • Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
  • Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio
  • Técnico em Qualidade Integrado ao Ensino Médio
  • Técnico Concomitante ou Subsequente
  • Técnico em Edificações
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Telecomunicações

Instituto Federal de São Paulo Cursos de Curta Duração

Os cursos de extensão são um conjunto articulado de ações pedagógicas de caráter teórico e (ou) prático, presencial ou a distância, planejadas para atender demandas da sociedade e necessidades de aquisição, atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos científicos, tecnológicos e profissionais, de jovens e adultos, com necessidades identificadas a partir de pesquisas regionais, podendo ser oferecidos em todos os níveis de escolaridade.

No Câmpus São Paulo, a oferta destes cursos é viabilizada pela Coordenadoria de Extensão (Bloco C – fone: 2763-7639).

O ingresso nos cursos se dá por meio de editais específicos divulgados no site.

Instituto Federal de São Paulo Trabalhe Conosco

Há quatro formas de ingresso no Câmpus São Paulo.

  • CONCURSO PÚBLICO
    O ingresso como servidor público efetivo (docente e técnico administrativo) no Câmpus São Paulo se dá por meio de concurso público, nos termos do art. 37, inciso II da Constituição Federal. Acompanhe os editais pelo site.
  • PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
    Para os docentes, há a possibilidade de contratação por tempo determinado (por até dois anos, renováveis a cada seis meses) para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993.
    Forma de ingresso: processo seletivo, com regras definidas em edital. Acontece durante todo o ano. Acompanhe os editais pelo site do câmpus.
  • REMOÇÃO
    Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com mudança de sede.
    Forma de ingresso: regras definidas em edital, publicado pela reitoria. Acompanhe os editais pelo.
  • REDISTRIBUIÇÃO
    Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.
    Forma de ingresso: regras definidas em edital, publicado pela reitoria. Acompanhe os editais pelo site.

Instituto Federal de São Paulo Eventos

O Câmpus São Paulo organiza ao longo do ano eventos científicos e sociais para a comunidade interna e externa.

Acompanhe as notícias sobre os eventos realizando no câmpus no portal do Câmpus São Paulo.

Horário de Funcionamento Instituto Federal de São Paulo

  • Segunda a sexta das 8h ás 20h

Onde Fica, Endereço e Telefone Instituto Federal de São Paulo

  • R. Pedro Vicente, 625 – Canindé – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2763-7664

Outras informações e site

Mapa de localização