Calçadas de Botafogo estão entre as piores do país


As calçadas do Rio de Janeiro foram apontadas como uma das piores entre 12 capitais analisadas em um levantamento feito pelo portal Mobilize Brasil, divulgado nessa quinta-feira.

No ranking com os melhores e os piores endereços, de acordo com critérios como acessibilidade e conforto, a capital fluminense aparece em penúltimo lugar, com uma média de 4,5 pontos.

O Rio só fica à frente de Manaus, que teve o pior resultado, com 3,6 pontos. Já Fortaleza foi a cidade que teve a melhor nota (7,6), seguida por Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Goiânia, Brasília, Natal, Recife e Salvador.

O estudo apontou as calçadas no entorno da Central do Brasil como uma das piores, mal conservadas, assim como as da Rodoviária Novo Rio, com piso irregular, degradado, com buracos e desníveis, além de não haver rampas de acessibilidade.



O famoso calçadão da Praia no bairro de Copacabana também é alvo de críticas: “O piso é irregular, com vários remendos e desníveis”. Já as calçadas do bairro de Botafogo “apresentam mosaicos de pedras com desníveis, irregularidades e fissuras que dificultam a circulação”.



A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos disse que a pesquisa é muito abrangente e que a responsabilidade da manutenção das calçadas da cidade é compartilhada: “Nas áreas públicas como praias, canais e praças, a responsabilidade de conservar calçadas é da prefeitura. Já nos trechos em frente a propriedades particulares, sejam residenciais ou comerciais, quem deve fazer a conservação e reforma é o proprietário”.

Em janeiro, o órgão constatou que 17% das 573 notificações emitidas a condomínios e concessionárias  não foram atendidas e os responsáveis foram multados (o valor não foi divulgado).

A secretaria informou que, de junho de 2011 a março de 2012, foram feitas vistorias em 19 bairros. “Ao todo, 5.081 não conformidades foram identificadas e 72% dos casos, resolvidos”.

Fonte: R7



📂 Reclamações Botafogo