Monotrilho SP

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O Governo do Estado de São Paulo, através da Companhia do Metropolitano de São Paulo-(Metrô) constrói atualmente duas linhas de Monotrilho de alta capacidade.

De forma simultânea na capital do estado (linha-15 prata, indo do Ipiranga até Cidade Tiradentes e Linha 17-Ouro, indo do Jabaquara até Morumbi, passando ainda pelo Aeroporto de Congonhas).

Monotrilho SP

E já tem projeto divulgado para uma terceira linha (Linha 18-Bronze) ligando o ABC paulista ao sistema de metro da cidade de São Paulo, usando assim essa modalidade de transporte como alternativa de menor custo e impacto urbano e paisagístico para a expansão da rede metroviária da região metropolitana de São Paulo.

O sistema de monotrilho em implantação na Linha 15–Prata do metrô de São Paulo será o primeiro a ser utilizado como meio de transporte público urbano de alta capacidade no mundo’’.



Assim como já ocorre na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo o monotrilho da linha 15-Prata terá a tecnologia “driverless” que dispensa a necessidade de condutor além de ser o de maior capacidade de transporte de passageiros no mundo com 40 mil passageiros por hora, por sentido, totalizando 500 mil usuários por dia, superando inclusive o sistema existente na cidade de Tóquio que detêm esse título atualmente e que serviu de inspiração para o sistema paulista.

Outra característica do sistema em implantação na cidade de São Paulo é uma adaptação no sistema que fará com que haja passarelas metálicas centrais ao longo da linha, permitindo assim a evacuação das composições sem grandes transtornos em caso de necessidade, já que a dificuldade desse tipo de procedimento em sistemas de monotrilho ao redor do mundo sempre foi apontada como uma das maiores fragilidades desse tipo de meio de transporte.

As composições que prestarão serviço na Linha 15-Prata já se encontram em produção pela linha de montagem da empresa canadense Bombardier em sua unidade de produção na cidade de Hortolândia, interior do estado de São Paulo, já que a construção desta linha é fruto de um consórcio desta empresa junto ao Grupo Queiroz Galvão.

Nas composições da linha 17-Ouro, a empresa malaia Scomi, que construiu monotrilhos em Kuala Lumpur será responsável pela tecnologia empregada em uma linha de montagem no Rio de Janeiro em parceria com o Grupo MPE. Além do fornecimento do primeiro carro, importado da Malásia, como modelo para a produção dos demais (de um total de 72 que serão produzidos para a Linha 17-Ouro) a Scomi trará ainda ao país os sistemas eletrônicos e de rodas dos veículos já prontos.



O Projeto do monotrilho paulista da linha 15-prata foi premiado no ano de 2013, em Genebra na Suíça, pela União Internacional dos Transportes Públicos, durante a 60º edição do Congresso Mundial de Mobilidade e Transporte Público (UITP), na categoria ‘’Inovação em Intermodalidade’’.

Nessa mesma ocasião o sistema de Metrô da cidade de São Paulo foi o vencedor do ‘’Prêmio Crescendo com o Transporte Público’’ na categoria ‘’Inovação em Serviços ao Cliente

Monotrilho SP Linha Prata

A Linha 15–Prata do Metropolitano de São Paulo é uma linha de monotrilho, a sexta Linha do Metrô de São Paulo a entrar em operação. Quando totalmente pronta, contará com 26,6 km de extensão e 18 estações, ligando os distritos do Ipiranga e Cidade Tiradentes, através dos bairros de Vila Prudente, Parque São Lucas, Sapopemba, São Mateus, Iguatemi, entre outros.

Com custo total de R$ 6,40 bilhões, deveria atender uma demanda estimada em 550 mil passageiros por dia e integrar os terminais de ônibus de Vila Prudente, Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes.

Monotrilho SP Ouro

A futura Linha 17–Ouro será uma linha de metrô de São Paulo que utilizará a tecnologia Metrô Leve, um sistema de monotrilho e será operada juntamente com a Linha 5–Lilás pela concessionária ViaMobilidade.

Essa linha ligará a Estação Morumbi, da Linha 9–Esmeralda à Estação Congonhas. Essa linha terá como principal parada o aeroporto de Congonhas, passando também pela Linha 5–Lilás e pela Linha 9–Esmeralda.

Terá uma demanda aproximada de quinze mil passageiros por hora em cada sentido. O início de suas operações, inicialmente prometido para 2013, passou para 2014, depois para 2016, final de 2017, 2018, final de 2019 e atualmente, para o dezembro de 2020.

A linha fez parte do projeto que a cidade apresentou para ser sede da Copa do Mundo de 2014. Quando concluída, a linha terá 17,7 quilômetros de extensão.

Monotrilho SP Morumbi

Oitava e última parada da primeira fase da Linha 17-Ouro do Metrô, a estação Morumbi teve seus trabalhos iniciados oficialmente com a presença do governador Geraldo Alckmin.

A nova estação, que deve ficar pronta entre o final de 2019 e o início de 2020, é importante para o monotrilho por fazer a ligação com a linha 9-Esmeralda da CPTM.

Monotrilho SP Extensão

Quando totalmente pronto, o Monotrilho contará com 26,6 km de extensão e 18 estações, ligando os distritos do Ipiranga e Cidade Tiradentes, através dos bairros de Vila Prudente, Parque São Lucas, Sapopemba, São Mateus, Iguatemi, entre outros.

Horário de Funcionamento Monotrilho SP

  • Domingo a segunda das 4h40 à 0h / Sábados das 4h40 até a 1h


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