Linha Amarela Metrô SP


A Linha 4–Amarela do Metrô de São Paulo, originalmente chamada de Linha Sudeste–Sudoeste, compreenderá, quando finalizada, o trecho definido pelas estações Luz e Vila Sônia

É administrada pela empresa ViaQuatro, pertencente ao grupo CCR, que venceu a concessão por trinta anos. É a primeira linha de São Paulo a ser operada pela iniciativa privada.

Linha Amarela Metrô SP

O primeiro trecho, entre as estações Faria Lima e Paulista, foi inaugurado em 25 de maio de 2010, e, depois de mais de um ano operando em horário reduzido, hoje a linha é operada de segunda a domingo, incluindo feriados, das 4h40 à meia-noite.

No trecho entre as estações Luz e São Paulo–Morumbi, parando também nas estações República, Higienópolis–Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros e Butantã.



Em 2010, a previsão era que a linha estivesse totalmente concluída até o fim de 2014, porém o prazo já foi mudado e atualmente é estimado para o final de 2019, quinze anos após o início da construção.

Linha Amarela Metrô SP Estações

A Linha 4-Amarela do metrô iniciou sua operação em maio de 2010, com a inauguração das estações Paulista e Faria Lima pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a ViaQuatro. A primeira fase da linha, já concluída, com seis estações em operação: Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista, República e Luz.

Na segunda fase do projeto, estão previstas mais cinco estações: Fradique Coutinho ( inaugurada em novembro de 2014), Higienópolis-Mackenzie (inaugurada em janeiro de 2018), Oscar Freire (inaugurada em abril de 2018), São Paulo-Morumbi ( inaugurada em outubro de 2018) e Vila Sônia.

Quando estiver totalmente pronta, a Linha terá 12,8 quilômetros de extensão em operação e 11 estações, ligando a região Luz, no centro de São Paulo, ao bairro de Vila Sônia, na zona sudoeste.



CONHEÇA AS ESTAÇÕES

  • São Paulo-Morumbi
  • Butantã
  • Pinheiros
  • Faria Lima
  • Fradique Coutinho
  • Oscar Freire
  • Paulista
  • Higienópolis-Mackenzie
  • República
  • Luz

Linha Amarela Metrô SP Morumbi

A estação Morumbi tem profundidade de 27,53 metros do nível da rua até plataforma no acesso norte e 23,76 metros do nível da rua até plataforma no acesso sul. Área total de 16,790,10 m² e estrutura em concreto aparente, cobertura de vidro, piso porcelanato e piso com sinalização tátil, 4 banheiros para clientes sendo 2 PCD, elevadores e escadas rolantes em todos os níveis. Bicicletário com capacidade para armazenar 80 bicicletas.

Pontos de interesse:

Estádio Cícero Pompeu de Toledo – Morumbi

Horário de funcionamento:
De domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite, e aos sábados, das 4h40 até 1h00 da madrugada.

Linha Amarela Metrô SP Oscar Freire

A Estação Oscar Freire tem uma área total de 13.358,17 m², com profundidade 24,32 metros do nível da rua até plataforma e estrutura em concreto aparente, venezianas de vidro, pastilhas, piso porcelanato e piso com sinalização tátil.

Ponto de interesse:

Escola de Enfermagem da USP

Horário de funcionamento:
De domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite, e aos sábados, das 4h40 até 1h00 da madrugada.

Linha Amarela Metrô SP Mapa

Linha Amarela Metrô SP Mapa

Horário de Funcionamento Linha Amarela Metrô SP

  • Segunda a domingo das 4h40 ás 0h

Outras informações e site



📂 Transportes São Paulo