Linha Vermelha Metrô SP

Transportes São Paulo Nenhum comentário

A Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações Palmeiras–Barra Funda e Corinthians–Itaquera. Antigamente chamava-se Linha Leste–Oeste.

A Linha 3 é a mais movimentada do sistema.

Linha Vermelha Metrô SP

Esta linha, então chamada de Linha Nordeste–Noroeste, deveria ter apenas sete quilômetros, ligando a Casa Verde à Vila Maria, passando pelo centro através da Barra Funda, da Sé e do Tatuapé, e deveria ser totalmente subterrânea.

Porém, depois de um amplo debate, ficou decidido que seria construída em superfície, aproveitando o leito da antiga Rede Ferroviária Federal, e compartilhando 23 quilômetros de linhas da empresa, o que evitou várias desapropriações.



A construção começou em 1972 e, com esta alteração no projeto a Linha Leste–Oeste teria, então, mais de trinta quilômetros entre a Praça da Sé e Guaianases, paralela aos trilhos da ferrovia. Era previsto para ser construído, em uma segunda fase, o trecho entre Guaianases e o bairro de Calmon Vianna, em Poá, utilizando plenamente o leito ferroviário.

O grande ganho desta alteração seria um custo equivalente a um terço do orçamento original. Porém, seguindo as tendências internacionais, onde o transporte ferroviário é feito de forma expressa até o Metrô, e a partir daí o Metrô faz o transporte urbano, fez com que o projeto fosse alterado novamente. O Metrô, que iria até Poá, parou em Itaquera.

Caberia à Rede Ferroviária Federal (antecessora da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) modernizar este trecho. Por este motivo, a linha já nasceu sobrecarregada. Com este impasse resolvido, começou a construção do trecho oeste. Em 10 de março de 1979 foi inaugurado o primeiro trecho, entre as estações Sé e Brás. No sentido oeste, a linha terminou na Barra Funda.

A configuração atual da linha é a mesma desde 1988. O recorde atual da demanda foi obtido em 7 de novembro de 2008, com o transporte de 1 468 935 pessoas. Nos dias 2 e 3 de maio de 2009 houve a paralisação do trecho entre as estações Anhangabaú e Santa Cecília para que a passagem do shield utilizado nas obras da Linha 4 não oferecesse riscos à operação da Linha 3–Vermelha.

Em 2010 começaram as obras para instalação de portas de vidro de plataforma na Linha 3, começando pelas estações Vila Matilde, Carrão e Penha, que deveriam ter tais obras prontas até o fim de 2010 — as demais estações da linha deveriam ter as portas instaladas ao longo de 2011.



A primeira estação da linha a ter as portas instaladas foi Vila Matilde, cuja instalação teve início em fevereiro de 2010, com uma das plataformas já contando com o equipamento em maio, porém até junho de 2013 elas ainda não estavam funcionando, sendo que as outras estações sequer receberam as portas de vidro.

No dia 16 de maio de 2012, houve uma colisão de trens entre as estações Penha e Carrão, sentido Centro, causando um grande congestionamento e ferindo dezenas de passageiros transportados nos trens. Foi a primeira colisão da história do Metrô de São Paulo. Tudo indica que foi uma falha no sistema de automatização que devia parar a composição caso esteja a pelo menos 150 metros próxima à qual esteja na frente, porém a composição não parou e resultou no choque dos trens a uma velocidade de 10 km/h.

As equipes de resgate chegaram imediatamente para socorrer os passageiros e a linha teve que ficar interrompida entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, onde neste trecho foi necessário implantar o sistema PAESE para fazer a integração gratuita para prosseguir viagem.

Linha Vermelha Metrô SP Estações

A Linha 3 e Vermelha do Metrô vai da Barra Funda até Itaquera, e possui 28 estações, entre elas as mais conhecidas são:

  • Barra Funda
  • Santa Cecília
  • República
  • Brás
  • Belém
  • Tatuapé
  • Penha
  • Vila Matilde
  • Artur Alvim
  • Itaquera

Linha Vermelha Metrô SP Extensão

A Linha 3 e Vermelha tem 22km de extensão

Linha Vermelha Metro SP Alteração de Nomes

No ano de 2006, o então governador Cláudio Lembo autorizou a mudança dos nomes das estações “Barra Funda” para “Palmeiras–Barra Funda” e da estação “Bresser” para “Bresser–Mooca”. Essas medidas acompanham a reformulação da comunicação visual nas estações desta linha, dando andamento ao processo de conversão da antiga Linha Leste–Oeste para Linha 3–Vermelha, iniciado em 1996.

Linha Vermelha Metrô SP Mapa

Linha Vermelha Metrô SP Mapa

Horário de Funcionamento Linha Vermelha Metrô SP

  • Diariamente das 4h40 ás 0h20


📂 Transportes São Paulo

Deixe seu comentário