Linha Azul Metro SP

Transportes São Paulo Nenhum comentário

A Linha 1–Azul do Metrô de São Paulo, denominada originalmente Linha Norte–Sul, compreende o trecho definido pelas estações Tucuruvi e Jabaquara, em São Paulo, no Brasil.

Esta foi a primeira linha construída pelo Metrô, iniciada no final da década de 1960 e inaugurada do começo dos anos 1970. Foi também a primeira linha de metropolitano a ser construída no Brasil.

Linha Azul Metro SP

Denominada originalmente Linha Norte-Sul, a Linha 1 do Metrô de São Paulo começou a ser construída em 14 de dezembro de 1968. Sua operação comercial começou em 14 de setembro de 1974, com os trens circulando nos seus primeiros sete quilômetros, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana. Nesse primeiro trecho, o atendimento ao público era das 10 às 15 horas.

A escolha desse traçado foi motivada pela inexistência de alternativas de transporte coletivo ferroviário para os moradores de Santana e Jabaquara, e também para desafogar o já complicado trânsito no Centro da Capital. O Consórcio que venceu a licitação para construção da linha foi o HMD, uma associação de duas empresas alemãs, Hochtief e Deconsult, e a brasileira Montreal.



Este consórcio aplicou as mais novas tecnologias disponíveis na época, como carros em aço inoxidável, sistema automático de controle e sinalização dos trens, terceiro trilho biometálico, tração elétrica dos carros e eletrônica de potência, tornando o Metrô de São Paulo em um dos mais velozes e modernos do mundo.

Linha Azul Metro SP Inauguração

Em 17 de fevereiro de 1975, a Linha 1–Azul do Metrô chegou ao centro da cidade, com a inauguração do seu segundo trecho: Vila Mariana–Liberdade. No segundo semestre do mesmo ano (26 de setembro), foi inaugurado o terceiro trecho: Liberdade—Santana (ainda sem a Estação Sé).

Assim, a linha passou a operar seu trajeto completo, do Jabaquara a Santana, operando comercialmente das 6h00 às 20h30. Estava pronta a primeira linha de metrô paulistana, com 16,7 km de extensão e 20 estações.

Em 17 de fevereiro de 1978, foi inaugurada a Estação Sé, a maior do sistema metroviário de São Paulo.

Até meados da década de 1980, a linha operava com intervalos de 125 segundos entre os trens; a construção de um túnel de extensão para manobras depois da Estação Santana permitiu que se baixasse esse intervalo para 90 segundos em 1985, o que colocou o metrô paulistano entre os mais eficientes do mundo à época.

O túnel, já planejado desde 1980, causou apreensão na vizinhança, incomodada antes pelas obras da Estação Santana; mas essa preocupação acabou se esvaindo pois, sem obras a céu aberto, a construção do túnel praticamente não era notada pelos moradores. Uma cena curiosa, nesse contexto, envolveu os funcionários da obra comemorando a presença de baratas ao abrir tampas de bueiros — sinal de que havia oxigênio nas galerias, algo que facilitaria bastante o trabalho.

Em 10 de março de 1979, foi inaugurado o primeiro trecho da Linha 3-Vermelha, entre as estações Brás e Sé, integrando-se na última à Linha 1. Já a integração com a Linha 2-Verde, na estação Paraíso, foi inaugurada em 25 de janeiro de 1991, aniversário da cidade. Nesta fase, a linha ainda funcionava apenas entre as estações Paraíso e Consolação. Em 12 de setembro de 1992, foi inaugurada outra integração com a Linha 2-Verde, desta vez na estação Ana Rosa, subsequente à estação Paraíso.



Foram necessários mais de vinte anos até a Linha 1 ser integrada a mais uma linha, pois a Linha 4-Amarela, inaugurada em 2010, alcançou a Estação Luz apenas em 15 de setembro de 2011. Depois de mais sete anos, em 28 de setembro de 2018, foi inaugurada a integração com a Linha 5-Lilás, na Estação Santa Cruz.

Desde meados dos anos 1980, já era prevista a extensão da linha até o Tucuruvi e depois ao Jaçanã, de onde partiria um trólebus para fazer a ligação com o Aeroporto de Cumbica. O projeto completo nunca foi concluído; entretanto, em 1998, foi entregue à população a extensão até Tucuruvi, que adicionou à Linha 1–Azul mais 3,5 quilômetros de vias e 3 novas estações: Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi.

Atualmente, a Linha 1 do Metrô conta com 20,2 quilômetros de linhas e 23 estações transportando diariamente mais de 1,1 milhão de passageiros, sendo a segunda linha que transporta mais passageiros, perdendo somente para a Linha 3-Vermelha. O atual recorde do número de passageiros transportados pela Linha 1 foi alcançado em 7 de novembro de 2008, com a marca de 1 469 191 pessoas transportadas.

Quando o metrô foi projetado, em 1968, ele previa a inclusão, além da Linha Norte-Sul (atual Linha 1–Azul), de dois ramais: o Paulista (atual Linha 2-Verde) e o Moema.

O Ramal Moema partiria da Estação Paraíso e iria em paralelo à Avenida 23 de Maio, até Moema. O projeto foi cancelado; contudo, cerca de duzentos metros do ramal foram construídos, e seu trecho inicial ainda pode ser observado, na Estação Paraíso.

Na plataforma sentido Tucuruvi (Linha 1), indo até o começo da plataforma, pode-se observar, à esquerda, duas faixas de granito no meio do chão, semelhantes às que ficam antes das vias dos trens. Entre essas faixas, existe o piso de borracha padrão do Metrô.

Esse piso é, na verdade, um tapume, que fica por cima dos trilhos do ramal. Porém, a via não possui o terceiro trilho, não permitindo o estacionamento de trens. No começo da plataforma, uma parede separa o resto do ramal. Dentro dessa parede, existem as duas vias do ramal, que se encontra com a Linha 1 logo após a Estação Paraíso, sentido Tucuruvi. Ele é usado atualmente para o estacionamento de máquinas de manutenção do Metrô.

Linha Azul Metro SP Estações

  • Jabaquara
  • Conceição
  • São Judas
  • Saúde
  • Praça da Árvore
  • Santa Cruz
  • Vila Mariana
  • Ana Rosa
  • Paraíso
  • Vergueiro
  • São Joaquim
  • Japão-Liberdade
  • São Bento
  • Luz
  • Tiradentes
  • Armênia
  • Portuguesa-Tietê
  • Carandiru
  • Santana
  • Jardim São Paulo-Ayrton Senna
  • Parada Inglesa
  • Tucuruvi

Linha Azul Metro SP Twitter

O Twitter oficial do Metro SP pode ser acessado pelo link.

Linha Azul Metro SP Tucuruvi

A Estação Tucuruvi é uma das estações da Linha 1–Azul do Metrô de São Paulo. Foi inaugurada em 29 de abril de 1998, tendo feito parte do plano de expansão norte da Linha 1.

Até 1965, em local muito próximo, funcionava a Estação Tucuruvi do lendário Tramway da Cantareira, desativada naquele ano.

Outras informações e site



📂 Transportes São Paulo

Deixe seu comentário