Linha Verde Metrô SP

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A Linha 2–Verde do Metrô de São Paulo é constituída pelo trecho compreendido entre as estações Vila Madalena e Vila Prudente.

A linha é também chamada de Linha da Paulista, por percorrer a Avenida Paulista, um dos principais centros financeiros de São Paulo.

Linha Verde Metrô SP

Apesar de ser chamada de Linha 2, ela foi a terceira a ser construída — a segunda, na verdade, foi a atual Linha 3–Vermelha.

A Linha 2, originalmente chamada de Linha da Paulista, foi planejada desde o projeto HMD de 1968. Na época, como a Avenida Paulista já era o grande centro de negócios de São Paulo, era preciso haver uma linha que passasse por ela. O projeto básico previa que a linha deveria ir da Vila Madalena ao Paraíso.



Em 1972, foi elaborado um novo projeto da Linha 2 para a Avenida Paulista, no trecho do Sumaré ao Paraíso. Esse projeto seria complementado em 1980, com o estudo definitivo chamado “Terceira Linha do Metrô de São Paulo”.

As obras da Linha 2 seriam iniciadas em 30 de novembro de 1987, sendo o primeiro trecho (localizado sob a Avenida Paulista) construído por meio do método NATM, o que exigiu adaptações, por causa da complexidade de diversos trechos que corta. Uma delas foi em dois prédios na esquina das ruas do Paraíso e Maestro Cardim, que tiveram seus pontos de apoio alterados, com partes dos prédios ficando suspensas por placas de concreto e aço, sem que seus moradores percebessem.

A linha passa ainda debaixo da torre da TV Cultura, localizada na Avenida Doutor Arnaldo, no Sumaré, o que exigiu na época da construção uma análise do projeto da antena, que levou a adaptações na planta do túnel. Como as fundações da torre tinham profundidade maior que a do túnel, suas hastes de aço foram afastadas, e elas passaram a “abraçar” o túnel.

A linha foi inaugurada em 25 de janeiro de 1991, contando naquele momento com 2,9 quilôMetrôs de extensão e quatro estações. Com esta linha, o Metrô passou a abranger um dos mais importantes eixos do centro expandido de São Paulo, com grande concentração de instituições financeiras, hospitais, escolas, hotéis, consulados, secretarias de Estado, emissoras de rádio e televisão, teatros e museus.

No ano seguinte, foram inauguradas as estações Ana Rosa e Clínicas, ampliando para 4,7 quilômetros. Em 1998, duas novas estações (Vila Madalena e Sumaré) foram concluídas, acrescentando mais 2,3 quilômetro ao trecho. Em 30 de março de 2006, o então governador Geraldo Alckmin, em seu último dia no governo, inaugurou a Estação Santos-Imigrantes. Pouco depois, em 9 de maio, houve a inauguração da Estação Chácara Klabin pelo ex-governador Cláudio Lembo, completando assim o trecho de 2,9 quilômetros entre Ana Rosa e Santos-Imigrantes, ficando a linha com 9,9 quilômetros de extensão total.

Em 30 de junho de 2007, o governador José Serra inaugurou a Estação Alto do Ipiranga, localizada na confluência da Avenida Dr. Gentil de Moura com a Rua Visconde de Pirajá, elevando a rede Metroviária paulistana a 61 quilômetros, com previsão de demanda de passageiros na Linha 2 de 370 mil pessoas por dia.

Serra havia publicado decreto, em 9 de maio de 2007, para o início das desapropriações e autorização para estender a linha até a Vila Prudente, com as respectivas estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente. De acordo ainda com o projeto de expansão, a linha teria o seu primeiro pátio de trens, que seria construído no lugar das ruínas da fábrica da Vemag.



No dia 10 de maio de 2007, durante a visita do papa Bento XVI à cidade de São Paulo, a Linha 2 apresentou a maior demanda de sua história até então, com o transporte de 370 226 passageiros. Já no fim de semana de 17 e 18 de maio de 2008 a linha teve sua operação comercial interditada no trecho entre as estações Clínicas e Consolação, para que a máquina Shield (o popular “tatuzão”) passasse sete Metrôs abaixo do nível do seu túnel para a continuidade das obras da Linha 4–Amarela. O recorde de pessoas transportadas pela linha seria batido novamente em 7 de maio de 2008, com 428 056 passageiros.

Em 28 de março de 2009, entrou em operação o primeiro dos dezesseis novos trens a ser entregues até a inauguração do trecho Sacomã–Vila Prudente. Em 10 de janeiro de 2010, a Estação Sacomã foi aberta ao público, inicialmente em operação assistida, das 10h30 às 15 horas e, posteriormente, a partir do dia 22, das 10 às 16 horas.

Por fim, no dia 30 do mesmo mês, foi aberta totalmente ao público em horário normal. Apesar de as obras de extensão da Linha 2 terem sido as únicas a receber a totalidade da verba prevista para 2009, o cronograma atrasou — a inauguração das estações Tamanduateí e Vila Prudente, inicialmente prevista para março de 2010, foi adiada para junho, mas depois passou a não ter mais data definida. Em 18 de agosto, foi anunciada a inauguração em operação assistida de Vila Prudente para dali a três dias. Em 21 de setembro, foi inaugurada a Estação Tamanduateí, também em operação assistida.

O início da cobrança de tarifa nestas duas estações ocorreu em 5 de fevereiro de 2011, com o horário de funcionamento sendo ampliado para das 8 às 17 horas. Com isso, a necessidade de desembarcar na Estação Sacomã para prosseguir viagem pela Linha 2–Verde não existia mais. Em 19 de março de 2011 as estações Tamanduateí e Vila Prudente tiverem seu horário de funcionamento ampliado para das 4h40 às 21 horas e, por fim, em 12 de setembro, para o horário normal, até a meia-noite.

Linha Verde Metrô SP Mapa

Linha Verde Metrô SP Mapa

Linha Verde Metrô SP Expansão

A concessão de financiamento para a obra foi liberada, em 21 de junho de 2013, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de 1,5 bilhão de reais, representando 45,6% dos investimentos totais.

As desapropriações para uma extensão da linha no sentido nordeste, com treze estações, foram iniciadas em meados de 2014.

A expansão encontra-se paralisada por falta de recursos, embora imóveis desapropriados estejam sendo demolidos no trecho Vila Prudente–Penha de França.

De acordo com o Relatório de Empreendimentos do Metrô-SP de junho de 2018, a falta de recursos fez com que a empresa trabalhasse com a possibilidade de as obras de expansão serem divididas em duas fases: Vila Prudente–Penha e Penha–Dutra. A decisão sobre a retomada das obras de construção em duas fases seria decidida até março de 2019.

Em junho de 2019, o Governo de São Paulo anunciou a retomada das obras, divididas em duas fases: Vila Prudente–Penha e Penha–Dutra. O prazo para a conclusão da fase Vila Prudente–Penha é de meados de 2025, enquanto o prazo previsto para a conclusão do trecho Penha–Dutra é de meados de 2028.

Linha Verde Metrô SP Inauguração

A Linha Verde do Metrô de São Paulo foi inaugurada em 25 de janeiro de 1991 (28 anos).

Linha Verde Metrô SP Frota

A Linha 2 – Verde possui uma frota total de 33 trens em operação atualmente, divididos em 2 frotas.

Horário de Funcionamento Linha Verde Metrô SP

  • Diariamente das 4h40 ás 0h20


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