Colégio Jardim SP

Acreditando na educação que cultiva valores e atitudes fundamentais à construção de uma sociedade ética, responsável e solidária, o Colégio Jardim São Paulo, há 69 anos, dedica-se à formação humana e intelectual de seus alunos.

Trabalhando não só a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento de aptidões em diversas modalidades artísticas e esportivas.

Colégio Jardim SP

Todo o trabalho educacional realizado por nossa equipe conta com uma eficiente atuação conjunta da Direção, das coordenações (de apoio, pedagógica e de área) e de um competente e qualificado corpo docente.

Para reforço do conteúdo trabalhado nas aulas regulares, uma equipe de professores da área de Exatas (Matemática, Química, Física e Desenho Geométrico) e de Língua Portuguesa (Gramática, Redação e Literatura) atende aos alunos do Ensino Fundamental – Ciclo II e do Ensino Médio em horários estabelecidos pela coordenação. Os participantes das Olimpíadas de Física, Matemática, Astronomia e Geografia contam com aulas especiais de preparação.



Por observar a multidisciplinaridade dos conteúdos, anualmente, programam-se diversas atividades visando ao desenvolvimento global dos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio:

O Estudo do Meio, excursões a locais estabelecidos pelos professores – cidades históricas, nascentes de rio, museus, exposições – a fim de proporcionar a aprendizagem em campo;

A Expocultural, com a intenção de desenvolver no aluno habilidades e/ou competências, como o interesse pela pesquisa;
Projetos de escrita e Sarau, que trabalham a sensibilidade e a escrita nas diversas tipologias textuais;
Recitais de violão, guitarra e coro infantojuvenil, desenvolvendo a musicalidade;

O Projeto Jardim das Humanidades, a fim de despertar o interesse pelas áreas de Filosofia e Sociologia;
o Cinejardão, que trabalha a leitura audiovisual e a reflexão de temas relevantes para a sociedade através de grandes obras cinematográficas;

Cursos de teatro, balé e pintura, buscando a expressividade através da arte;

O PROERD, Programa de resistência às drogas e à violência;

A Olijardão, olimpíadas esportivas internas;

A Escola de Esportes, que visa ao desenvolvimento de práticas esportivas em diversas modalidades;

A Feira do Livro, um incentivo cultural à leitura para pais e alunos;

O Projeto Horta, que busca trabalhar a Educação ambiental e nutricional;

Preocupado com a formação de seus profissionais, o Colégio valoriza a formação continuada de toda a equipe docente e coordenadores, possibilitando melhor atendimento aos alunos de hoje, frutos de um mundo globalizado, que os desafia a todo momento.

Em nossas instalações, os alunos usufruem de uma ampla infraestrutura e de tecnologia de ponta – salas com lousa eletrônica (Smart Board), laboratórios de Biologia, Física, Química e Informática, além de espaços e materiais adequados para as diversas modalidades esportivas.

Essas ações que desenvolvem o potencial de diversas áreas da inteligência, em conjunto com nossa estrutura, tornam o cotidiano escolar mais dinâmico, rico e diversificado.

A transparência no encaminhamento das questões têm permeado a comunicação entre pais, alunos e educadores, destacando-se enquanto diferencial significativo do Colégio.

A equipe de gestão considera seus funcionários, professores, alunos e respectivas famílias seu maior patrimônio e orgulha-se em ter contribuído para a formação de várias gerações seis décadas de existência do Colégio Jardim São Paulo.

Em meados dos anos quarenta, seis jovens educadores (todos irmãos), vindos de Três Pontas, sul de Minas Gerais, põem em prática um antigo projeto familiar. Com muita garra e determinação, nasce na Zona Norte da Capital o então Externato Jardim São Paulo – nome dado em homenagem ao bairro.

Nesse período, com uma proposta pedagógica séria e qualificada, o olhar atento e cuidadoso ao ainda restrito grupo de estudantes matriculados já delineia o perfil e a filosofia educacional de nossa Instituição de Ensino. Ao fim do primeiro ano de existência, o Colégio possui cerca de 60 alunos.

O bom desempenho apresentado por eles na disputa de vagas para o antigo curso ginasial das escolas estaduais vai, gradativamente, dando visibilidade à Instituição.

O Prof. Paulo Meinberg e sua esposa, Profª Christina Milano Meinberg, assumem, nessa fase, a Direção integral da Escola. Seus irmãos optam por seguir diferentes projetos profissionais (áreas de Direito e Ensino Público entre outros).

Com o passar do tempo, as dificuldades iniciais vão sendo superadas e a estrutura física ampliada. A Escola cresce a passos largos. Suas propostas educacional e de formação humana tornam-se reconhecidas pela comunidade local.

Em 1966, com a abertura do curso ginasial, a instituição de ensino ganha um novo nome: Ginásio Jardim São Paulo. Destaca-se, nessa fase, a excelente relação escola-comunidade e a valorização do esporte e da música, como elementos indispensáveis à formação humana.

O atual nome Colégio Jardim São Paulo vem com a abertura do curso Colegial em 1970. Aliás, a década de setenta também é marcada por expressivos feitos nas áreas esportiva e artística. Nesse período, o Colégio sagra-se tricampeão das Olimpíadas da Cidade de São Paulo. O símbolo atual, que representa a nossa Escola, foi criado por ideia e iniciativa dos nossos alunos participantes dessa memorável conquista.

Na construção dessa trajetória educacional, surge, em 1987, a Unidade Cantareira, próxima da Serra da Cantareira. Nessa Unidade, que atende da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos podem usufruir de uma área de 25 mil m2, rodeada de muito verde.

Com o êxito e o crescimento da Unidade Cantareira, nasce, em 2004, a Unidade Tremembé, terceira unidade do Colégio Jardim São Paulo, recebendo estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3º série do Ensino Médio. Tudo isso, também, em um amplo espaço com muito verde e contato com a natureza.

Coroando esse meio século dedicado à educação, surge a Faculdade Cantareira em 1998. Esse novo desafio perpetua uma longa caminhada repleta de realizações e sucessos. Aliando ensino qualificado, infraestrutura moderna e recursos laboratoriais avançados, a Faculdade Cantareira visa à formação profissional de seus alunos para o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.



Atualmente, em um contexto que engloba cerca de 5 mil estudantes, da Educação Infantil aos cursos de Lato Sensu, uma grande equipe de profissionais trabalha com foco na construção do conhecimento, aliando importantes recursos tecnológicos. Esse trabalho, voltado à preparação dos jovens para o futuro e para a vida prática, tem, no entanto, suas bases fincadas no cuidado, no amor, na excelência e no respeito à formação do educando, valores cultivados desde a criação desta Instituição.

Colégio Jardim SP Mensalidade

As mensalidades no Colégio Jardim SP variam de acordo com a série e possíveis descontos obtidos através de bolsas e promoções. Para saber exatamente qual o valor da mensalidade acesse o site ou entre em contato diretamente com a secretaria da escola.

Colégio Jardim SP Trabalhe Conosco

Para aqueles que almejam trabalhar em uma empresa que preza por realizar serviços da mais alta qualidade, e que zela por seus colaboradores e profissionalismo sempre, estes profissionais devem trabalhar no Colégio Jardim SP , acesse o site para enviar seu currículo.

Colégio Jardim SP Cursos

Educação Infantil

A Educação Infantil, cuja proposta atende a primeira infância (de 2 a 6 anos), valoriza o processo de socialização global da criança e tem como principais eixos de aprendizagem:

  • A importância do brincar (desenvolvimento da psicomotricidade e ludicidade);
  • A musicalidade – ouvir, perceber, identificar e reproduzir criações musicais;
  • A linguagem oral e escrita – acesso à literatura infantil;
  • Preservação da vida e do meio ambiente (Projeto Horta Educacional);
  • Iniciação dos conceitos matemáticos e desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Acesso à língua inglesa com ênfase na oralidade;
  • Introdução às diferentes bases tecnológicas (informática e robótica);
  • Artes visuais – produção, criação e apreciação artística;

Cabe acrescentar que a Educação Infantil do Colégio Jardim São Paulo compreende, reconhece e valoriza a importância desse período na vida escolar de nossas crianças, preocupando-se em integrar aprendizagem de naturezas diversas no processo global do desenvolvimento infantil, o que assegura a construção de uma base sólida para etapas posteriores.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental tem por objetivo consolidar os conhecimentos adquiridos durante o primeiro ciclo e aprofundá-los a fim de desenvolver habilidades individuais e sociais que favoreçam a solução de problemas e de situações que se apresentem no dia a dia da vida em sociedade.

Não se pode deixar de destacar, no entanto, nessa etapa escolar, o importante momento de transformações – físicas, emocionais e sócio-afetivas – por que passa o adolescente.

Novas experiências, diferentes rotinas escolares e a própria mudança que a adolescência propõe exigem do educando, nesse momento, uma postura mais autônoma e reflexiva diante das práticas educacionais e da vida. Para auxiliar nesse processo de amadurecimento e estabilidade emocional, desenvolve-se um trabalho integrado dos educadores, com princípios e valores bem definidos que oportunizam a vivência das relações interpessoais.

Por outro lado, é nessa fase que o jovem desenvolve e legitima habilidades e competências na leitura, na escrita, nas operações formais, e prepara-se para a aquisição de conhecimentos mais abrangentes e aprofundados. O estudo, a pesquisa e a valorização do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações constituem importantes conteúdos a serem abordados de forma ética e abrangente.

Também nesse período são trabalhados temas que envolvem o conhecimento do próprio corpo e a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e uma melhor qualidade de vida.

Nos projetos desenvolvidos por nossa equipe pedagógica, desde trabalhos em grupo em sala de aula a momentos de convivência e experimentação em estudos do meio, o aluno tem a oportunidade de tirar suas conclusões, desenvolver conceitos e construir o próprio conhecimento, além de trocar experiências de vida.

Novas tecnologias, trabalho pedagógico de profissionais competentes e diálogo como caminho para a solução de conflitos são fatores determinantes na formação intelectual e humana de nossos alunos.

O Ensino Fundamental, portanto, visa formar o cidadão a partir de condições favoráveis à aprendizagem – aquisição de conhecimentos e habilidades – e ao desenvolvimento de atitudes pautadas em valores humanos.

Ensino Médio

O Ensino Médio – etapa final da Educação Básica – tem por objetivo assegurar ao adolescente o aprofundamento dos estudos em todas as áreas do conhecimento, qualificando-o para sua integral formação intelectual, preparando-o para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para os melhores vestibulares em Universidades privadas e públicas de nosso país, visando à continuidade de seus estudos na vida acadêmica.

É nessa etapa escolar que se consolidam as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de fazer escolhas e atuar com competência, ética, dignidade e responsabilidade na sociedade.

Os temas transversais – como saúde, preservação do meio ambiente, inserção no mundo profissional, entre outros – propostos nos parâmetros curriculares, contribuem significativamente para a conscientização e formação de nossos jovens.

Horário de Funcionamento Colégio Jardim SP

  • Segunda a sexta das 7h às 18h30 / Sábado das 7h às 12h

Onde Fica, Endereço e Telefone Colégio Jardim SP

  • Cataguases: R. Cataguases, 151 – Jardim São Paulo – Telefone: (11) 2821-4000
  • Tremembé: Av. Nova Cantareira, 4416 – Tremembé – Telefone: (11) 2996-6645
  • Cantareira: Av. Nova Cantareira, 3734 – Jd Leonor Mendes de Barros – Telefone: (11) 2991-3582

Outras informações e site

Mapa de localização Cataguases



Deixe seu comentário