Polícia Civil prepara fusão de distritos em Sumaré


A Polícia Civil prepara a fusão do 2º Dp e 3º Dp de Sumaré, dentro do Projeto de Reengenharia adotado pela Secretaria estadual de Segurança Pública.

Os dois distritos vão funcionar no antigo prédio do Cras (Centro de Referência e Assistência Social), no Jardim São Domingos, na mesma rua onde funcionava a antiga sede do 2º DP, que já está operando no novo imóvel. A unidade possui cinco salas, banheiros, cozinha e recepção.

No pavimento superior do imóvel também existem banheiros e cinco salas, para onde serão transferidos os funcionários do 3º DP e o delegado titular, Marcelo Moreschi Ribeiro, que responderá pelas duas unidades, conforme apurou o Liberal.

O 3º DP abrange a região de Nova Veneza, reduto eleitoral do prefeito José Antonio Bacchim (PT) e do vice Vilson Alves (PV).

Bacchim é contra a reengenharia e participou de manifestações populares em 2010 por discordar do fechamento de distritos. A Prefeitura de Sumaré disse que oficialmente ainda não foi comunicada da decisão.





A reportagem apurou que a Delegacia Seccional da cidade Americana já está acertando detalhes para receber em doação de uma empresa particular 15 jogos de mesas e cadeiras para equipar a “superdelegacia” do Jardim São Domingos, em Sumaré.

No ano passado, a seccional anunciou o fechamento do 2º Distrito Policial, mas depois manteve a unidade funcionando, mesmo sem delegado e escrivães, já que para o encerramento das atividades dependia de decreto do Governo do Estado.

Em março, na posse do novo diretor do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) de Piracicaba, Ely Vieira de Faria, a cúpula da Polícia Civil defendeu a reengenharia. O projeto consiste na criação de delegacias unificadas e fechamento de distritos policiais em bairros.

Na área da seccional, apesar dos anúncios da polícia de articulação para junção de unidades em várias cidades, apenas a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana e a Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) foram unidas.

Fonte: Jornal O Liberal



📂 Serviços Sumaré