Parque da Juventude SP


O Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns é um complexo cultural, recreativo e esportivo localizado na Zona Norte do município de São Paulo.

Em 2007, a terceira e última fase foi concluída. Sua construção se deu no local onde estava implantado o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, local historicamente marcado por violação aos direitos humanos, degradação urbana e violência.

Parque da Juventude SP

O Parque é composto de três grandes espaços (cada um deles correspondendo a uma das três fases de implantação): o primeiro, a Área Esportiva, é de caráter recreativo-esportivo, com quadras poliesportivas, espaços para prática de skate e patins, pistas de cooper, entre outros.

Denominado Área Central, é de caráter recreativo-contemplativo, com trilhas, caminhos ajardinados, passarelas, entre outros elementos que remetem mais à ideia tradicional do “parque”. Finalmente, o terceiro, a Área Institucional, é de caráter cultural, onde estão localizadas as Etecs (Escolas Técnicas), que oferecem cursos regulares de enfermagem, informática, música, canto, entre outros. Aí também se encontra a Biblioteca de São Paulo, de responsabilidade da Secretaria da Cultura.



A construção de um parque cultural no local do Carandiru foi considerado um ato simbólico por parte do Governo do Estado no sentido de livrar o local do estigma de violência.

Durante a apresentação da proposta do projeto, no entanto, houve diversas críticas de especialistas em planejamento urbano e em políticas públicas no tocante ao papel que o parque terá no processo de especulação imobiliária da região.

Durante o período de desativação do Carandiru, o Governo do Estado promoveu um concurso público para escolha do projeto arquitetônico para o Centro Cultural e o parque.

O grupo vencedor foi o escritório do arquiteto Gian Carlo Gasperini, o qual responsabilizou o escritório da arquiteta-paisagista Rosa Grena Kliass com o desenvolvimento da proposta paisagística para todo o local. Do projeto de Kliass, surgiu a ideia de dividir o projeto em três fases de implantação, cada uma caracterizada por um perfil distinto.

A construção ficou por conta da empresa de engenharia e incorporação Kallas.

Parque da Juventude SP Programação

Para a programação, acesse o site e ou entre em contato via telefone.

Biblioteca Parque da Juventude SP

A Biblioteca de São Paulo (BSP) é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e fica localizada no Parque da Juventude.



Foi estabelecida em 2010 e faz parte do projeto de revitalização urbana no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru. Ocupa uma área de mais de 4 mil metros quadrados e conta com um acervo de 43 mil títulos, entre livros, jogos, brinquedos, revistas e jornais. É equipada com mobiliários confortáveis e ergonômicos, como pufes e sofás, de forma a estimular a leitura no local.

ETEC Parque da Juventude SP

A ETEC no Parque da Juventude é uma instituição de ensino localizada no bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo, bem próxima a estação Carandiru. Foi criada no governo de Geraldo Alckmin juntamente com o Parque da Juventude.

Foi criada na mesma estrutura do Pavilhão 7 e 4 da antiga Casa de Detenção de São Paulo , o Carandiru.

Possui diversos cursos técnicos e ensino médio. É dividida em dois prédios: no prédio 2 localiza-se a Etec de Artes, onde são ministrados os cursos de teatro, música, dança, processos fotográficos, paisagismo e eventos. A instituição conta também com a maior unidade do Acessa SP, programa de inclusão digital do Estado de São Paulo.

Essa escola tem uma proposta diferente e inovadora de ensino, mas é necessário respeitar a frequência mínima; a escola não possui um sinal para troca de aulas, mas tem horário de intervalo, entrada e saída, os alunos e o professor devem administrar o horário da forma adequada ao plano de ensino; entre outras características bastante incomuns.

Parque da Juventude SP Iluminação

O projeto luminotécnico foi realizado pela empresa Senzi Lighting, que procurou soluções simples e econômicas. Para garantir a redução de 50% do consumo energético em horário de pico foram instalados geradores em toda a extensão do Parque Institucional, tornando o espaço sustentável.

Além disso, o projeto optou pelo uso do sistema de reúso de água e automação predial, que proporciona economia elétrica e hidráulica.

Horário de Funcionamento Parque da Juventude SP

  • Diariamente das 6h ás 19h

Onde Fica, Endereço e Telefone Parque da Juventude SP

  • Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2089-8600

Mapa de localização



📂 Lugares em São Paulo