Parque Ibirapuera SP


Com 14 milhões de visitas estimadas por ano em seus 158 hectares, o Parque Ibirapuera é o parque mais frequentado da América do Sul.

O terreno é na maior parte do município e a prefeitura, através da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, administra as áreas verdes terceirizando a mão de obra operacional para duas empresas: uma de manutenção e manejo e outra para segurança.

Parque Ibirapuera SP

Os contratos costumam ultrapassar 20 milhões de reais/ano. Porém, uma parte muito substancial das áreas e construções do parque são ocupadas e geridas por organizações da sociedade civil independentes através de contratos, termos de parceria e concessões de distintos formatos como o Pavilhão Japonês, Museu de Arte Moderna, Bienal, Museu Afro Brasil, Auditório Ibirapuera.

Outras áreas do parque são geridas por departamento de diferentes secretarias municipais como o Cecco pela Secretária de Saúde, a Escola de Astrofísica, Planetário, Viveiro Manequinho Lopes pela Secretária do Verde e Meio Ambiente, a Oca, Pavilhão das Culturas Brasileiras e Bosque da Leitura pela Secretária da Cultura, e por aí vai. Finalmente existem as áreas limítrofes á área pública no Ibirapuera que são privadas, ocupadas por residências, empresas e organizações.



A segurança no Ibirapuera é reforçada por uma inspetoria da Guarda Civil Metropolitana locada dentro do parque com efetivo de quase 200 homens. A administração segue orientações do Conselho Gestor do Parque Ibirapuera, composto por funcionários de inúmeras secretarias municipais e do parque como também por representantes da sociedade civil e usuários eleitos a cada dois anos.

O PIC é independente, seu trabalho é fruto de desdobramentos de esforços comunitários no aprimoramento da governança no parque e de um trabalho pelo estabelecimento de um Plano Diretor e de um Plano de Investimentos em Melhorias (Capital Improvement Plan), coeso e com aval público para facilitar a participação das pessoas que buscam qualidade nas áreas verde, públicas e abertas. O PIC segue prioridades e disponibilidades internas, ou seja, o interesse de investimento dos amigos do parque dentre de uma análise e diretriz própria. A partir daí, o PIC inicia a mobilização, elaboração e trâmite de ações e propostas de melhorias nos órgãos competentes para transformar com legitimidade e responsabilidade os espaços e as pessoas, engajando-as no cuidado das áreas verdes e públicas. Tudo feito por quem ama, frequenta e acredita no poder transformador da sociedade civil organizada.

Graças à generosidade de inúmeros indivíduos, empresas e institutos, o PIC vem investindo centenas de milhares de reais em atividades e projetos e se consolidando como um modelo de organização de suporte e cuidado de parques e áreas urbanas no Brasil. O PIC não recebe qualquer repasse municipal e todos frequentadores são bem vindos a fortalecer o modelo como amigos do parque.

Parque Ibirapuera SP História

Inaugurado em 1954 com uma área de 158h (390 acres), entre as avenidas Pedro Álvares Cabral, República do Líbano e IV Centenário, o Parque Ibirapuera é um parque tombado e patrimônio histórico de São Paulo.

Seus jardins foram desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes, após o conceito e anteprojeto do paisagista Roberto Burle Marx, a quem foram inicialmente encomendados, encontrarem resistência para sua efetiva realização. Já as construções históricas como os pavilhões que abrigam museus, o auditório, marquise entre outras foram concebidas pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projetos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo, e são tombadas pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O parque como um todo é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

Com a ampliação da Av. Pedro Álvares Cabral e consequente separação de parte da áreas verde que passou a ser administrada separadamente do parque, sua área efetiva foi reduzida e hoje ficam dentro do parque pouco mais do que 130 hectares (322 acres) entre as avenidas que o limitam e dentro de sua certa.

Desde 2003, a gestão do Parque Ibirapuera é feita pelo Conselho Gestor do Parque Ibirapuera e administração pelo Departamento de Parque e Áreas Verdes da Prefeitura de São Paulo. A partir de 2014, o parque também conta com uma organização de amigos consolidada, o Parque Ibirapuera Conservação, dedicada a fomentar o engajamento dos usuários no cuidar do parque, restaurar espaços e promover a melhoria das áreas verdes e abertas.



No parque há diversos atrativos para o público desde passeios culturais e educativos como caminhadas monitoradas, atividades de birdwatching, possuindo esculturas, museus e monumentos históricos além dos jardins e paisagens repletas de flores e árvores.

Há também aparelhos de ginástica, quadras, playground, quiosques, ciclovia e planetário. Por sua riqueza verde, esportiva e cultural, em 2015 foi elencado por um colunista do jornal britânico The Guardian, como um dos “melhores parques do planeta” junto a parques como o Buttes-Chaumont de Paris, o Boboli de Florença, a High Line de Nova Iorque, o Hampstead Heath de Londres e o Parque Güell de Barcelona.

Parque Ibirapuera SP Paga pra entrar?

Um dos destinos turísticos mais populares da cidade de São Paulo, o Parque do Ibiraquera, começou a cobrar dos visitantes uma taxa de acesso e majestificação da floresta urbana, a primeira da capital.

Com o preço do algodão doce e da pipoca atingindo valores recordes, a Prefeitura de São Paulo anunciou que decidiu implementar a taxa com o objetivo de equiparar os valores gastos pelo cidadão no parque à realidade atual da cidade.

Assessoria do Parque informou que, com o intuito de facilitar o troco, o valor cobrado dos paulistanos para adentrar as dependências no Ibirapuera será de R$ 7,55 por dia.

Os assessores também adiantaram que o nome do parque mudará para Novo Ibira e nas bilheterias do parque será respeitada a lei de meia-entrada para estudantes, a não cobrança de crianças menores de cinco anos e a isenção a idosos com mais de 65 anos.

Parque Ibirapuera SP Estacionamento

Desde 2006 todas as vagas do Parque Ibirapuera são Zona Azul. O espaço é administrado pela CET seguindo o padrão Zona Azul. SIM é pago como em qualquer canto movimentado da cidade e você não pode ficar parado na mesma vaga a tarde toda.

Se não fosse assim, a prefeitura não teria como estimular a rotatividade e você nunca encontraria vaga. É recomendado ir a pé, bicicleta ou transporte público.

Parque Ibirapuera SP Eventos

Para informações sobre a programação de eventos acesse o site.

Parque Ibirapuera SP O que fazer

Conheça as principais atrações encontradas no Parque do Ibirapuera.

1. Pavilhão Japonês
2. MAM – Museu da Arte Moderna
3. OCA
4. Jardim de Esculturas
5. Bienal
6. Auditório
7. MAC – Museu de Arte Contemporânea
8. Planetário Professor Aristoteles Orsini
9. Museu Afro Brasil
10. Escola de Astrofísica
11. Pav. Eng. Armando de Arruda Pereira
12. UMAPAZ
13. CECCO – Centro de Convivência e Cooperativa
14. Viveiro Manequinho Lopes
15. Proteção a Fauna
16. Escola de Jardinagem
17. Praça Burle Marx
18. Herbário Municipal
19. Espaço da Antiga Serraria
20. Fonte do Ibirapuera
21. Ciclofaixa
22. Marquise
23. Ginásio do Ibirapuera
24. Parquinho

Parque Ibirapuera SP Planetário

Visitantes de todas as idades curtirão um passeio pelo Planetário, inaugurado em 1957, com atividades voltadas para a área de astronomia. O edifício funciona como um grande polo de educação, cultura e entretenimento, e hoje é considerado um patrimônio histórico, científico e cultural da cidade.

Serviço:
Portão 10
Horário de funcionamento: Aberto somente aos sábados e domingos.
A sessão das 15h é destinada ao público infantil, e das 17h, para o público geral.

Parque Ibirapuera SP Fotos

Parque Ibirapuera SP Fotos

Horário de Funcionamento Parque Ibirapuera SP

  • Diariamente das 5h às 00h

Onde Fica, Endereço e Telefone Parque Ibirapuera SP

  • Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 5574-5045

Outras informações e site

Mapa de localização



📂 Lugares em São Paulo