Franca: Reserva ambiental do Horto é tomada por lixo e entulho


Uma área que deveria ser de preservação ambiental está tomada por lixo e entulhos. A mata do Parque do Horto, segundo os moradores do bairro, sofre agressões diariamente. Garrafas pet, latas de alumínio, sacos plásticos, resto de construção, madeira queimada: lixo de toda espécie é encontrado por toda a extensão da mata na zona norte da cidade.

Os vizinhos da área dizem que o problema é antigo. O estudante Henrique Eduardo de Andrade, 20, morador do Parque do Horto, registrou a sujeira e publicou fotos em uma rede social na internet. “É uma situação séria. As formas de vida em torno desta área de preservação permanente estão se acabando. Além do mau cheiro, há latas, copos, sacolas, entulhos e móveis, que estão espalhados por todo o local. O manancial que existe na mata está poluído”, disse.

Outro motivo de preocupação é uma galeria de água pluvial existente dentro da reserva. Segundo outro morador do bairro, o estudante João Paulo Silva dos Santos, 22, a galeria é responsável pela derrubada das árvores. “Essa galeria está lavando a terra que segura as raízes dessas árvores, o que está derrubando as árvores nativas da mata.”



A agressão não é observada somente dentro da mata. Lixo doméstico, entulhos esparramados, pedaços de madeiras são encontrados no entorno da reserva. No local, os moradores dizem que carroceiros depositam todo o tipo de lixo.

O motorista Ulisses da Silva Mendes, 62, mora no Parque do Horto há 21 anos. Segundo ele, a população usa o local para descartar lixo. “Direto vejo pessoas passando de carro ou moto e jogando lixo no espaço. Queríamos que o local fosse cuidado pela Prefeitura e tivesse uma outra aparência.” Para a vendedora Kellen Pimenta, 25, a área que abriga a mata sofre com o descaso dos próprios moradores. “Falta consciência por parte das pessoas que acabam agredindo a área”, salientou a moradora do Parque do Horto.



Uma área pública entre a mata e a rua Antônio Brentini foi transformada em depósito de madeira e material de construção. Outro espaço virou estacionamento de ônibus.

A Prefeitura promete limpar a área.

Fonte: Portal GNC



📂 Reclamações Botafogo