Franca: Moradores do Jardim Palmeiras reclamam de ‘abandono’ do bairro


São praticamente três décadas de espera. Foi no início dos anos 1980 que o Jardim Palmeiras nasceu. Após 30 anos, ganhou moradores, bairros vizinhos e, aparentemente, parou no tempo. Basta andar pelas ruas do bairro para perceber. Obras inacabadas, terrenos com mato alto repletos de lixo e entulhos, ruas sem boca de lobo, centro comunitário abandonado. Até a escola de educação infantil que funcionava no local está desativada. A opinião dos moradores é unânime. “Estamos abandonados”, disse Sônia de Fátima, 51, que vive há mais de 20 anos no bairro.

Sônia mora na rua Antônio Teixeira de Andrade, a última do Jardim Palmeiras, em frente a um lote que, de acordo com o mapa de planejamento do bairro, seria destinado a uma área de lazer. No local, deságua um córrego que percorre todo o bairro. Mas, em vez de uma praça ou parque, o terreno é tomado por árvores, mato alto, entulhos e lixo. “As pessoas vêm e descarregam o lixo todo aí. É colchão, cômoda, coisas velhas.”

Os pedidos para que a área seja limpa vão para a Prefeitura de Franca, mas, segundo Sônia, a resposta nunca volta. “Eles falam que lá já tem o pedido para poder limpar (os terrenos). Mas não vêm. Eu moro nessa imundície. Enquanto estão fazendo viaduto, aqui fica abandonado. Quando é época de eleição, eles dizem que vão pedir para limpar. Aí ganham, somem e ninguém limpa nada. Daqui para a frente não vou votar em mais ninguém. Não compensa”, desabafa.



O drama dos moradores não fica restrito ao mato. De acordo com a escriturária Ana Maria Cunha, 55, o campo de futebol construído no bairro, que até hoje está sem gramado, teve somente um vestiário construído. “O pessoal antes vinha jogar bola e tinha que trocar de roupa na rua. Fizeram o vestiário, mas sumiram com a chave e agora ele fica trancado.” A reivindicação para a construção de uma área de lazer é antiga. “Já conversei com o Sidnei (Rocha, prefeito) várias vezes e nada foi feito. Já mandei projeto para a Câmara Municipal de Franca, para alguns vereadores, inclusive com a planta do bairro explicando o que está acontecendo e nada. No ano passado, fizemos um abaixo-assinado pedindo um parquinho para as crianças, uma praça para área de lazer na entrada do bairro. Nada foi feito.”

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura, na Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, mas não obteve nenhuma explicação a respeito das reclamações dos moradores do Jardim Palmeiras. O secretário da pasta, Ismar Tavares, limitou-se a dizer que não tem conhecimento de qualquer reclamação. “Lá do Palmeiras, eu não estou sabendo de nada.”



Fonte: Portal GCN



📂 Reclamações Botafogo