COREN São Paulo

COREN São Paulo
4.5 (90%) 2 votos

O Conselho Regional de Enfermagem (COREN São Paulo) é uma entidade autônoma de interesse público, na esfera da fiscalização do exercício profissional.

O objetivo primordial do Conselho é zelar pela qualidade dos serviços da Enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética e cumprimento da Lei do Exercício Profissional.

COREN São Paulo

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens) existem desde 1973, quando foram criados pela Lei Nº 5.905 de 12 de julho daquele ano. A Lei foi assinada pelo presidente Emílio G. Médici e o ministro do Trabalho e Previdência Social, Júlio Barata.

De acordo com o Art. 15, da Lei Nº 5.905/73, que dispões sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, compete ao Coren:

  • Deliberar sobre inscrição no Conselho e seu cancelamento;
  • Disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observadas as diretrizes gerais do Conselho Federal;
  • Fazer executar as instruções e provimentos do Conselho Federal;
  • Manter o registro dos profissionais com exercício na respectiva jurisdição;
  • Conhecer e decidir os assuntos atinentes à ética profissional, impondo as penalidades cabíveis;
  • Elaborar a sua proposta orçamentária anual e o projeto de seu regimento interno e submetê-los à aprovação do
  • Conselho Federal;
  • Expedir a carteira profissional indispensável ao exercício da profissão, a qual terá fé pública em todo o território nacional e servirá de documento de identidade;
  • Zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam;
    Publicar relatórios anuais de seus trabalhos e relação dos profissionais registrados;
  • Propor ao Conselho Federal medidas visando à melhoria do exercício profissional;
  • Fixar o valor da anuidade;
  • Apresentar sua prestação de contas ao Conselho Federal, até o dia 28 de fevereiro de cada ano;
  • Eleger sua diretoria e seus delegados eleitores ao Conselho Federal;
  • Exercer as demais atribuições que lhes forem conferidas por esta Lei ou pelo Conselho Federal.

O Conselho é dirigido pelos próprios inscritos, que por meio de eleições diretas exercem mandato por três anos. É admitida a reeleição.





O Coren conta com um Departamento de Fiscalização, mas, além dos fiscais contratados, contamos com colegas que colaboram voluntariamente, nos municípios e instituições públicas e privadas.

Cada inscrito deve ser um auxiliar de fiscalização, denunciando irregularidades e auxiliando na melhoria da qualidade da assistência à saúde prestada à população.

COREN São Paulo Anuidade

Se o boleto da anuidade não chegou pelos Correios, nem por e-mail (até mesmo como spam) ou se o boleto está vencido, é possível emitir nova via pela internet, por meio do site. O inscrito também pode comparecer à sede do Conselho Regional de Enfermagem para solicitar o boleto.

ATENÇÃO! A anuidade é responsabilidade do profissional. O não recebimento do boleto não o isenta de multa em caso de pagamento fora do prazo. Mantenha seu cadastro atualizado.

COREN São Paulo Cursos

O Coren-SP Educação é um espaço destinado à promoção e melhoria da qualidade da assistência de enfermagem, que desenvolve atividades gratuitas de aprimoramento profissional.

Estruturado com auditórios e laboratórios de simulação de alta tecnologia, o Coren-SP Educação visa contribuir para o desenvolvimento de competências fundamentais para a assistência de qualidade, pautada na humanização e segurança na área de enfermagem.

No espaço são realizadas palestras, cursos, aulas, oficinas e treinamentos, além de visitas monitoradas que possibilitam ao profissional conhecer o local e os recursos.

O Coren disponibiliza aos estudantes e profissionais de enfermagem uma Biblioteca, que conta com um acervo especializado em ética na enfermagem e assuntos correlatos.

COREN São Paulo Vagas

O COREN SP divulga diversas oportunidades de trabalho aos profissionais de Enfermagem. As vagas anunciadas são de total responsabilidade das instituições.

COREN São Paulo Consulta de Inscritos

No site do Coren você pode fazer uma consulta de inscritos, a consulta pode ser feita pelo CPF, Inscição ou Nome completo.

Horário de Funcionamento COREN São Paulo

  • Segunda à Sexta das 7h às 16h

Onde Fica, Endereço e Telefone COREN São Paulo

  • Alameda Ribeirão Preto, 82 – Bela Vista – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3225-6300

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário