Companhia apresenta o clássico de Saint-Exupéry em Sumaré


Cerca de 850 alunos de escolas municipais de Sumaré vão assistir nesta terça e quarta-feira no Teatro Dirce Pinto Dalben, anexo ao Centro Administrativo de Nova Veneza, ao espetáculo “Meu Pequeno Príncipe”, uma montagem da Companhia Teatral Sia Santa, de Campinas, que integra o projeto “A Escola vai ao Teatro”.

O projeto ocorre até o término das aulas desse semestre e pretende atingir todos os alunos matriculados na rede municipal entre 7 e 12 anos de idade, num total de 7 mil estudantes.

Segundo o diretor e autor da adaptação do texto original, Crispim Júnior, o principal objetivo do projeto é promover a formação de plateias, proporcionando o acesso de crianças e adolescentes do ensino fundamental a esta vivência cultural fora do ambiente escolar. “Além disto, o teatro também auxilia o crescimento cultural e a difusão de valores de cidadania entre os alunos”, complementa o diretor.

Nos quatro meses de execução do projeto os alunos e professores serão recebidos no Teatro da Sia Santa, que fica no Parque Santa Bárbara, em Campinas, e também no Teatro Dirce Pinto Dalben. No total estão previstas 44 apresentações, com o apoio do Proac (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Estado da Cultura e das secretarias municipais de Educação e Cultura, além da iniciativa privada.



Hoje a sessão será para os alunos da Escola Oswaldo Roncolatto, que verão a encenação em sessões às 8h30, 10h e 14h. Amanhã será a vez da Escola Municipal Antonio Palioto, com início das apresentações às 10h, 14h e 15h30.



“Meu Pequeno Príncipe” é uma adaptação inspirada na obra literária do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943, e que se tornou um dos maiores sucessos da história da literatura contando a história de um jovem príncipe que governava um Planeta onde ele era o único habitante, junto com uma rosa. Um dia ele resolve viajar e conhecer outros povos e costumes.

Oficinas
Além das encenações, o projeto ainda contempla os professores com oficinas de capacitação profissional, que na cidade deverá ser ministrada para 250 educadores. Segundo Jorge Fantini, supervisor artístico do projeto, durante os encontros, que terão duração de três horas e acontecerão nas unidades escolares, os educadores receberão orientações sobre o uso adequado da voz e técnicas de vivência teatral, que contribuirão para o desenvolvimento do repertório lúdico junto aos alunos.

Agenda de apresentações
Data: 25/09 – Terça-feira
Local: Teatro de Nova Veneza – Sumaré
Endereço: Avenida Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza
Sessões: 8h30/10h/14h
Público: E.M. Oswaldo Roncolatto – 347 alunos

Fonte: G1



📂 Eventos Sumaré