Sampa Bikers


Criado em 1993 pelo arquiteto carioca Paulo de Tarso Martins e pelo paulistano executivo de marketing Reinaldo Ópice, o SAMPA BIKER’S.

Nasceu da determinação de um grupo de ciclistas que decidiu se reunir uma vez por mês, para pedalar a noite por trilhas e estradas próximas da capital.

Sampa Bikers

Tudo começou em 1992, quando recém chegado do Rio de Janeiro para morar em São Paulo , passando a noite de carro na região dos Jardins em São Paulo quando me deparei com um grupo enorme de ciclistas, todos uniformizados, de capacete.

Eram os Nigth Bikers, de minha melhor amiga a Renata Falzoni. Quando vi aquilo achei o máximo e na hora me informei com um dos guias e ele me deu a dica de como fazer parte e a partir de então toda terça-feira saia para pedalar a noite por São Paulo.



Daí em diante formamos um grupo de 8 pessoas (Paulinho, Heber, Guido, Breno, Sandrinha, Célia e Sandra Stecca) que a cada 15 dias saíamos para alguma cidade do interior, de preferência na Serra da Mantiqueira em Minas, para pedalar por estradinhas de terra.

Com o passar do tempo o grupo começou a aumentar até que em uma viagem, em Maria da Fé (MG), reuniu um grupo de aproximadamente 40 pessoas em 20 carros.

Ali surgiu a idéia de organizar uma viagem com ônibus fretado onde todos poderiam seguir juntos, para não se cansar muito devido ao trânsito e também para o custo não ficar tão alto.

Essa primeira viagem foi a Travessia de Campos do Jordão a antiga Pousada do Barão, no meio da Serra da Mantiqueira (hoje essa pousada não existe mais). A viagem foi um sucesso. O grupo com média de idade nos 30 anos virou criança, bagunçando toda a viagem e curtindo muito a pedalada.

A partir daí o grupo começou a cobrar novas viagens e novas pedaladas. Isso aconteceu no final de 1992. Daí surgiu à idéia de dar nome ao grupo. Na época existia um grupo no Rio que se chamava Rio Bikers.

E como em São Paulo o nome Sampa é muito querido pelas pessoas que vivem aqui surgiu à idéia de batizar o grupo com o nome de Sampa Bikers.

A idéia inicial era realizar passeios noturnos em trilhas, pois em 1993 passeios noturnos na cidade era uma verdadeira febre. Surgiu então o Nigth Trail Tour. O primeiro passeio foi em Aldeia da Serra e os demais sempre na região de Alphaville quando a região não era tomada pelos imensos condomínios.

A receptividade destes Nigth Trail Tour foi imediata e a cada vez que ele ocorria, compareciam mais ciclistas, atraídos por esta postura descompromissada, pelo profundo envolvimento começou a existir entre seus participantes, pelo respeito, segurança – além de contarmos com guias experientes e carro de apoio – e principalmente pela organização, hoje marca registrada do clube.

O objetivo maior destes praticantes do mountain bike, era realizar um encontro de amigos em cima de uma bicicleta para percorrer de preferência circuitos rurais, buscando conhecer novas paisagem, sem exigir grandes desafios, calmamente e em contato direto com a natureza, sem agredi-la.

Com o enorme sucesso das trilhas noturnas iniciamos no fim de 1993 nosso primeiro passeio noturno na cidade de São Paulo e a até os dias de hoje acontecem toda quarta-feira na cidade de São Paulo.

O Sampa Bikers começou a ficar bastante conhecido com reportagens nas principais TVs, revistas e Jornais do Brasil e Paulo de Tarso que até hoje preside o clube começou a colaborar com a antiga revista Bici Sport, com uma coluna “onde pedalar” com dicas e planilhas de roteiros para pedaladas deixando o clube ainda mais conhecido.

Com o boom do Ecoturismo em 1994 e a procura cada vez maior das pessoas em passeios alternativos esportivos em contato com a natureza e também com a cobrança de amigos que com o reconhecimento e a fama do clube nos pressionavam em decidir os caminhos a serem tomados. Daí a decisão pessoal de Paulo de Tarso de abandonar o trabalho com Arquitetura e assumir o Sampa Bikers como um negócio.

Daí em diante o Sampa Bikers começou a organizar novas atividades como competições, palestras, passeios temáticos de bicicleta, cursos e outros eventos.

Com o reconhecimento adquirido no ciclo turismo em 1996 e 1997 o Sampa Bikers realizou o Encontro Nacional de Ciclo turismo, reunindo ciclo turista de todo o país. Inclusive esse o nome desse evento é usado sem a autorização do clube por outro conhecido clube no país.

Nessa época não só o mountain bike, mas o ciclismo no Brasil estava em crise. Sem eventos, sem patrocínios. O principal evento da modalidade que era organizado pela Renata Falzoni, a Copa Halls Stick não acontecia uns 2 anos.

Então havia um buraco. Com apoio de um amigo – Paulo Otávio – na época diretor de marketing da Directv e também de vários importadores do segmento, surgia a Copa Directv de MTB amador. Prova essa que deu origem e serviu de modelo a todas as competições organizadas até hoje no Brasil.

Outras grandes provas foram organizadas pelo clube como a Super Copa Reebok Power Bar, Desafio Noturno, MTB 6 e 24 horas que hoje deixaram de ser promovidas por falta de patrocínio.

E a mais famosa e maior competição do Brasil de mountain bike o MTB 12 horas, que acontece desde 1997 e sob a organização do Sampa Bikers desde 1998.

O clube também é conhecido pelas viagens de bicicleta que organiza não só no Brasil, mas mundo a fora com passeios de mountain bike ou ciclismo, onde a marca registrada além de belos lugares o charme, requinte e boa gastronomia.



A primeira viagem internacional realizada pelo clube foi em Belize na América Central, com patrocínio dos desodorantes Axe, uma aventura ciclo turística pela Rota Maia. Até hoje o maior investimento de patrocínio no ciclo turismo e um retorno de mídia de mais de um milhão de dólares.

Depois outras viagens internacionais foram organizadas, como as Rockie Mountain no Canadá, lake Tahoe, Ilha de Páscoa, Ilha da Madeira, Santiago de Compostela entre outras.

A partir de 2002 o Sampa Bikers se associou a duas empresas estrangeira a MTB tours na Argentina e a Pared Sur no Chile onde realizam viagem de bike até hoje. A partir de 2007 a Europa entrou definitivamente nos roteiros do clube com viagens realizadas na Itália (Toscana) e Alemanha.

A partir de 1996 um novo e importante evento começou a fazer parte do calendário e que em 5 anos de existência se tornou o maior evento ciclístico da América Latina: a Bike Expo Brasil, uma feira de negócios para o setor ciclístico. A feira que em sua primeira edição teve a participação apenas de 16 empresas, chega em 2010 com 113.

Sampa Bikers Calendário

Fique por dentro dos eventos realizados pelo Sampa Bikers.
Saiba quais são as próximas pedaladas, cicloviagens, competições e cursos que só o Sampa Bikers oferece para você. Veja qual evento se encaixa em seu perfil e participe!

Acesse o site e para ver os próximos eventos.

Sampa Bikers Atividades

As pedaladas são uma grande aventura sobre duas rodas para ser lembrado por toda a vida.

  • City Tour : Passeios Noturnos realizados todas as quarta-feira, saindo às 21 horas da Pizzaria Camelo – Av. Pres. Juscelino Kubtschek, 151 (no estacionamento ao lado), Itaim, São Paulo e retornando por volta das 23 horas.
  • São Paulo Bike Tour – Passeio urbano realizado diurno percorrendo aproximadamente 50 km de ruas e avenidas de São Paulo.
  • Pedal das Estações – Passeio urbano diurno, realizado em cada nova estação do ano, percorrendo aproximadamente 20 km de ruas e avenidas de São Paulo.
  • Pedal Ecológico – Passeio de Mountain Bike com 3 níveis de dificuldade, onde cada participante segue em seu próprio ritmo seguindo a sinalização referente ao nível do passeio escolhido.
  • Sampa Bikers Mulher – Passeio destinado a mulheres, normalmente realizado no dia internacional da mulher.
  • Pedalada Pró – Pedalada com mountain bike, percorrendo preferencialmente trajetos mais longos ou mais técnicos e com uma dificuldade muito maior dos tradicionais passeios realizados pelo clube. Indicado somente para quem tem um excelente preparo físico e total intimidade com o esporte.
  • Passeios Noturnos – Realizado toda quarta-feira com saída e chegada da Pizzaria Camelo do Itaim as 21 hs. Quando chove, feriados e véspera de feriados não tem. Para participar é obrigatório além do capacete estar vestindo a camisa oficial do clube e do ano. A camisa é vendia no local de saída do passeio. Indicado somente para quem já está acostumado a pedalar.
  • Passeios Diurnos na cidade – Durante o ano são realizados o São Paulo Bike Tour, Pedal das Estações, Sampa Bikers Mulher e o Pedal de Natal. Indicado somente para quem está acostumado a pedalar.
  • Day Tour – Travessias de Mountain Bike realizado uma vez ao mês, sempre no sábado. O grupo segue no ônibus ou van do clube. Indicado somente para quem está acostumado a pedalar em todo o tipo de terreno e altimetria distâncias em torno de 35 quilômetros.

Sampa Bikers Passeios Especiais

Os Passeios Especiais são sempre planejados junto ao cliente para melhor atender as necessidades de cada grupo específico.

No Campo ou na cidade, a Sampa Bikers busca criar uma interação entre os participantes e principalmente proporcionar um momento de lazer em grupo através de um gostoso passeio de bicicleta.

Os Passeios Especiais é um produto encomendado e portanto as datas são definidas junto ao cliente. Tem algumas áreas de trabalho próximas a São Paulo nas quais as atividades são realizadas.

Para conhecer melhor, ligue e marque uma visita.
Paulo de Tarso: tel (11) 5517 7733 das 14 as 18 hs.

Sampa Bikers Bike Escola

O Sampa Bikers é pioneiro na realização de cursos específicos para quem quer aprender a andar de bicicleta ou aperfeiçoar suas técnicas para poder pedalar com mais segurança e tranquilidade para que a pedalada do futuro ciclista fique mais prazerosa.

Com isso disponibiliza uma série de cursos ministrados individualmente ou em grupos com instrutores experientes que ajudam no desenvolvimento do contato com a bicicleta.

O objetivo é para quem já sabe ou quer aprender pedalar, e poder dizer “sim” aos convites de seus amigos.

Acesse o site para conhecer os cursos.

Horário de Funcionamento Sampa Bikers

  • Seg. das 9h ás 17h / Ter. e qui. das 9h ás 11h / Qua. das 9h ás 18h / Sex. das 9h ás 12h

Onde Fica, Endereço e Telefone Sampa Bikers

  • R. Diego Suarez, 253 – Copacabana – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 5517-7733

Outras informações e site

Mapa de localização



📂 Lugares em São Paulo