PARTICIPE: 
Curta o Encontra SP no facebook
Siga o Encontra SP no twitter
siga o EncontraSP no Google+
Pinterest EncontraSP
Instagran EncontraSP

"Terra da garoa, Sampa, Pauliceia"
A maior cidade das Américas
A cidade mais populosa de todo o hemisfério sul
11 milhões de paulistanos. 6ª maior cidade do mundo
14ª cidade mais globalizada do planeta
12,26% do PIB do Brasil é paulistano
"Non Ducor Duco"

 

....::MENU::....Início  |  Sobre São Paulo  |  Bairros de SP  |   Mapa de São Paulo  |  Metrô de São Paulo

Virada Cultural 2013 em São Paulo



Logo Virada CulturalVirada Cultural é a festa de rua de São Paulo

A Virada Cultural 2013 acontecerá nos dias 18 e 19 de maio. Ainda não foram confirmadas as atrações e locais dos shows. A Virada Cultural é um evento gratuito que atrai anualmente um público circulante de milhões de pessoas durante 24 horas de programação cultural ininterrupta na cidade de São Paulo.

Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, este encontro reúne as diferentes classes sociais, todas as faixas etárias, inúmeras tribos, numerosas platéias, em todos os horários. O centro da cidade de São Paulo se transforma em um mega-ambiente com inúmeros palcos e cenas.

Também as grandes redes de cultura da cidade são envolvidas, e os programas se espalham pelos principais museus, teatros e centros culturais, em realização conjunta com a rede SESC e a Secretaria de Estado da Cultura, além dos inúmeros estabelecimentos e centros difusores de cultura que aderem ao programa.

Confira a Programação Completa no site da Virada Cultural
Fotos Virada Cultural 2012
Twitter da Virada em Tempo Real


Virada Cultural no Vale do Anhagabaú

Vale do Anhangabaú durante a Virada Cultural


A festa é uma pausa no cotidiano, abrindo a possibilidade de experimentar novos percursos e formas de convivência, ver e vivenciar a Cidade São Paulo de outra forma, redescobrindo detalhes e nuances adormecidas do espírito da cidade.

A cidade é tomada por uma imensa variedade de ritmos e estilos, por artistas consagrados e emergentes, por apresentações de dança e teatro; sessões de cinema; discotecagens, performances; bandas, orquestras, exposições, intervenções e diversos tipos de artes circenses e de rua.

Com os serviços de transporte público como metrô, trem e ônibus operando 24h, o fluxo de carros é suspenso em parte do centro SP, e as ruas são retomadas pelas pessoas que caminham entre as atrações e palcos,revivendo uma lógica de caminhada pedestre que está na origem de seu traçado urbano.

Mesmo nas horas mais avançadas, avenidas, ruas e praças vazias são ocupadas pelos cidadãos que renovam o relacionamento com a cidade e uns com os outros: ir à Virada Cultural 2013 é apostar no bom senso coletivo, no convívio harmônico e no direito à cidade.

O evento anual já está incorporado ao calendário da cidade por milhões de paulistanos que o acompanham, além das centenas de milhares de visitantes de outras cidades do Brasil. A Virada Cultural 2013 é promovida anualmente pela cidade de São Paulo, com assinatura pública e sem patrocínio privado.

Apresentação circense na Virada Cultural

Galera na Virada Cultural
Em sua ultima edição se reuniu um programa de 24 horas com cerca de 1300 apresentações, e apenas na região central a Virada Cultural contou com 15 quilômetros de vias cercadas por atrações e uma infraestrutura que incluía, por exemplo: 1000 banheiros, 3400 agentes de segurança, 57ambulâncias, 4900 lixeiras, 10equipes de coleta seletiva e 60caminhões-pipa.

As reverberações da Virada Cultural 2013 não se limitam a 24 horas. Seu sucesso inspirou eventos em diversas cidades no interior de São Paulo e em diversos outros estados. Seu formato se adaptou a vários interesses e também incentivou a criação de “Viradas” associadas aos mais diferentes ramos de atividade, todos sempre madrugada adentro.

Colaboram diretamente para o sucesso do evento os órgãos públicos,  as secretarias municipais corresponsáveis; órgãos estaduais, entidades, empresas públicas e privadas. São Paulo se encontra na Virada Cultural, seus personagens e habitantes recuperam por um instante a sociabilidade perdida nas grandes metrópoles, e contribuem para um novo olhar sobre a região central, gestando sua revitalização.

Show na Virada Cultural

Público nos shows da Virada Cultural


CPTM - SP
site da SPTuris
site da Prefeitura de Sao Paulo
site do Governo de Sao Paulo
SESC SP
Metrô SP