Sumaré realiza a 1ª Festa dos Santos Reis neste sábado, dia 11, na Paróquia Santa Clara de Assis


Neste sábado, dia 11 de janeiro, acontecerá a 1ª “Festa dos Santos Reis de Sumaré”, considerada Patrimônio Cultural Brasileiro. A festa acontece a partir das 15 horas, na Paróquia Santa Clara de Assis, localizada na Rua Geraldo Denadai, nº 419, no Jardim Amélia. O evento, de caráter cultural e popular, será organizado pelo Mestre Chiquinho, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Sumaré, além do apoio da Paróquia Santa Clara de Assis, por intermédio do padre Jonas Barbosa da Silva.

O grupo que irá se apresentar será a Companhia Rosa dos Anjos, encabeçada pelo próprio Mestre Chiquinho. A participação é livre e gratuita. E, no mesmo dia da festa, a Paróquia Santa Clara de Assis oferecerá um jantar e confraternização gratuitos para quem estiver na missa, que acontecerá às 16h30.

Segundo o superintendente municipal de Cultura, Anésio Lanatti, “o objetivo do evento é resgatar essa festa que faz parte da cultura popular do país”. “Queremos resgatar essa festa folclórica tão importante. Com o apoio do Mestre Chiquinho, pretendemos fazer uma festa típica, com direito a dança de catira e viola caipira, além de todas as características da Folia de Reis”, comentou.

Para o padre Jonas Barbosa da Silva, “o intuito, depois dessa primeira festa, é o de montar um grupo de Folia de Reis da cidade de Sumaré”. “Temos a intenção de criar uma companhia de Folia de Reis em Sumaré. O objetivo da festa é também o de suscitar nos jovens o gosto por essa devoção popular que é considerada patrimônio cultural brasileiro”, afirmou.

FOLIA DE REIS





Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre os meses de dezembro e janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, incluindo a Folia.

Um grupo de Folia de Reis é composto por cinco elementos: Marungos, Bandeireiros, Vozes e Percussão.

Os marungos representam Capitão e Coronel, oficias do Rei Herodes que tinham a função de exterminar o Menino Jesus. Entretanto, no momento que encontram o menino na manjedoura, resolvem ser devotos do Cristo. Para enganar Herodes, a dupla Capitão e Coronel se transvestiu da fantasia usada até hoje pelo marungo.

Os bandeireiros são os responsáveis por carregar a bandeira da Folia de Reis, e representam os Santos Reis, louvando e anunciando o nascimento de Jesus.

As vozes são divididas em mestre, contramestre, ajudantes, contrato, contra-alto, tala, quinta, requinta e talinha, e, juntos, têm a função de entoar os cânticos que narram a vinda do anjo, o nascimento de Jesus e a visita dos Santos Reis.

Por fim, a percussão é composta pelos instrumentos de caixa, pandeiro e triângulo, com o objetivo de anunciar de longe a chegada a Folia de Reis.

MESTRE CHIQUINHO

Um dos grandes nomes da Folia de Reis da região, Francisco Aparecido Borges, o Mestre Chiquinho, possui um grupo na cidade de Hortolândia chamado Companhia Rosa dos Anjos, e realiza apresentações em diversos municípios. A Companhia completa 32 anos em 2014 e é a única do tipo em atividade na RPT (Região do Polo Têxtil). “Acredito que é de extrema importância manter essa tradição de séculos. Comemoramos na Folia de Reis o nascimento de Jesus e, dessa forma, pretendemos levar luz e esperança nas casas por onde passamos”, afirmou Mestre Chiquinho.



📂 Notícias Sumaré