Escola de Sumaré é destaque em prêmio


A Escola Estadual Professora Elisabeth Mello Rodrigues, de Sumaré, ficou com a quinta colocação no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Baseado na avaliação das atividades escolar pelos professores, pais e alunos, o programa foi criado em 1998 e, pela segunda vez, a escola de Sumaré é a única representante da RMC (Região Metropolitana de guia Campinas). Na próxima semana, a diretoria de ensino vai conhecer outras práticas de gestão escolar adotadas por colégios de Sergipe.

O Prêmio Nacional leva em consideração as notas e as avaliações recebidas por cada escola participante em temas que envolvem a gestão pedagógica, financeira e de coordenação. Em Sumaré, diversos projetos realizados entre os alunos e a comunidade da cidade foram responsáveis pela premiação. Os primeiros colocados de cada Estado concorrem entre si para escolher a escola vencedora para representar o Brasil em encontros internacionais.



De acordo com Aparecida Antônia Bertazi Beloto, diretora da escola, a participação dos alunos em projetos como fanfarra, coral e a rádio escolar foram fundamentais pela colocação do colégio. “A direção e os professores são responsáveis apenas por dar o direcionamento de como o projeto deve ser feito. O restante do trabalho é feito pelos alunos”, explica.

A aluna Ana Carolina Silva Santos, de 14 anos, decidiu participar do projeto “Juntos pela Vida”, que oferece aos estudantes a oportunidade de fazer visitas à idosos e doentes. “Vi que era uma forma de interagir com comunidade. Vou às casas e nos asilos para conversar com as pessoas e depois faço um relatório quando chego na escola”, conta. Com 16 anos, o estudante Guilherme Oliveira Bueno foi responsável por criar a Rádio Escolar. Durante os intervalos das aulas, o aluno faz boletins informativos sobre eventos que serão realizados na escola. “Eu pensei no assunto no começo do ano e meu projeto foi aprovado. Pretendo me especializar e fazer cursos na área para trazer o melhor aos outros alunos”. Além das notícias, Guilherme seleciona músicas escutadas pelos jovens para tocar na rádio.

Fonte: Jornal O Liberal 





📂 Notícias Sumaré