Mosteiro de São Bento São Paulo


O Mosteiro de São Bento é um local histórico e religioso localizado no Largo de São Bento, no Centro da cidade de São Paulo, no Brasil.

O local é um conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento . Sua estrutura atual começou a ser construída entre 1910 e 1912, a partir do projeto criado pelo arquiteto alemão Richard Berndl (1875-1955).

Mosteiro de São Bento São Paulo

Cerca de 45 monges vivem no Mosteiro, onde dedicam suas vidas à tradição do “ora e trabalha” (em latim, ora et labora). No caso dos monges paulistanos, acrescentou-se a tradição “e leia” (em latim, et legere). Os religiosos estão sempre dispostos a receber hóspedes e visitantes, acolhendo os que vêm à procura de oração, retiro, orientação espiritual ou confissão.

A Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção (elevada a esta dignidade em 14 de junho de 1922) possui o coro para o ofício divino em rito monástico, celebrado diariamente pelos monges, e a missa, em rito romano, ambos com canto gregoriano.



Desde 2006, o titular do mosteiro é dom abade Mathias Tolentino Braga, que, em maio de 2007, hospedou o papa Bento XVI em sua primeira visita ao Brasil.

A história dos beneditinos em São Paulo começa em 1598 (ano em que chegaram na cidade), quando frei Mauro Teixeira, religioso paulista de São Vicente, levantou uma modesta igreja dedicada a São Bento, com fundos de uma doação realizada pelo capitão-mor Jorge Correia.

O terreno escolhido era um dos melhores da povoação, localizando-se no alto do morro, entre o rio Anhangabaú e o rio Tamanduateí, onde antes havia residido a casa do cacique Tibiriçá. A construção começou a ser levantada a partir de 1600, quando a Câmara Municipal validou oficialmente a carta de sesmaria, que concedia permissão do governo de Portugal para o uso de tais terras. Em seu teor, a carta especifica:

Ao fim de 1634, as obras foram concluídas e pode ser constituída a Abadia. Inicialmente a pequena capela foi dedicada a São Bento, mais tarde, a pedido do Governador da Capitania de São Vicente, D. Francisco de Sousa, foi alterado o patrono para Nossa Senhora de Montserrat e, em 1720, a capela passou a chamar Nossa Senhora da Assunção, título que conserva até hoje. Contudo, o conjunto era inicialmente muito modesto, composto pela pequena e velha igreja e quatro celas.

Em 1641, o mosteiro foi palco importante do episódio histórico conhecido como Aclamação de Amador Bueno. Com o fim da União Ibérica, D. João, na época Duque de Bragança, foi coroado rei de Portugal. Em São Paulo, um grupo de colonos – em grande parte castelhanos – quis que a Capitania não reconhecesse o novo rei, e ofereceram o título de “Rei de São Paulo” a Amador Bueno.

No entanto, este não quis aceitar a oferta, refugiando-se no Mosteiro de São Bento para se proteger da fúria popular. Finalmente, com a ajuda dos monges, os ânimos se acalmaram e D. João acabou sendo reconhecido pelos paulistas como o novo rei de Portugal.

A partir de 1650, a estrutura passou por uma grande ampliação, graças ao bandeirante Fernão Dias Pais, conhecido como “caçador de esmeraldas”. Em troca do apoio financeiro, os monges lhe concederam o privilégio de após a sua morte ser sepultado na capela-mor da igreja do mosteiro, assim como seus parentes e descendentes. Até hoje seus restos mortais repousam na cripta da igreja. Datam dessa mesma época as imagens de barro de São Bento e Santa Escolástica, feitas por frei Agostinho de Jesus (c. 1600-1661) e conservadas até a atualidade expostas no altar-mor da igreja.

Na primeira metade do século XIX, uma lei do governo imperial determinou a extinção dos noviciados no Brasil, impedindo a renovação dos velhos monges por religiosos mais jovens. A decadência inevitável causada por essa lei fez com que se cogitasse a transferência do mosteiro ao tesouro público. Essa situação só foi revertida pela ação do abade D. Miguel Kruse (1864-1929), religioso alemão que renovou o mosteiro. Em 1903, Kruse fundou o Colégio de São Bento, de ensino secundário, e em 1908 ainda criou a Faculdade de Filosofia, considerada a primeira do tipo no Brasil.



Também por iniciativa de D. Miguel Kruse foram demolidas a igreja e o mosteiro da época colonial para a construção de um edifício mais moderno e grandioso. A edificação atual, visando acompanhar o processo de urbanização da cidade, começou a ser erguida em 1910, seguindo o projeto do arquiteto Richard Berndl, ex-professor da Universidade de Munique, e com decoração assinada pelo beneditino dom Adalbert Gressnigt. O atual prédio é a quarta construção desde sua instalação na cidade de São Paulo.

Casamento Mosteiro de São Bento São Paulo

Atendimento aos Nubentes às Quinta-feiras das 14hs às 17hs na Portaria do Colégio de São Bento com a presença obrigatória de um dos noivos interessados.

Para agendamento e maiores informações, ligue para (11) 2440-7837 / (11) 2671-0243 / (11) 94075-0593 (011) 94075-0593 ou contato@multiplaeventos.com.br

Brunch Mosteiro de São Bento São Paulo

Já faz parte do calendário da cidade de São Paulo o famoso Brunch de Domingo do Mosteiro de São Bento.

O Domingo no Mosteiro é bem movimentado por conta da Tradicional Missa dos Monges às 10h00. Sempre lotada, a Santa Missa comemora a Sagrada Refeição Eucarística, ao som do Canto Gregoriano acompanhado pelo Órgão de tubos – cada celebração um Concerto.

Depois da refeição espiritual, sempre no último Domingo de cada mês o Mosteiro abre as portas de seu Refeitório, com as iguarias e a gastronomia de grandes Chefs de São Paulo.

O evento é acompanhado de boa música, exposições de arte, bem como de uma visita guiada pelo Mosteiro.

Para adquirir INGRESSOS: Múltipla Eventos:(11) 3328-8792 / (11) 94075-0593 11-94075-0593

Colégio Mosteiro de São Bento São Paulo

O Colégio de São Bento foi fundado em 1903 como Gymmasio de São Bento, por iniciativa do grande Abade reformador Dom Miguel Kruse. A inauguração ocorreu em 21 de março, dia da festa de São Bento.

Em 1906, o Colégio já dispunha de instalações para o regime internato, facilitando a permanência dos que vinham de outras cidades e estados do Brasil.

Em 1943 o Gimnasio de São Bento muda o nome para Colégio de São Bento, atendendo as reformas educacionais brasileiras.

Sempre com uma participação ativa na sociedade paulistana , o Colégio de São Bento teve alunos e professores que se destacaram nos meios políticos, intelectuais e artísticos do Brasil. Dentre seus docentes ilustres, podemos citar o grande historiador Affonso d’Escagnolle Taunay e o governador de São Paulo André Franco Montoro.

Foram nossos alunos: Francisco Prestes Maia, prefeito da cidade de São Paulo; o cirurgião Antonio Prudente de Morais, fundador do Hospital do Câncer; o poeta e tradutor Haroldo de Campos; o escritor, poeta e dramaturgo Oswald de Andrade; o historiador Sergio Buarque de Holanda e Raul Cortez, renomado ator de teatro, cinema e televisão, entre muitos outros.

O Colégio de São bento tem como principal objetivo a formação integral de seus alunos. As estratégias adotadas pelo Colégio de São Bento estimulam o aluno a pensar em busca de soluções; a realizar tarefas de maneira autônoma; a reconhecer seu próprio potencial para construir projetos de vida e capacitar-se a enfrentar mudanças.

Certamente o Colégio de São Bento é patrimônio importante na cidade de São Paulo, e com grande alegria e júbilo comemoramos os 110 anos de sua História. Certamente o Colégio de São Bento é uma instituição imprescindível no cenário educacional de São Paulo, haja vista ter formado, ao longo desses 110 anos, cidadãos competentes e conscientes das suas responsabilidades. Tentamos caminhar e dialogar com o mundo, tendo bom retorno. Eis a motivação para dar continuidade em nossas atividades educacionais, adaptada às condições atuais, dentro de uma orientação que deve ser imitada por outras instituições.

Horário de Funcionamento Mosteiro de São Bento São Paulo

  • Às quintas, a Igreja reabre às 11h30 e funciona até as 18h (a cada quinze dias).
    Horário de funcionamento da Loja: De segunda a sexta das 07h às 18h, sábados das 07h20 às 12h20. Domingos após a missa das 10h.

Onde Fica, Endereço e Telefone Mosteiro de São Bento São Paulo

  • Largo de São Bento, 48 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3328-8799

Outras informações e site

Mapa de localização



📂 Lugares em São Paulo