Jockey Club SP


O Jockey Club de São Paulo é a entidade que administra e detém a propriedade do Hipódromo de Cidade Jardim. Foi fundado em 14 de março de 1875, sob o nome de “Club de Corridas Paulistano”.

Sua primeira praça de corridas foi o Hipódromo da Mooca, na rua Bresser. Inicialmente havia uma determinação para que o novo hipódromo fosse situado no Ibirapuera.

Jockey Club SP

No entanto, mais tarde, em 25 de janeiro de 1941, foi inaugurado o atual hipódromo da Cidade Jardim, que buscou corresponder as modernidades atuando como palco de diversos eventos como feiras, desfiles de moda, algumas festas, entre outros, instalado no bairro de mesmo nome, no distrito do Morumbi, em São Paulo.

O terreno em que se encontra o atual Jockey Club de São Paulo foi uma doação da Companhia Cidade Jardim, que entendia a necessidade de um espaço maior que atendesse às demandas do público e concebido pelo então Prefeito de São Paulo e Presidente do Jockey Club, Fábio Prado.



O hipódromo foi então construído nos 600.000 metros às margens do Rio Pinheiros, ainda não retificado na época, entre os anos de 1937 e 1941. O projeto foi feito por Elisário Bahiana, arquiteto brasileiro e posteriormente remodelado pelo arquiteto francês Henri Sajous.

Apesar da localização do novo hipódromo, a sede social do clube ainda permaneceu nas proximidades de seu local de origem, à rua do Rosário. Dali, mudou-se para a rua São Bento em 1917, depois para a rua 15 de Novembro, Praça Antônio Prado e, finalmente, nos anos 60, para a localização atual, situada à rua Boa Vista, no centro da cidade.

O Jockey Club também possui o Centro de Treinamento de Campinas, na cidade homônima, situada no interior do estado de São Paulo, no local onde funcionou o Hipódromo Boa Vista.

A entidade constituiu-se por efeito da paixão que um republicano tinha por cavalos[1]. Apesar da sede atual do Jockey Club de São Paulo só ter sido inaugurada em 1941, a história desta associação já marca mais de 100 anos.

Em março de 1875, foi inaugurado o então Club de Corridas Paulistano tendo como um dos mais importantes fundadores Antonio da Silva Prado, que tinha na época 23 anos. A Diretoria ainda era composta pelo presidente Rafael Aguiar Pais de Barros, formado em direito e reconhecido como o patriarca do turfe.

Após viagem para a Inglaterra, onde conheceu o esporte, o fundador do clube buscou os meios para criar o Club de Corridas na cidade de São Paulo que tinha, na época, 25.000 habitantes. O espaço foi arrendado por 20 contos de réis em um terreno na várzea da Mooca.

O Jockey Club de São Paulo foi uma entidade formadora da elite empresarial paulistana. No início, uma seleção de 73 sócios dispunha de um capital de 9 contos e 90 mil réis. Rafael Aguiar Pais de Barros, junto com seus sócios, redigiu o regulamento de corridas e traçou as raias nas colinas da Mooca. Assim pôde ser inaugurada a primeira corrida no domingo de 29 de outubro de 1876. No evento, dois cavalos compareceram para disputar um prêmio de mil contos de réis do Governo da Província.

Seus nomes eram Macaco e Republicano, o primeiro ainda desconhecido, de menor tamanho, enquanto o segundo apresentava mais vitórias. Entretanto, foi Macaco o primeiro cavalo a vencer uma corrida no Club correndo 1.609 metros em 2 minutos e 3 segundos, 2 segundos mais rápido que o adversário e contrariando as expectativas de quem assistia.

Há ainda registros da primeira mulher a praticar o turfe em São Paulo, Domitila de Aguiar e Castro, que venceu com 2 minutos e 9 segundos no terceiro páreo da corrida de 10 de julho de 1877.



Posteriormente, mais corridas foram sediadas, tendo uma média de três a cinco eventos anualmente até 1886. É em 1881 que o clube passará a ser chamado oficialmente por Jockey Club, que até então era considerado o nome informal. Em 1888, uma crise decorrente da abolição da escravatura atinge o Jockey e no ano seguinte morre o presidente Rafael Aguiar, dando início a uma nova fase a partir de 1890.

A reabertura do Jockey sob a presidência de José de Souza Queirós foi reanimadora, mas sofreu altos e baixos por alguns anos. Em 1893 registrou até 41 corridas, mas ainda era seguida por outras dificuldades.

Em 28 de abril de 1912, a pista do hipódromo da Mooca foi utilizada como pista de voo, com o Comandante Edu Chaves pilotando um aeroplano em direção ao Rio de Janeiro.

Foi a primeira conexão feita entre as duas cidades por via aérea. Em 1920, há a melhora e ampliação do espaço, com o objetivo de abrigar mais 2.800 espectadores. Durante a Revolução Paulista de 1924, Revolução de 1930 e Revolução de 1932, as corridas precisaram ser suspensas, o que consequentemente resultou em momentos ruins para o Jockey.

Jockey Club SP Eventos

O Jockey Club SP promove vários eventos, para saber mais sobre eles, acesse o site.

Jockey Club SP Oktoberfest

A Festa mais alegre de São Paulo agora em um dos cenários mais belos da cidade, o Jockey Club! O quanto é incrível, só quem foi já sabe.

Na São Paulo Oktoberfest tem tradição e tem diversão. Tem cultura, tem amigos, tem família, tem celebração! É inspirada em Munique, com o coração brasileiro e paulistano.

Um pouco do que você vai encontrar lá:

  • O melhor da gastronomia alemã.
  • Chope único e maravilhosas cervejas artesanais.
  • Artistas de renome nacional e bandas típicas somando mais de 190 horas de uma programação incrível.
  • A cultura alemã na dança, na festa e na música – uma atmosfera que só a São Paulo Oktoberfest tem!

Jockey Club SP Restaurantes

Criado em 2016, após a saída do Chef Pascal Valero, Villa Jockey é um restaurante e espaço de eventos elaborado para receber casamentos, aniversários, eventos corporativos e confraternizações.

O local conta com dois salões, dois bares ingleses, varandas e tribunas de honra, além de acomodar em seus dois ambientes até 780 pessoas sentados ou 1280 para recepção em formato coquetel. O estacionamento possui capacidade para 2.000 veículos.

Inaugurado no dia 7 de Setembro de 2016, Iulia é um restaurante e espaço de eventos que oferece culinária contemporânea que é comandado pelos irmãos Rodrigo e Ricardo Lima. O espaço localizado no Jockey Club também está aberto à realização de grandes eventos.

O restaurante leva o nome Iulia em homenagem dos irmãos proprietários à memória de sua irmã Julia Lima; Iulia é Julia em Latim.

Jockey Club SP Chácara do Jockey

A Chácara do Jockey é um espaço existente dentro do Jockey Club de São Paulo reservado para eventos como shows, espetáculos e festivais. Atrações internacionais e nacionais se apresentam no local com capacidade para 35.000 pessoas dispostas em 19.400 metros.

Horário de Funcionamento Jockey Club SP

  • Diariamente das 8h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Jockey Club SP

  • Av. Lineu de Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2161-8300

Outras informações e site

Mapa de localização



📂 Lugares em São Paulo