Zona Norte SP

Lugares em São Paulo Nenhum comentário

Dá-se genericamente o nome de Zona Norte de São Paulo à área do município de São Paulo situada ao norte do Rio Tietê, com exceção do distrito de Jaguara. Oficialmente, distinguem-se as seguintes zonas:

Zona Noroeste de São Paulo, que engloba as subprefeituras de Freguesia/Brasilândia, Pirituba/Jaraguá e Perus/Anhanguera.

Zona Norte SP
Zona Nordeste de São Paulo, que engloba as subprefeituras de Santana/Tucuruvi, Casa Verde/Cachoeirinha, Vila Maria/Vila Guilherme e de Jaçanã/Tremembé.

Em razão da conurbação, alguns moradores e o mercado mobiliário tratam alguns bairros dos municípios de Guarulhos como pertencentes à Zona Norte de São Paulo.

Apesar da localização e proximidade com os distritos da zona Noroeste, o distrito de Jaguara é administrado pela Subprefeitura da Lapa, sendo assim pertencente à Zona Oeste do município.



Na divisão da SP Trans, empresa que administra o transporte coletivo do município, os ônibus da Zona Nordeste têm cor azul escura, e os da Zona Noroeste, cor verde clara. Além dos ônibus do consórcio InterNorte da EMTU, que também circulam na região.

Historicamente a região servia de acesso a municípios vizinhos, seja por ferrovias, caso da São Paulo Railway/Estrada de Ferro Santos-Jundiaí ou via terrestre, como no Caminho de São Paulo ou na Estrada Velha de Campinas.

Em sua formação era povoada por sítios e chácaras que abasteciam o município com alimentos. Seu desenvolvimento parcial ocorreu somente no século XX através da construção do Tramway Cantareira que ligava o bairro da Luz , no centro, até Guarulhos, com um ramal até a Base Aérea de São Paulo, no bairro de Cumbica. Desde o início do século XX existiram na região muitas fontes de água natural.

Hoje, todas estão fechadas por conta da poluição e do desmatamento. São elas: Fonte São Pedro, Fonte Gioconda, Fonte Fontalis e Fonte Cabuçu.

Situa-se nesta área do município o Aeroporto Campo de Marte, em Santana, o primeiro do município e o quinto mais movimentado do país; o Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo, primeiro do tipo no Brasil e no mundo; o Complexo do Anhembi, um dos maiores centros de exposições do país, onde é realizado o Carnaval Paulistano; o Terminal Rodoviário Tietê, o maior do país; o Shopping Center Norte, o Santana Parque Shopping e o Shopping Metrô Tucuruvi; o hotel Holiday Inn Anhembi; o maior do país ; o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto do município, além da Serra da Cantareira e do Parque da Cantareira, a segunda maior floresta urbana nativa do mundo. Devido aos seus 12 parques, a zona possui 4,67 m² de área verde por habitante, o que supera todas as regiões do município.

Apresenta áreas nobres, como: Alto de Santana, Jardim São Paulo, Jardim São Bento, Jardim França, Parque Palmas do Tremembé[7], Serra da Cantareira, Jardim Barro Branco, Jardim Floresta, City América e Jardim Guapira, bairros de classe média: Tucuruvi, Mandaqui, Freguesia do Ó, Limão, Imirim, Chora Menino e Casa Verde; bairros em mudança de perfil socioeconômico como: Parada Inglesa, Parque Peruche, Água Fria, Santa Teresinha, Lauzane Paulista e Vila Ede; e favelas, geralmente localizadas na periferia da região: margem do Rio Tietê, encostas da Serra da Cantareira e do Pico do Jaraguá.

Atualmente a zona norte é muito heterogênea, principalmente na comparação entre as regiões nordeste e noroeste. A primeira é a área mais desenvolvida e populosa da região, onde concentram-se estabelecimentos do setor de serviços.

Santana é o distrito que exerce uma maior influência comercial e cultural nesta micro-área, pois é o local com maior comércio, número de escolas e melhor infraestrutura. Formada pelas subprefeituras de Casa Verde/Cachoeirinha, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme, Jaçanã/Tremembé, possui 1.181.582 habitantes e 152 km².

Vista aérea do Pico do Jaraguá, o ponto mais alto do município de São Paulo.
Já a região noroeste é uma das áreas mais carentes do município.



Onde há uma precariedade de serviços públicos, como: saúde, educação e transporte. Em seu território estão localizadas importantes vias que ligam o município ao interior, ao redor destas há um destaque para o setor industrial. Está em desenvolvimento, por meio de processos públicos de urbanização e regularização de favelas.

Apresenta 1.007.691 habitantes e 144 km², sendo menor em área do que a zona nordeste, é formada pelas subprefeituras de Freguesia/Brasilândia, Pirituba/Jaraguá e Perus/Anhanguera.

Zona Norte SP Metrô

As estações de metrô localizadas na Zona Norte são:

  • Estação Tucuruvi (Metrô)
  • Estação Parada Inglesa (Metrô)
  • Estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna (Metrô)
  • Estação Santana (Metrô)
  • Estação Palmeiras-Barra Funda (Metrô)
  • Estação Portuguesa-Tietê (Metrô)
  • Estação Carandiru (Metrô)
  • Estação Armênia (Metrô)
  • Estação Tiradentes (Metrô)

Zona Norte SP O Que Fazer

Veja o que fazer na Zona Norte, o que visitar, conheça alguns pontos:

Museu do Transporte Público

Isso mesmo. Transporte público também merece museu e visitar o museu dos transportes é uma volta ao passado. Inaugurado em 1985, o museu foi iniciativa do ex-funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, Gaetano Ferolla. Ao longo do tempo a coleção foi enriquecida por doações de colecionadores e instituições. São elas as responsáveis por evocar a aura romântica da cidade no século XIX.

Parque da Juventude

O Parque da Juventude mudou a paisagem da zona norte da cidade de São Paulo, ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre. O presídio, inaugurado em 1956, foi durante 46 anos o maior da América Latina, chegando a alojar mais de oito mil presos. O famoso massacre de 111 presos durante uma rebelião em 1992 foi um fato marcante que levou à decisão de desativar o presídio, que acabou parcialmente demolido em 2002.

Biblioteca de São Paulo (BSP)

Aqui era uma penitenciária. Isso mesmo. Depois do chamado “massacre do Carandiru”, a penitenciária que acolheu criminosos saiu de cena e entrou a Biblioteca de São Paulo (BSP). Com um acervo de 39.600 itens, entre livros, jogos, revistas, DVDs e jornais, o espaço recebe anualmente cerca de 300 mil pessoas interessadas nas mais de 920 atividades realizadas, que incluem leitura, oficinas, cursos, exibições de filmes e espetáculos.

Museu Aberto de Arte Urbana

Muita gente que passa pela avenida Cruzeiro do Sul nem desconfia que está em um museu. Isso mesmo. Um dos primeiros museus a céu aberto do mundo reúne diversos painéis. São grafites imensos que levam cor ao longo de dois quilômetros de extensão, passando pelas estações Santana, Carandiru e Tietê do metrô.

Largo da Matriz e Igreja da Freguesia do Ó

Um dos bairros mais antigos da capital, a Freguesia do Ó já foi tema de música de Gilberto Gil (“Punk da Periferia”) e tem um dos lugares mais famosos da cidade: o Largo da Matriz. A praça é cercada por bares e restaurantes, além de ser palco de festivais e encontros dos moradores do bairro. A Igreja de Nossa Senhora do Ó construída em 1901, após a primeira matriz ser destruída em um incêndio. Largo da Matriz – Freguesia do Ó

Zona Norte SP Restaurantes

Conheça alguns restaurantes localizados na Zona Norte:

  • Bar e Restaurante Empório Nordestino
  • Nosu
  • Frangó
  • Keiya
  • Dona Carmela

Zona Norte SP Fotos

Zona Norte SP Fotos

Mapa de localização



📂 Lugares em São Paulo

Deixe seu comentário