Galeria do Rock SP


A Galeria do Rock, oficialmente Centro Comercial Grandes Galerias, é um centro comercial localizado na cidade de São Paulo.

Foi construído em 1962 e inaugurado em 1963 no número 439 da Avenida São João, no centro da capital de São Paulo, entre as ruas 24 de Maio e o Largo Paysandu.

Galeria do Rock SP

Apesar de estar relativamente espremida entre dois prédios antigos, a construção não deixa de exaltar toda a sua arquitetônica beleza em seus sete andares, contando com o subsolo.

Atualmente possui 450 estabelecimentos comerciais, com predominância para o comércio de produtos relacionados ao gênero rock, hip hop e artigos para skatistas,  mas que atendem também àqueles que procuram artigos esotéricos ou da saga de livros Harry Potter, fãs de basquete americano e amantes de músicas antigas.



É um dos principais points de tribos urbanas, ou subculturas, no centro de São Paulo. Por lá, passam em média 25 mil pessoas por dia, número que chega a 35 mil aos sábados e domingos. O espaço consagrou-se como atração turística na cidade.

Além das lojas de roupas, a Galeria é residência de alguns bares que, ainda, cobram menos de R$ 15 por um litro de cerveja, salões de beleza em que a maioria trabalha com cabelo afro, estabelecimentos que vendem cervejas artesanais, estúdios de tatuagem e lojas que mantém o carinho e a promessa dos LPs vivos. Seu horário de funcionamento é de segunda a sábado das 10h às 18h, com exceção de feriados.

Galeria do Rock SP Lojas

Por volta da primeira metade da década de oitenta, tornou-se algo comum abrir lojas de discos nas galerias, e com a Grandes Galerias não foi diferente. Aos poucos começaram a aparecer muitas lojas de discos e a partir desse momento começou a haver a instalação de públicos mais segmentados e específicos das diversas tribos urbanas.

Com o público consolidado proveniente da década de oitenta e com a nova administração da Grandes Galerias, em 1993, houve oficialmente o fim da proibição a lojas punk e outras tribos urbanas.

As lojas do gênero rock se tornaram soberanas, resgatando a tendência pela especificação do espaço, mas com um perfil completamente diferente do início da década de 60, época da inauguração do espaço.

Galeria do Rock SP História

O Centro Comercial Grandes Galerias foi construído em 1962, pela construtora Alfredo Mathias S.A., e com projeto do Escritório de Arquitetura Siffredi e Bardelli. Parte de seus objetivos foi de ocupar o Centro Novo da cidade de São Paulo.

Inaugurado em 1963, o edifício já se mostrava uma tendência pela especificação do comércio. No contexto da época, o comércio têxtil predominava a galeria, que abrigava mais de 100 alfaiates. Mesmo com a especificação têxtil, a galeria contava com lojas de serigrafia, salões de beleza e assistências técnicas de produtos eletrônicos.

Com a vinda dos grandes shoppings centers no final da década de 60, o empreendimento ficou abandonado por quase cinco anos após perder seus lojistas para os empreendimentos da zona sul e oeste.

No ano de 1976, após passar quase meia década vazia, a galeria ganhou sua primeira loja punk, a Wop Bop, que foi mal vista pela administração, pois brigas entre punks, skinheads e headbangers começaram a se tornar comuns, assim como uso de drogas no local e furtos.[6] Os lojistas resolveram, então, reunir-se, mudar a administração e investir em segurança, decidindo proibir que novas lojas com o tema se instalassem ali. O temor era de que os hábitos dessa tribo espantassem a clientela comum, ofendendo a moral e os bons costumes.

Por volta da primeira metade da década de oitenta, tornou-se algo comum abrir lojas de discos nas galerias, e com a Grandes Galerias não foi diferente. Aos poucos começaram a abrir muitas lojas de discos. A partir desse momento começou a haver a instalação de públicos mais segmentados e específicos das diversas tribos urbanas.

Com o público consolidado proveniente da década de oitenta e com a nova administração da Grandes Galerias, em 1993, houve oficialmente o fim da proibição à lojas punk e outras tribos urbanas. As lojas do gênero rock se tornaram soberanas, resgatando a tendência pela especificação do espaço, mas com um perfil completamente diferente do início da década de 60, época da inauguração do espaço.

A galeria foi uma das locações da novela das sete Tempos Modernos e do seriado Aline, da emissora Rede Globo.

Apresentações musicais na galeria tiveram destaque na mídia, quando, por exemplo, aconteceram shows que ajudaram a promover o festival Lollapalooza em 2013.



No dia do aniversário de 459 anos de São Paulo, a organização do festival fez da Galeria palco de quatro shows gratuitos. Aproveitando para comemorar, também, o aniversário de 50 anos do Centro Comercial, as bandas Tokyo Savannah, República e Revoltz SP, confirmadas no festival, agitaram o lugar que é referência do público ligado ao mundo do rock e do heavy metal.

Galeria do Rock SP Cabelos Humanos

  • Indio Cabelos
    Sala: 268
    Andar: Primeiro
  • Lais Cabelos
    Sala: 507
    Andar: Quarto

Galeria do Rock SP Instituto

A Galeria do Rock se tornou uma referencia nacional quando se trata da cultura “underground”, no Rock e todas suas vertentes, no Hip Hop, no Rap, no Skate, na Tatuagem, no Graffit e entre outras culturas. Aos poucos o mundo mudava e todas essas culturas antes excluídas e vistas com preconceito pela sociedade passaram a ter seus valores reconhecidos, principalmente pela atitude característica fundamental que descreve o Rock n’ Roll.

A Galeria do Rock contribuiu imensamente para isso, fiz uma revolução silenciosa na cidade e no Pais, criando um ambiente saudável para que as pessoas pudessem frequentar um ambiente segura e conviver com culturas completamente diferente umas das outras possibilitando o aprendizado natural que acontece quando encontra algo novo.

Marcas nacionais e internacionais, assim como a imprensa de todo o mundo passaram a procurar a legitimidade que a Galeria do Rock construiu durante anos, para retratar as culturas que aqui conviviam ou para ter acesso ao publico que se tornava cada vez mais importante dentro da sociedade.

O Instituto Cultural Galeria do Rock foi criado em 2001 com o intuito promover a felicidade através cultura Rock n’ Roll e toda a diversidade cultural que vivia em seus corredores, além de promover atividades culturais na Galeria do Rock e em seu entorno.

O Instituto Cultural da Galeria do Rock tem como objetivo a promoção da felicidade através da cultura e conservação do patrimônio histórico e artístico, por meio de atividades culturais e sócio-culturais, assim como ações de interatividade entre públicos diversos ultrapassando o âmbito teórico e informativo do convívio com a cidade, inserindo atividades de caráter prático e participativo em seus eventos e co-elaborando novas experiências e vivências para os frequentadores da região central de São Paulo.

Desta maneira, encontra-se no estatuto as premissas de:

  • Promover, administrar ou coordenar por conta própria ou de terceiros, eventos sociais, culturais, artísticos ou científicos, cursos, congressos, seminários, exposições e outros eventos que possam produzir receitas a serem aplicadas em seus objetivos institucionais;
  • Oferecer condições físicas e estruturais complementares ao sistema educacional, público ou privado, através de suporte técnico, científico e filosófico para o desenvolvimento de conhecimentos gerais e específicos;
  • Oferecer cursos profissionalizantes, cursos de música, de dança, de teatro, de artes plásticas, oficinas de trabalhos e atividades lúdicas e esportivas;
  • Oferecer condições e orientações direcionadas ao desenvolvimento econômico e social de combate à pobreza, elevando a auto-estima do indivíduo, o bem estar e conscientizando-o de seus direitos e deveres através da transmissão de conhecimento em diversas áreas de atuação;
  • Promover a felicidade, a ética, a cultura de paz, a cidadania, os direito humanos, a democracia e outros valores universais;
  • Colaborar com órgãos públicos ou privados em programas correlatos.

E por fim, é imprescindível que no desenvolvimento de suas atividades, o Instituto observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não fará qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.

Galeria do Rock SP Piercing

  • Sergio Lestingi
    Sala: 461
    Andar: Terceiro
  • Tetra Piercing
    Sala: 423
    Andar: Terceiro

Horário de Funcionamento Galeria do Rock SP

  • Segunda a sexta das 10h às 19h30 / Sábado das 10h às 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone Galeria do Rock SP

  • Av. São João, 439 – República, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3331-1530

Outras informações e site

Mapa de localização



📂 Lugares em São Paulo