Exposição na Vila Madalena traz inéditos de fotógrafo peruano indígena do séc. XIX


No início do século XX, os grandes fotógrafos da América Latina eram estrangeiros vindos da Europa, que traziam seus equipamentos e o seu olhar estrangeiro sobre a cultura latino-americana. O camponês Martín Chambi (1891-1973) foi contra esta lógica, aprendeu as técnicas com seu mestre Max T. Vargas, um célebre fotógrafo que viveu em Arequipa no início do século 20, e começou fotografar seu país.

Chambi é conhecido por ser o primeiro a fotografar Machu Picchu. Mas seu trabalho foi marcado pelos registros de diversos sítios arqueológicos do Peru, das transformações de Cuzco na virada do século e principalmente dos indígenas peruanos. Por ser nativo, o fotógrafo foi um dos reponsáveis por dar visibilidade ao movimento indigenista do Peru.



A exposição que chega a São Paulo traz 24 fotografias inéditas encontradas entre as 14 mil placas de vidro do fotógrafo peruano, descoberta por Teo Chambí, neto de Martín e o responsável pela guarda e distribuição das fotografias do avô, junto à Fundação Martín Chambi, em Cuzco.

Martín Chambi
Período: 25 de agosto a 20 de outubro de 2012
Horário de visitação: de segunda à sexta, das 10h às 19h e sábados, das 11h às 15h
Entrada: gratuita
Endereço: Galeria FASS – Rua Rodésia, 26 Vila Madalena, São Paulo-SP

Fonte: G1





📂 Exposição Vila Madalena