Diadema recebe Festival SESC Melhores Filmes 2012


O SESC dá início no dia 4 abril ao consagrado Festival SESC Melhores Filmes, no CineSESC, com a cerimônia de abertura da 38ª edição do evento. Nessa noite, serão entregues os prêmios aos vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros, eleitos por público e crítica entre os filmes que chegaram aos cinemas paulistanos ao longo do ano de 2011.

Além da premiação, a abertura do festival terá a exibição do longa-metragem inédito Girimunho, (Direção de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina. Brasil, 2011, 90 min), às 19h30.

A votação para se apurar os vencedores do Festival SESC Melhores Filmes foi feita via Internet. No CineSESC, os frequentadores votaram também por cédula. Uma consulta direta foi realizada à crítica especializada de todo o país. A lista completa de filmes participantes está em sescsp.org.br/melhoresfilmes. Os mais votados por crítica e público serão exibidos no CineSESC até dia 26 de abril. Já na região metropolitana, interior e litoral, 16 cidades recebem, simultaneamente, a programação, que segue até dia 29.

Para o diretor regional do SESC, Danilo Santos de Miranda, “o Festival SESC Melhores Filmes é um momento privilegiado na programação da instituição. Trata-se de uma atividade que permite a interferência e a participação do maior público possível e traz a oportunidade de se ver ou rever os filmes relevantes do ano anterior”. Miranda lembra que o festival “soma a votação de cinéfilos com a da imprensa especializada, o que aproxima a preferência e o conhecimento técnico na escolha dos vencedores”. E completa: “Duas outras ações permitem a participação de um público cada vez maior: a extensão da programação a outras cidades do estado e a oferta de open caption e a audiodescrição nas sessões do CineSesc, para público deficiente auditivo e visual”.

O Circuito
A circulação do Festival SESC Melhores Filmes teve início em 2009, quando parte de sua programação foi estendida para cinco cidades do Estado de São Paulo, após o encerramento na capital. Em 2011, a itinerância alcançou 15 cidades e se amplia neste ano para 16 cidades, além de São Paulo, que são: Araraquara, Ilha Solteira, cidade Campinas, Catanduva, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Caetano, Diadema, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. Nestas cidades as exibições ocorrem simultaneamente com as da capital. Mais informações sobre o Circuito em sescsp.org.br



O Festival SESC Melhores Filmes
Criado em 1974, é o primeiro festival de cinema da cidade de São Paulo e oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior, que são escolhidos democraticamente por meio de votação de público e crítica.

Os filmes que participam da votação em 2012 são aqueles lançados nas salas de cinema de São Paulo durante o ano de 2011.

Em Diadema

A itinerância do Festival traz o evento para a cidade de São Caetano e Diadema, graças à parceira do SESC com as Secretarias de Cultura da cidade.



Girimunho
(ABERTURA DO FESTIVAL)
Helvécio Marins Jr., Clarissa Campolina, Brasil, 2011, 90 min.
Dona Bastu, após a morte de seu marido, tenta reinventar a vida através de suas lembranças e ao lado dos netos e das tradições de seu povo.
Dia 4, quarta, às 19h30

A pele que habito
Pedro Almodóvar, Espanha, 2011, 120min. Com Antonio Banderas.
Cirurgião plástico tenta, após a morte da esposa num incêndio,  fabricar pele capaz de resistir a dor e a queimaduras.
Dia 05, quinta, às 19h.

Cisne Negro
Darren Aronofsky, EUA, 2010, 108min. Com: Natalie Portman
Bailarina numa companhia de balé em cuja vida é consumida pela dança, pretende conseguir o papel principal em “O Lago dos Cisnes” em meio a rivalidades dentro da companhia.
Dia 12, quinta, às 19h.

Melancolia
Lars Von Trier, Alemanha, Dinamarca, França, Itália, Suécia, 2011, 130min.
Um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra. Neste contexto Justine está depressiva e organiza a sua suntuosa festa de casamento.
Dia 13, sexta, às 19h

O Palhaço
Selton Mello, Brasil, 2011, 90min.
Um palhaço que faz números com seu pai em um circo itinerante passa por uma crise existencial, o que mexe com toda a trupe.
Dia 15, domingo, às 17h.

Árvore da Vida
Terrence Malick, EUA, 2011, 138min. Com: Brad Pitt, Sean Penn.
O filme conta mostra a relação  conflituosa entre pai e filho, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos.
Dia 19, quinta, às 19h.

Capitães da Areia
Cecília Amado, Guy Gonçalves, Brasil, 2011, 96min.
Salvador, 1930, menores abandonados que vivem nas ruas enfrentam dificuldades. Conhecidos como “capitães da areia”, praticam crimes como roubo e estupro. Adaptação de romance de  Jorge Amado.
Dia 20, sexta, às 19h.

Bruna Surfistinha
Marcus Baldini, Brasil, 2011, 109min.
Raquel era uma jovem da classe média paulistana, que estudava num colégio tradicional da cidade. Um dia ela tomou uma decisão surpreendente: tornar-se garota de programa.
Dia 22, domingo, às 17h.

Trabalhar Cansa
Marco Dutra, Juliana Rojas, Brasil, 2011, 99min.
Helena está montando um mini mercado e enfrenta problemas: produtos desaparecem, um estranho odor impregna o local e uma mancha na parede cresce com aspecto assustador. O ambiente parece tomar vida, num clima de perturbação que afeta o comportamento das pessoas presentes.
Dia 26, quinta, às 19h

Cópia Fiel
Abbas Kiarostami, França, Irã, Itália, 2010, 106min.
Filósofo que  vai a Toscana apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte, encontra dona de uma galeria de arte, enquanto vão se conhecendo desenvolvem um complexo jogo de interpretação de personagens.
Dia 28, sábado, às 19h.

Um Conto Chinês
Sebastián Borensztein, Argentina, Espanha, 2011, 93min.
Argentina, um veterano de guerra mal humorado e solitário resolve ajudar um chinês que está sozinho no país e sua vida vira de cabeça para baixo. Um não sabe falar a língua do outro e o argentino só quer recuperar sua  tranquilidade.
Dia 29, domingo, às 17h.

As exibições em Diadema ocorrerão no Cine Eldorado, na Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 , Bairro Eldorado.



📂 Eventos Diadema