Diadema participa do 6º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo


A Prefeitura de Diadema, por meio da Coordenadoria de Participação Popular, participa entre os dias 8 e 10 de maio, do 6º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo. O evento será realizado no Hotel Express Inn Orquídea, em Várzea Paulista (SP), e contará com a presença do Assessor Especial da Secretaria Nacional de Articulação Social, Pedro Pontual, representando o Governo Federal, além de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e da Fundação Perseu Abramo. Na ocasião também será realizado 1º Encontro de Participação Popular de Várzea Paulista, destinado aos gestores do OP e demais estratégias de democracia participativa do município.

Três integrantes da Coordenadoria de Participação Popular contarão as experiências de Diadema, que teve início no Brasil em 1989, em Porto Alegre. O município também participará da exposição com paineis de experiências de sucesso do OP no Brasil. “O objetivo de nossa participação no Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo é apresentar e compartilhar com outras cidades as ações e a metodologia de ação que o município já desenvolveu na área, e como elas melhoram a qualidade de vida da população”, afirma o coordenador de Participação Popular de Diadema.

No dia 8, o cadastramento dos participantes poderá ser realizado a partir das 18h30, no Hotel Express In Orquídea. Às 19h, haverá abertura da mesa de boas vindas com a presença de Pedro Pontual; do vice-prefeito, que falará sobre a importância do OP no município; e de representantes da Rede Brasileira de OP.



Durante os três dias de evento, as programações noturnas serão destinadas aos membros do Orçamento Participativo e também a todos os interessados da sociedade civil. Representantes de municípios, além de Diadema, já confirmaram presença no evento: São Paulo, São Vicente, Guarulhos, Osasco, Botucatu, Araçatuba, guia Embu das Artes, Campo Limpo Paulista e Araraquara com pesquisadores da UNESP E CEBRAP; Belo Horizonte e Contagem, de Minas Gerais; Vitória, do Espírito Santo; Bento Gonçalves, Garibaldi, Porto Alegre e Canoas, do Rio Grande do Sul; Campo Largo, do Paraná; e a região Nordeste estará representada por João Pessoa e Fortaleza.

Rede Brasileira de Orçamento Participativo – Fundada em outubro de 2007, a Rede Brasileira de Orçamento Participativo é coordenada pela Prefeitura de Belo Horizonte, e hoje reúne 62 municípios brasileiros que investem na participação popular. O objetivo é fortalecer a democracia, consolidar práticas e compartilhar experiências entre municípios que desenvolvem a prática do OP.



O Orçamento Participativo oferece aos cidadãos a possibilidade de escolherem o destino dos investimentos públicos e de participarem ativamente da melhoria da sua cidade.

Surgido no Brasil no final da década de 80, ele ganhou projeção no cenário internacional. Estima-se que atualmente existam cerca de duas mil experiências de Orçamento Participativo no mundo, muitas delas desenvolvidas e inspiradas nas iniciativas brasileiras. Com cerca de duas décadas de gradativa e crescente experiência com programas de Orçamento Participativo, o Brasil virou uma referência internacional quando se fala em democracia participativa.

Fonte: Prefeitura de Diadema



📂 Eventos Diadema