Diadema oferece curso sobre História da MPB


Modinhas, Lundu, Saraus, Teatro de Revista, Maxixe e os principais compositores da Música Popular do Brasil. Tudo isso será abordado no curso “História da Música Brasileira” que faz parte do projeto “Leitura Coletiva” e é oferecido pela Prefeitura de Diadema. O curso será dividido em quatro módulos. O primeiro será composto por 11 encontros que se realizarão às sextas-feiras, entre os dias 20 de abril e 6 de julho, das 10h às 12h.

Para preencher uma das 20 vagas disponíveis, os interessados em arte e história, com idade superior a 16 anos, devem entrar em contato com os organizadores do curso através do telefone 4055-9208. As inscrições serão realizadas até o dia 19 de abril ou enquanto houver vagas. A Secretaria de Cultura entregará Certificado de Participação aos alunos que frequentarem, no mínimo, 50% das aulas.

As aulas serão ministradas na Biblioteca Olíria de Campos Barros pelos professores Sidival Siqueira e Adolar Barreira. No primeiro módulo, os professores farão leituras e discussões coletivas com base no livro “História da Música Popular Brasileira – das origens à modernidade”, de Jairo Severiano (Editora 34, 2009), para abordar a história da Música Popular do Brasil ocorrida entre o século XVIII e a década de 1920. Durante as aulas, os alunos farão ainda, uma análise das peças musicais mais significativas em LP, CD e DVD.



A previsão é de que as aulas dos outros três módulos aconteçam durante o segundo semestre de 2012 e ao longo do ano de 2013. No módulo 2, os alunos aprenderão toda a história da Música Popular Brasileira da década de 1930. No terceiro módulo, as aulas serão baseadas nas mudanças ocorridas na MPB durante as décadas de 1940 e 1950. O quarto e último módulo abordará todo o início da Bossa nova, ocorrido a partir de 1958, até a história da Musica Popular Brasileira nos dias atuais.

Professores

Sidival Siqueira é graduado em Letras pela USP e professor de História da Música na cidade de Diadema. Atualmente Sidival se dedica à elaboração e realização de projetos de cultura na Biblioteca Olíria de Campos Barros.

Adolar Barreira é formado em Ciências Sociais pela Fundação Santo André. Ele também se destaca como pesquisador e colecionador de discos de música popular brasileira e produtor cultural do Coletivo Azul Vinil. Atualmente, Adolar exerce a função de agente cultural no Centro Cultural Taboão.



Projeto Leitura Coletiva
O Projeto Leitura Coletiva, idealizado por Sidival Siqueira, teve início em 2006 na Biblioteca Olíria de Campos Barros, com o objetivo de incentivar os munícipes a apreciação de livros sobre artes, principalmente música e filosofia.

A iniciativa, pioneira no Grande ABC, concedeu ao projeto “Leitura Coletiva” os Troféus Desempenho do Ano e Melhores do Ano de 2008, concedidos pela Revista Livre Mercado. O projeto originado em Diadema serve de exemplo para outras cidades, como São Bernardo do Campo, que desde 2011, implantou encontros de Leituras Coletivas na Biblioteca de Arte de São Bernardo do Campo.

Fonte: Repórter Diário



📂 Cursos Diadema