Cartunistas e fanzineiros celebram em Diadema o Dia do Quadrinho Nacional


No próximo dia 30 de janeiro, às 19h, no Map de Diadema (Museu de Arte Popular) será realizada mesa redonda para discutir mercado de trabalho da história em quadrinhos no Brasil e também regatar um pouco da história de Ângelo Agostini, primeiro cartunista e caricaturista do País. De origem italiana, Ângelo teve seus primeiros desenhos publicados na revista paulistana “Diabo Coxo”, em 1864, período em que o Brasil era regido pelo Império.

A mesa redonda será coordenada por Gau Ferreira e faz parte da exposição “Diadema – 50 x Quadrinhos!”, que acontece até o próximo dia 31 de janeiro no Map. A mostra reúne trabalhos de diversos cartunistas, ilustradores e caricaturistas de São Paulo e Região do ABC, além de desenhos produzidos nas oficinas de História em Quadrinho patrocinadas pela Secretaria de Cultura do município.



Entre os participantes no evento de quinta-feira estarão os profissionais em HQ Gazy Andraus, Daniel Esteves, Thiago Spyked, Will Sideralman e a fanzineira Thina Curtis. Também estão garantidas as presenças dos cartunistas Gilmar, Francisco Marcatti e Fernandes. Este último atua como ilustrador e caricaturista no Grande ABC e é detentor de vários prêmios dentro e fora do Brasil.

Como 30 de janeiro é considerado o Dia do Quadrinho Nacional haverá também lançamento de álbuns e fanzines durante o evento. A entrada é gratuita.

Serviço



Exposição “Diadema – 50 x Quadrinhos!” e mesa redonda sobre o quadrinho brasileiro. Local: Map Diadema – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4051-5408. Para a mostra que ficará aberta até o dia 31 de janeiro, o museu abre de terça a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados das 13h às 18h.



📂 Notícias Diadema