Bolsa de Valores SP

Bolsa de Valores, Índice Bovespa (Ibovespa) é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. É formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses.

O valor atual representa a quantia, em moeda corrente, de uma carteira teórica de ações, constituída em 2 de janeiro de 1968, a partir de uma aplicação hipotética.

Bolsa de Valores SP

Atribuiu-se o valor-base de 100 a um lote-padrão cujo carteira se avoluma sem receber mais nenhum aporte, com o acréscimo exclusivo de proventos gerados pelas ações que compõem o lote-padrão tais como a reinversão de dividendos, exercício de direitos e recebimento de bonificações.

Na B3, os investidores podem negociar ações de aproximadamente 500 empresas diferentes. Para se ter um indicador que represente de forma fiel e eficiente o comportamento do mercado, foi criado o Ibovespa.



Trata-se da formação de uma suposta carteira de investimentos que, ao final de 2008, é composta de 66 ações retratando a movimentação dos principais papéis negociados na B3, representando não só o comportamento médio dos preços mas também o perfil das negociações – do mercado à vista – observadas nos pregões.

Estas ações, em conjunto, representam 80% do volume transacionado nos doze meses anteriores à formação da carteira. Como critério adicional, exige-se que a ação apresente, no mínimo, 80% de presença nos pregões do período. Portanto, o critério de corte é a liquidez do papel.

Para que sua representatividade se mantenha ao longo do tempo, a composição da carteira teórica é reavaliada a cada quatro meses. Essa reavaliação é feita com base nos últimos 12 meses onde são verificadas alterações na participação de cada ação.

O índice é calculado em tempo real, considerando instantaneamente os preços de todos os negócios efetuados no mercado à vista com ações componentes de sua carteira (lote padrão) e é divulgado pela B3, podendo ser acompanhado on line.

A metodologia do Índice Bovespa foi criada com o primeiro índice da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, desenvolvido pelo Prof. Mário Henrique Simonsen e equipe em 1962. Em 1966, Luís Sérgio Coelho de Sampaio, Superintendente Técnico, concebeu e implantou várias alterações metodológicas no antigo índice. Em janeiro de 1967 inicia-se o IBV – Índice da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, cuja metodologia foi adotada pela Bolsa de Valores de São Paulo na implantação do índice Bovespa em janeiro de 1968. A primeira carteira para o IBOVESPA abrangia 18 blue chips. Na segunda carteira, houve a expansão para 27



Bolsa de Valores SP Visita

A Bolsa informa aos professores, alunos e visitantes que a partir de 01/11/19 o Espaço Raymundo Filho entrará em período de reforma e as visitas serão suspensas. Em breve a Bolsa vai reabrir com um novo formato de visita. Para mais informações entre em contato pelo educacao@b3.com.br ou pelo telefone (11) 2565-6795.

Bolsa de Valores SP Cursos

Conheça os cursos que a Bolsa oferece:

  • A Bolsa: Seus Ambientes e Mercados
  • Análise Fundamentalista
  • Guia de Investimentos em Renda Fixa
  • Mercado de Ações
  • Mercado Futuro Agropecuário: Conceitos e Definições
  • Mercados de Swaps e Opções
  • Tesouro Direto: Como Investir

Os cursos são gratuitos.

Bolsa de Valores SP Biblioteca

Potencializar o crescimento do Brasil, junto com a sociedade, faz parte da causa. E a gente acredita que uma das maneiras de fazer isso é por meio da educação.

Por isso, mais de 4.600 livros do acervo da Biblioteca José Ulpiano de Almeida Prado foram cedidos para a biblioteca da FEA, possibilitando o acesso de toda a população a alguns dos mais conceituados títulos do mercado de capitais do Brasil e do mundo.

A biblioteca da FEA está localizada na Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária – USP e você pode consultar os serviços, horário de funcionamento e demais informações no site da instituição.

Bolsa de Valores SP Centro de Memória

Administrado pela B3 Educação, o Centro de Memória é responsável pelo recolhimento, guarda, pesquisa e difusão dos documentos de valor histórico da B3 e das instituições a ela incorporadas, como a Bolsa do Rio de Janeiro.

Inaugurado em 1996, possui acervo de mais de 200.000 itens entre fotografias, vídeos, peças históricas e documentos textuais. No Espaço Raymundo Magliano Filho há uma exposição permanente, com parte de seu acervo, que retrata a história da B3.

O Centro de Memória atende pesquisadores com horário marcado de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. Para agendar,entre em contato pelo telefone (11) 2565-4345.

Horário de Funcionamento Bolsa de Valores SP

  • Segunda a sexta das 8h as 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone Bolsa de Valores SP

  • R. Florêncio de Abreu, 195 – Centro Histórico de São Paulo – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2565-6051

Outras informações e site

Mapa de localização



Deixe seu comentário