Bienal do Livro SP


A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um evento cultural organizado pela Câmara Brasileira do Livro, que reúne várias editoras brasileiras e estrangeiras para apresentar lançamentos e seus títulos. A 19ª edição, ocorrida em 2006, contou com 800 mil visitantes.

A primeira Bienal Internacional do Livro de São Paulo aconteceu entre 15 e 30 de agosto de 1970, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, decorrência de um projeto que se iniciou na década de 1950.

Bienal do Livro SP

Nessa época, mais precisamente em 1951, com o intuito de introduzir no país a tradição europeia das feiras de livros encontradas na França, na Alemanha e na Itália, a CBL promoveu a primeira Feira Popular do Livro, na praça da República.

A experiência foi retomada em 1956 e deslocada para o Viaduto do Chá, ponto ainda mais central da capital paulista e de grande fluxo de pedestres. O projeto foi ganhando corpo e novos adeptos. Em 1961, em parceria com o Museu de Arte de São Paulo, foi promovida a primeira Bienal Internacional do Livro e das Artes Gráficas, evento que se repetiu em 1963 e 1965. Eles serviram de ensaio para a primeira Bienal Internacional do Livro bancada exclusivamente pela CBL, em 1970.



Em 1996, ela passou a ser realizada no Expo Center Norte, para abrigar um maior número de expositores e proporcionar um maior conforto ao público. Em razão do crescimento contínuo de público e expositores, em 2002, ela deixou o Center Norte e foi para o Centro de Exposições Imigrantes (com 45 mil metros quadrados de área), onde foi realizada até 2004.

A partir de 2006 a Bienal do Livro de São Paulo passa a ser organizada no Parque Anhembi, junto à Marginal Tietê no distrito de Santana.

Em 2008, na sua 20ª edição, a Bienal apresentou um projeto inédito no país: um livro colaborativo através da Internet, o Livro de Todos, que teve o primeiro capítulo escrito pelo renomados escritor Moacyr Scliar e editado pelo jornalista Almyr Gajardoni. O livro teve a colaboração de 173 internautas e o site do projeto foi visitado por 14.238 internautas. Com 18 capítulos, o livro foi publicado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo com capa do desenhista Maurício de Sousa.



Bienal do Livro SP Por que Visitar

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o imenso palco que celebra a transformação que os livros fazem na vida das pessoas. Momento de aprender, conhecer autores, realizar sonhos, encontrar novos livros, fazer novos amigos.

Os motivos que levaram mais de 600 mil pessoas a visitar o evento foram muitos, dentre eles estavam:

– Encontrar em um só lugar as principais editoras, livrarias e distribuidoras de todo país;
– Descobrir os mais importantes lançamentos literários em primeira mão;
– Se aproximar de seus autores preferidos nas sessões de autógrafos;
– Participar da extensa programação cultural com atividades para todas as idades e preferências;
– Ampliar e solidificar amizades, além de ampliar o conhecimento com a imensidão de oportunidades oferecidas pelos livros;
– Incentivar a literatura, cultura e educação.

Bienal do Livro SP Motivos para Expor

Os motivos foram:

• O maior evento do setor na América Latina, com de mais de 600 mil visitantes.
• 96% dos expositores da última edição ficaram satisfeitos com os resultados obtidos no evento.
• 87% dos visitantes tem como objetivo principal a compra de livros.
• Retorno de investimento garantido com a tradição de sucesso alcançado em todas as edições do e3>vento.

Bienal do Livro SP Showroom Digital

Inicie a exposição da sua marca e amplifique o alcance de sua participação além do espaço físico do pavilhão.

O Showroom Digital é uma vitrine online, onde você pode compartilhar informações sobre a sua empresa, seus produtos e outros detalhes da sua participação através de um perfil exclusivo publicado em nosso site que fica disponível para o público do momento da assinatura do contrato até um mês após o término do evento.

Como funciona?
Todos os visitantes que acessarem o site e/ou o aplicativo oficial* do evento podem visualizar os perfis cadastrados na plataforma e criar listas de preferências. Quando sua empresa, produtos e atrações forem adicionados aos favoritos, o visitante vira automaticamente um lead que você pode contatar a qualquer momento.

Outras informações e site



📂 Cultura São Paulo