Funarte SP


Criada em 1975, a Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país.

É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileiras; e atua para que a população possa cada vez mais usufruir das artes.

Funarte SP

Atualmente a Funarte, vinculada ao Ministério da Cidadania, alcança as áreas de circo, dança e teatro; de música, de concerto, popular e de bandas; e de artes visuais; e também a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade.

O trabalho de mais de 40 anos da Fundação inspirou a criação de dezenas de entidades municipais e estaduais assemelhadas, em todo o território nacional.



Para alcançar seus objetivos, a Fundação Nacional de Artes tem atuado continuamente no fomento à produção nessa área; na formação de público; e na capacitação de artistas, técnicos e produtores. Realiza apoio a projetos, em todos os estados brasileiros e no exterior; implementa programas de circulação de eventos, oficinas e consultorias técnicas; mantém espaços culturais (hoje no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal); e edita publicações – algumas delas em versão digital, disponíveis neste portal.

Em seu início, em 1975, a Funarte englobava apenas música – popular e erudita – e artes plásticas e visuais. Convivia com a Fundação Nacional de Artes Cênicas (Fundacen), o Instituto Nacional de Folclore (INF) e a Fundação do Cinema Brasileiro (FCB), todas ligadas ao Ministério da Educação e Cultura, posteriormente ao Ministério da Cultura. A Funarte foi instituída pela Lei Nº 6.312 de 1975, que estabelece sua missão.

Em março de 1990, o Governo Federal extinguiu todas as instituições culturais. Em dezembro daquele ano, foi criado o Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (IBAC) – ligado diretamente à Secretaria de Cultura da Presidência da República (que depois voltou a ser novamente Ministério). O Instituto englobava a Funarte, a Fundacen, e a FCB. Em 1994, a sigla Funarte substituiu a sigla IBAC, a partir da Medida Provisória nº 752/1994, Art. 6º – confirmada pela Lei nº 9.649/1998 – art. 64.

Em 2019, após a extinção do Ministério da Cultura, a Funarte foi vinculada ao Ministério da Cidadania.

Funarte SP Concurso

Para informações sobre concursos em aberto, vagas disponíveis, remunerações e datas de prova acesse o site.



Funarte SP Áreas Artísticas

  • Circo
  • Teatro
  • Dança
  • Música
  • Artes Integradas
  • Artes Visuais

Funarte SP Espaços Culturais

  • Casa Funarte Paschoal Carlos Magno – Teatro Funarte Duse
    O Teatro Duse foi inaugurado na casa do teatrólogo Paschoal Carlos Magno, em 1952. Desta casa, prestigiada dentro e fora do Brasil, foram lançados atores, diretores, cenógrafos, figurinistas, técnicos e autores. O único teatro-laboratório do Brasil, no entanto, foi fechado em 1957. Em 19 de dezembro de 2005 o Ministério…
  • Centro Cultural Aldeia de Arcozelo
    Além dos espetáculos que realiza, é cedido para eventos culturais nacionais e internacionais.
  • Centro de Convivência Waly Salomão
    Ocupando a parte central dos Galpões Lulu Librandi, o espaço existe desde 2007, quando o Complexo Cultural Funarte SP foi reinaugurado depois de uma reforma. Recebe eventos como aberturas de exposições, encontros e rodas de conversa.
  • Centro de Documentação da Funarte – Biblioteca Edmundo Moniz
    O Cedoc é composto basicamente dos acervos das bibliotecas de três fundações de caráter nacional extintas em 1990: a Fundação Nacional de Arte/Funarte, a Fundação Nacional de Artes Cênicas/Fundacen e a Fundação do Cinema Brasileiro/FCB.
  • Centro Técnico de Artes Cênicas – Biblioteca
    Pequena sala no segundo pavimento, com estantes de livros e mesas de estudo e trabalho, episcópio, TV, vídeo, tela e projetor de slides e quadro de giz. Horário: de 2ª a 6ª, das 9h às 18h.
  • Espaço Marquise
    Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), a marquise interliga os espaços culturais da Funarte. Devido à diversidade de propostas contemporâneas que não se adequam ao espaço fechado das galerias.
  • Funarte MG
    A regional da Funarte no estado de Minas Gerais está estruturada para receber espetáculos de teatro, dança, circo e música, além de exposições de artes visuais nos mais diversos formatos. Permanece aberta também a atividades de formação e capacitação para profissionais dessas áreas. A Funarte MG possui 6 Galpões.
  • Galeria Fayga Ostrower
    Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), complementa o Complexo Cultural da Funarte, para atender às mostras de artes visuais. O nome homenageia Fayga Ostrower (1920-2001), gravurista nascida em Łódź, Polônia, que se tornou uma das mais importantes artistas no Brasil do século XX.
  • Galeria Flávio de Carvalho
    Um dos espaços destinados às exposições e atividades de artes visuais no Complexo Cultural Funarte SP, sua ocupação é feita por meio de edital ou cessão de espaço, mediante apresentação de projeto. Além de grade de iluminação e refletores, a Galeria tem uma pequena reserva técnica.
  • Galeria Mario Schenberg
    Aberta no início dos anos 1980 com o nome de Espaço Mario Schenberg, recebe exposições e outras atividades de artes visuais. Sua ocupação se dá por meio de edital ou cessão de espaço, mediante apresentação de projeto. A Galeria conta com uma grade de iluminação e refletores.

Funarte SP Programação

Para informações sobre programação acesse o site.

Horário de Funcionamento Funarte SP

  • Segunda a sexta das 9h às 22h / Sábado e Domingo das 15 às 22h

Onde Fica, Endereço e Telefone Funarte SP

  • Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3662-5177

Outras informações e site

Mapa de localização



📂 Cultura São Paulo