Ballet de Londrina abre o 10° Curta Cenas! de Sumaré nesta quinta, dia 14, com entrada gratuita


O Ballet de Londrina abrirá o 10° “Curta Cenas!”, Festival de Peças Curtas de Sumaré, com a apresentação do espetáculo “A Sagração da Primavera”, imortalizado pelas músicas do compositor russo Igor Stravinsky, que faz cem anos em 2013. A apresentação acontecerá no dia 14 de novembro, quinta-feira, às 19h30, no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza (o antigo Seminário, localizado na Avenida Brasil, nº 1.111). A entrada é gratuita e a participação, livre.

A companhia paranaense, que também comemora 20 anos de trajetória, apresenta uma releitura contemporânea de uma das obras inaugurais da vanguarda europeia. A coreografia é assinada por Leonardo Ramos, diretor da companhia. Baseada em uma antiga lenda russa, “A Sagração da Primavera” narra a imolação de uma virgem oferecida aos deuses da Primavera em troca da fertilidade da terra. Com uma versão não orquestral da música de Stravinsky, executada por quatro pianos, os bailarinos exploram em cena a horizontalidade e novos eixos de equilíbrio para mostrar toda a delicadeza e crueldade da condição humana.

BALLET DE LONDRINA

Companhia de dança contemporânea criada em 1993 pela Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), é um dos grupos brasileiros de maior circulação nacional e internacional. Mantém um trabalho ininterrupto, com a montagem de 24 espetáculos apresentados em 15 turnês pelo país e 14 ao exterior. O trabalho é reconhecido pela crítica especializada e público estimado em 180 mil pessoas em turnês e importantes festivais, como o Danza Nueva (Peru) e Festival Internacional de Dana de Camaguey (Cuba). Representou o Brasil no Harare Internacional Festival of the Arts – HIFA, no Zimbábue (África). Recentemente se apresentou na França, iniciando um intercâmbio artístico na Europa.



O FESTIVAL



O festival, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Sumaré, contará com 18 peças concorrendo na mostra competitiva. Além disso, o “Curta Cenas!” deste ano foi ampliado e levará espetáculos de rua para as seis regiões de Sumaré.

A programação “de rua” está definida assim: no dia 14 de novembro no centro, em frente à Igreja Matriz (às 10 – Espetáculo “Seu Bonanza” e às 16 horas – Espetáculo “O Pastelão e a Torta”); dia 16 em Nova Veneza na Pista de Skate (às 15 horas – Espetáculo “Seu Bonanza”); dia 17 no Maria Antônia (na Feira de domingo – Espetáculo “O Lenhador”); e dia 18 no Centro Cultural do Matão (às 15 horas – Espetáculo “O Lenhador”).

Segundo o coordenador geral do festival, Diego Trevisan, neste ano, a Prefeitura de Sumaré levará o festival para as áreas de vulnerabilidade social. “A organização quer garantir a qualidade dos espetáculos e formação de público. Serão cinco dias de pura arte, além de ser uma oportunidade para a população ter contato com apresentações de alto nível das mais variadas partes do Brasil. E, por mais que o festival aborde espetáculos teatrais, neste ano buscamos abraçar todas as modalidades, indo de dança as artes plásticas”, afirmou.



📂 Notícias Sumaré