Bairro Cachoeirinha SP

Bairro Cachoeirinha SP
5 (100%) 2 votos

Cachoeirinha é um distrito localizado na zona oeste do município de São Paulo. Também é conhecido como Vila Nova Cachoeirinha (nome de um bairro do distrito), nome que foi posteriormente abreviado no uso popular.

O distrito de Cachoeirinha tem sua data de aniversário oficial no dia 5 de agosto de 1933 – a mesma da fundação da Associação Nipo Brasileira, a primeira organização popular local e que foi criada por antigos donos de chácaras, de origem nipônica.

Bairro Cachoeirinha SP

Com o objetivo de organizar e unir a população local e preservar a sua cultura.

O distrito é dividido em 24 bairros, são eles: Vila Nova Cachoeirinha; Vila Cachoeirinha; Vila P Rosa Branca; Vila dos Andrades; Vila Celeste; Vila Paulo Raveli; Vila Roque; Vila Rita; Jardim Nossa Sra. da Consolata; Jardim Imirim; Vila Amélia; Sítio Casa Verde; CPO. da Água Branca; Jardim Centenário; Vila Angélica; Vila Dionísia; Vila Continental; Vila Amália; Vila Bela Vista: Jardim Ceci; Jardim Santa Cruz; Jardim Peri; Jardim Peri Novo; Jardim Antártica; A Serra da Cantareira ocupa todo extremo norte do distrito.



A história de uma localidade revela aspectos interessantes e elucidativos que explicam a atualidade. O nome da Cachoeirinha, por exemplo, deve-se ao fato de ter existido uma cachoeira que foi soterrada para dar passagem à avenida Inajar de Souza, e que servia como área de lazer e de piquenique para os moradores.

Moradores antigos consultados lembraram que existia, onde é hoje o Largo do Japonês, um riacho que desembocava mais à frente, onde hoje passa a avenida Inajar de Souza (córrego Cabuçu). “Perto da Maternidade existiam lagos e a Cachoeirinha, que atraía muita gente nos finais ode semana”. Rio Cabuçu Baixo no seu percurso existiu a Cachoeira, as pedras foram cortadas para a construção da Avenida Inajar de Souza,toda extensão do Rio Cabuçu Baixo.O local da existência da cachoeira atual próximo do Hospital Maternidade Cachoeirinha,onde existe parte da continuidade da pedra, na qual fazia parte da cachoeira, ou seja, a queda de águas pluviais do Rio Cabuçu Baixo, este local é divisa entre Cachoeirinha e Limão.

O primeiro loteamento da Cachoeirinha teve início em junho de 1941. Um dos primeiros terrenos vendidos foi o da esquina das hoje denominadas avenidas Deputado Emílio Carlos e Imirim, mas já havia por ali um núcleo de moradores, arrendatários e trabalhadores das chácaras, que plantavam batatas e hortaliças.

Por volta de 1944 nasceu no Largo do Japonês a primeira casa comercial da região, e pertencente à família de imigrantes Sugiyama. Outra antiga “venda”, como eram conhecidos os mercadinhos daquela época, foi a de Shigheioshi Otiai, no largo da Parada (onde funcionou o Supermercado Otiai). Surgia ainda por volta de 1950 o primeiro Salão de Barbeiro da região, na Rua Maresias, 227, fundada pelo Sr Ernesto Gonçalves (1899-1968), filho de Imigrantes Portugueses e que morava na Rua Valquíria, 188, rua do Cartório de Registro Civil. Próximo ao Largo do Japonês. A região viu surgir também uma das primeiras lojas da rede Marabraz, da família Fares. A esta mesma família, pertence também a Clínica Fares. Na mesma região estão presentes ainda, lojas de grandes redes, como Casas Bahia, Extra Eletro, Magazine Luiza e Besni e lanchonetes das redes McDonald’s e Habib’s. Indo em direção ao Horto Florestal há ainda o Hipermercado Andorinha. Acompanhando toda movimentação do comércio local, a região é servida por várias agências bancárias.

Na saúde pública, a região é atendida pelo Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha e pelo Hospital Municipal Maternidade Escola. Fundado em 1972, o Hospital Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha é considerado referência nacional no atendimento à Saúde da Mulher, da Gestante e do Recém Nascido de Alto Risco, atendendo uma média de 3.700 pacientes por mês.

venida Penha brasil, tem 67 anos de atividades. Foi fundada em 1933, pelas famílias Otiai, Fujihara, Okuyama, Tabusi, Oshimoto, Omae, Tanaka, Yoshita, Kodato, Sato, Ishimoto e Fumura. O primeiro presidente foi Kishi Sodato, tendo como vice Okuyama Shogoro.

Há 13 anos foi reunido no Clube Nipo-Brasileiro pelo editor deste jornal, Célio Pires, seis filhos dos imigrantes japoneses pioneiros. Noriyochi Fukuiya, Sozi Omae, Tyoki Yara, Takeyoshi Yamashita, Nelson Otiai e Schigueyoshi Yamashita. Eles lembraram o tempo de criança, quando a Vila Nova Cachoeirinha “era só mato” e eles tinham que ir a pé até o bairro do Limão para estudar.

“Eram mais de cinco quilômetros para ir e outro tanto para voltar, todos os dias, e a gente tinha a idade de oito anos, não havia outra opção”, lembrou Kozi Omae.

Durante a época da Segunda Guerra Mundial, os pequenos japoneses eram perseguidos e xingados por outras crianças no caminho, enfrentando a ignorância e o preconceito existente então contra “japoneses”. Tyoki Yara disse que agora a situação é outra, “é reconhecido o valor dos japoneses e essa é a nossa pátria, não tem outra”.



Todos eles fizeram questão de destacar as dificuldades sofridas por suas famílias nos primeiros anos de Brasil e a obstinação dos imigrantes pelo trabalho e pela ordem. A força de vontade foi tão grande, disse Tyoki Yara, “que não existia nenhum analfabeto entre os filhos dos imigrantes, apesar de termos que andar mais de 10 quilômetros diários para irmos á escola”.

Noriyochi Fukuiya, que na época era presidente da Associação Nipo-Brasileira, disse que o clube levava adiante as propostas iniciais dos fundadores e antecessores: a preservação da cultura tradicional japonesa, através de atividades culturais e esportivas, como ensino do idioma japonês, formação de equipes de vôlei, futebol de salão, tênis de mesa e judô.

A associação foi fundada em 1933 e a nova sede tem dois andares, com 530 m² de área construída; foi inaugurada em 1985, durante a gestão de Kozi Omae, filho de Gunzaburo Omae, um dos fundadores.

Bairro Cachoeirinha SP Metrô

Prevista inicialmente para ligar a Freguesia do Ó à estação São Joaquim (Linha 1-Azul), a Linha 6-Laranja do Metrô será estendida aos bairros da V. Nova Cachoeirinha e Brasilândia, na zona norte da capital paulista. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira, 4, pelo governador José Serra, pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella e também pelo presidente do Metrô, José Jorge Fagalli.

Para atender a esses dois distritos carentes de transporte de massa, o Metrô ampliou o traçado da Linha 6-Laranja. A partir da estação Freguesia do Ó haverá uma bifurcação que seguirá com um trecho para a V. Nova Cachoeirinha, com mais de quatro quilômetros e três estações, e outro para a Brasilândia, com quatro quilômetros e três estações.

Com a extensão, a Linha 6-Laranja terá, no total, 18,4 quilômetrose 17 estações. A nova linha também será integrada às linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, na estação Água Branca; Linha 4-Amarela, na estação Higienópolis-Mackenzie.

A demanda prevista da linha é de 600 mil passageiros/dia, atendendo aos bairros da Freguesia do Ó, Limão, Perdizes, Sumaré, Bela Vista e Liberdade. Grandes centros educacionais como a UNIP, PUC, FAAP, Mackenzie e FMU também serão beneficiados pela nova linha, que irá se conectar com importantes eixos de transporte coletivo por ônibus como as avenidas Marquês de São Vicente, Sumaré, Angélica, Nove de Julho e Brigadeiro Luís Antônio, além das ruas Guaicurus/Clélia e Consolação.

Para o usuário que partir de Brasilândia rumo à estação São Joaquim (Linha 1–Azul), o ganho no tempo de viagem será de 1h20, e para quem sair de Cachoeirinha com o mesmo destino, 40 minutos.

Bairro Cachoeirinha SP Zona Norte

Este distrito situado na Zona Norte abrange os bairros de:

  • Cachoeirinha
  • Conjunto Habitacional Vila Nova Cachoeirinha
  • Jardim Antártica
  • Jardim Ceci
  • Jardim Cecy
  • Jardim Peri
  • Jardim Peri Alto
  • Jardim Peri Novo
  • Jardim Santa Cruz
  • Vila Amália
  • Vila Bela Vista
  • Vila Continental
  • Vila Dionisia
  • Vila dos Andrades
  • Vila Nova Cachoeirinha
  • Vila Pita
  • Vila Roque

Bairro Cachoeirinha SP Hospital

Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha Dr. Álvaro Simões de Souza

Oferece os seguintes atendimentos:

Clínicas: Pediatria, Clinica Médica e de Moléstias Infecciosas, Clínica Cirúrgica e Ortopédica, UTI Adulto;
Ambulatório: Pedriatria, Cirurgia Infantil, Ortopedia, Cirurgia Geral, Vascular, Saúde da Mulher, Urologia, Nutrição e Acupuntura;
Recursos de Diagnóstico de Imagem: Tomografia, Mamografia, Ultrassonografia, Endoscopia, Colonoscopia e RX;
Análises Clínicas;
Eletrocardiograma;
Setor de Protocolo;
COAC – Central de Orientação e Atendimento ao Cliente.
Ouvidoria e Conte Comigo (de 2ª a 6ª-feira, das 8h00 às 18h00);
Assistentência Religiosa;
Comissão de Humanização (com Acolhimento Ambulatórial de 2ª a 5ª-feira e na Clínica Médica uma vez por semana grupo orientações aos Acompanhantes).
Projetos voltados a Hábitos Saúdaveis (Projetos Coral Alegria e Saúde e Caça Talentos) voltado aos Servidores.

Bairro Cachoeirinha SP CEP

Bairro predominantemente comercial com 13,03% de seus endereços comerciais.

Principais ruas do Bairro Vila Nova Cachoeirinha

  • CEP 02673-000
    Avenida General Penha Brasil
  • CEP 02611-003
    Avenida Parada Pinto – de 515 ao fim – lado ímpar
  • CEP 02611-000
    Avenida Parada Pinto – até 513 – lado ímpar
  • CEP 02611-001
    Avenida Parada Pinto – de 1502 ao fim – lado par
  • CEP 02479-000
    Rua Franklin do Amaral – até 699/700
  • CEP 02614-050
    Rua Água Preta
  • CEP 02613-000
    Rua dos Patis
  • CEP 02614-000
    Rua Pedro Osório Filho
  • CEP 02612-160
    Rua do Canavial
  • CEP 02612-130
    Rua do Engenho

Outras ruas

  • Travessa Joaquim Cardoso
  • Rua Canguira
  • Praça João Máximo
  • Rua Camboatás
  • Rua Aratanji
  • Praça Manuel da Costa Negreiros
  • Rua Aprazível
  • Rua João Lopes de Amorim
  • Rua Paulo Carabet
  • Rua Salvador Pires
  • Praça Júlio Santana
  • Rua Angola
  • Rua Santa Bárbara do Oeste
  • Rua Itirapina
  • Rua dos Piquis

Bairro Cachoeirinha SP Fotos

Mapa de localização



Deixe seu comentário