Bairro Lapa SP


Lapa é um bairro nobre situado na zona oeste do município de São Paulo pertencente ao distrito da Lapa. Também é conhecido como “Centro da Lapa”, pois possui fortes características comerciais.

No ano de 1561, há evidências de que os jesuítas ganharam uma sesmaria na região. O terreno era banhado pelo Rio Emboaçava, atual Rio Pinheiros. A região foi batizada de “Emboaçava” que significa “lugar por onde se passa” pelos índios Goitacases.

Bairro Lapa SP

Em meados do século XVIII, uma propriedade da região se destacava: a Fazendinha da Lapa, que recebera este nome devido ao fato de os jesuítas terem sido obrigados a realizar uma missa anual a Nossa Senhora da Lapa em troca das terras. Por volta de 1743, os religiosos abandonaram o local devido ao seu terreno acidentado e à falta de mão de obra, se mudando para a Baixada Santista[1].

No final do século XIX, chegaram, ao bairro, famílias de diversas nacionalidades. Destacavam-se os tiroleses, vindos do norte da Itália e que eram agricultores. Anos mais tarde, vieram outros italianos, vindos da região de Veneza. Houve, também, imigração portuguesa, espanhola, francesa e sírio-libanesa. Estes eram comerciantes, profissionais liberais, artesãos, sapateiros ou alfaiates. A influência italiana no bairro é muito significativa, tanto que alguns logradouros do bairro têm designações que fazem referência à Itália, e ao Império Romano, tais como: Roma, Coriolano, Cipião, dentre outros.



No século XX, o bairro se tornou industrial. Através da construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway e de suas oficinas, houve a implantação de indústrias como a Vidraria Santa Marina e os frigoríficos Armour, Bordon, Swift e Wilson. Estes estabelecimentos trouxeram operários e técnicos ingleses, croatas, lituanos, poloneses, russos e húngaros (do então Império Austro-Húngaro e fundadores da chamada “Igreja do Galo” na Rua Domingos Rodrigues), que passaram a ser moradores do local e da Lapa de Baixo. As indústrias baseavam-se na proximidade com o Rio Tietê, multiplicando-se ao longo dos anos.

Bairro Lapa SP Trem

Possui 2 linhas:

  • A Estação Lapa é uma estação ferroviária pertencente à Linha 8–Diamante da CPTM, localizada no distrito da Lapa, município de São Paulo, que foi inaugurada originalmente com o nome de Km 7.
  • A Estação Lapa é uma estação ferroviária pertencente à Linha 7–Rubi da CPTM, localizada no distrito da Lapa, município de São Paulo.

Bairro Lapa SP Lojas

  • Lojas Marabraz
  • Center Chacon
  • Lojas Besni Center
  • Magazine Luiz
  • Torra Torra

Bairro Lapa SP Bares

  • Bar Calçada da Lapa
  • Bar Lucena
  • IPo Bar
  • Atlanta Snooker Bar
  • Quintal do Espeto

Bairro Lapa SP O que fazer

Cinco coisas para fazer no bairro da Lapa



1. Mercado Municipal da Lapa – criado em 1954, o mercado é um dos centros tradicionais de abastecimento da cidade e o passeio pelos seus boxes lembra o bom e velho comércio de rua. O prédio de forma triangular, em uma área construída de 4.840 m², foi considerado na época de sua inauguração um dos mais modernos da cidade. Destaque para o pastel e para o sem número de temperos que atraem os amantes da boa cozinha.

2. Mirante da Lapa – o lugar tem uma vista privilegiada da cidade, principalmente para quem quer apreciar o pôr do sol. Possui ainda pistas para corridas ou caminhadas em meio a uma grande área verde. Muitos moradores passeiam com os cachorros por ali e há uma banca de jornais que já é considerada um dos “points” da região.

3. Estação Ciência – embora esteja fechado para obras, o lugar é um passeio obrigatório, ainda mais para quem tem filhos. O prédio, uma antiga fábrica reformada, abriga exposições educativas e interativas para aproximar a ciência (astronomia, geologia, geografia, biologia, tecnologia e humanidades) do cotidiano das crianças.

4.Museu do Relógio – fundado em 1975 com exemplares da coleção particular de seu idealizador, o professor Dimas de Melo Pimenta, o museu passou a receber também doações e, hoje, conta com um acervo de cerca de 600 peças de todo o mundo. O espaço passou por reformas e em 2011 reabriu com novas atrações que mais parecem uma viagem no tempo. Entre as peças interessantes estão o relógio de sol, os cucos e o relógio-gramofone.

5.Teatro Cacilda Becker – inaugurado em 1988, o teatro foi projetado para suprir uma demanda por centros culturais na zona oeste da cidade, sendo o único da Prefeitura na região. Reinaugurado em 2009 após reformas, o teatro é uma excelente opção no bairro e exibe uma variedade de espetáculos durante o ano. O nome é uma homenagem à atriz Cacilda Becker, um mito do teatro brasileiro.

Lapa SP Fotos

Lapa SP Fotos

Outras informações

Mapa de localização



📂 Bairros São Paulo