Museu da Imagem e do Som SP


O Museu da Imagem e do Som (MIS) é um museu público estadual, vinculado à Secretaria da Cultura e inaugurado no ano de 1970.

Fruto de um projeto iniciado alguns anos antes por intelectuais e produtores culturais, como Ricardo Cravo Albin, Paulo Emílio Salles Gomes, Rudá de Andrade, Francisco Luiz de Almeida Salles e Luiz Ernesto Machado Kawall, o museu preserva hoje o patrimônio de audiovisual nacional e abriga diversos documentos sonoros e imagéticos.

Museu da Imagem e do Som SP

Localizado no Jardim Europa, distrito de Pinheiros, tem como objetivo principal, desde sua inauguração até atualmente, preservar e documentar o passado e o presente de manifestações que estão ligadas à arte, imagem e som, como música, cinema, fotografia, artes gráficas, etc., para um levantamento de um painel da vida brasileira nos seus aspectos humanos, sociais e culturais.

Nas década de 1970 e década de 1980, destacou-se como um importante núcleo de difusão artística e educativa, se transformando em um centro de referência para a pesquisa da indústria audiovisual brasileira.



Seu acervo conta com mais de 200 mil itens e, atualmente, possui uma programação cultural variada, voltada a diversos públicos. Vem ganhando destaque na crítica e na mídia por suas exposições bem elaboradas e sobre grandes nomes da arte contemporânea, do cinema, da música, além de dar espaço a novos artistas.

Em 1965, o Museu de Imagem e do Som foi inaugurado durante as celebrações do IV Centenário do município carioca, sendo a instituição cultural pioneira no Brasil, que tornou-se um importante centro de referência da vanguarda audiovisual brasileira. Com um projeto, até então inovador no campo museológico, o MIS-RJ foi criado durante o governo de Carlos Lacerda, na época das comemorações do IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro.

Essa ideia seria, em seguida, adotada por diversos outros governos estaduais, que formaram comissões para instalar MIS regionais. O musicólogo Ricardo Cravo Albin, fundador e diretor do MIS carioca até o ano de 1971, integrou as comissões organizadoras responsáveis por criar Museus da Imagem e do Som.

Atualmente (2017) existem em torno de 23 pelo Brasil todo. No começo, como relata Rudá de Andrade em entrevista ao MIS-SP, o museu carioca dedicava-se sistematicamente em recolher depoimentos de grandes personalidades da época, ato que gerou grande repercussão na imprensa nacional, por conta dos entrevistados.

Foi o então governador de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré, que sugeriu a ideia de criar um Museu de Imagem e do Som na capital paulista visando a publicidade que a produção de tais entrevistas com nomes célebres da cultura brasileira poderia trazer para o governo. O assessor do governador, Luiz Ernesto Kawall, foi um dos grandes responsáveis pela concretização da ideia.



Em meados da década de 1950 se forma o trio que, junto com Kawall, possibilitaria a criação do MIS em São Paulo. Paulo Emílio Salles Gomes, Francisco Luiz de Almeida Salles Gomes e Rudá de Andrade estavam envolvidos em um projeto de consolidação da Cinemateca Brasileira, criada em 1954. Por conta disso, tinham interesse em filiá-la a alguma instituição sólida. A primeira tentativa foi fazê-lo com a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, criada em 1967, mas o projeto não foi realizado com sucesso.

Com a criação de um Museu da Imagem e do Som na cidade de São Paulo, que chega ao trio por meio da Secretaria da Cultura, seria possível vincular a Cinemateca a algum órgão do Governo, já que o presidente do Conselho na época, Péricles Eugênio da Silva, tinha a preocupação de criar uma instituição de respaldo

Museu da Imagem e do Som SP Preço

Para saber corretamente os preços, entre em contato.

Museu da Imagem e do Som SP Programação

A programação fixa, destacam-se o Cinematographo, que conta com projeção de filmes mudos sonorizados ao vivo; o Dança no MIS, que traz ao Museu apresentações site-specific de dança contemporânea; o Estéreo MIS, espaço dedicado a fortalecer e estimular a atuação da música independente nacional; o Cine MIS, espaço permanente de lançamentos de curtas inéditos; e o Notas Contemporâneas, que coleta registros orais de artistas da música erudita e contemporânea com apresentação aberta ao público.

Museu da Imagem e do Som SP Acervo

O acervo do MIS conta com mais de 200 mil itens relacionados à história da produção audiovisual brasileira. São fotografias, filmes (curtas, longas, vídeos e documentários), vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som e registros sonoros e audiovisuais, além dos livros, catálogos, periódicos, CDs, DVDs, VHS, coleções, cuja coleta e criação esteve sempre ligada aos acontecimentos contemporâneos.

As informações sobre a documentação do acervo estão disponíveis em um Banco de Dados online, para facilitar seu acesso.

Museu da Imagem e do Som SP Trabalhe Conosco

Tem interesse em trabalhar no Museu da Imagem e do Som?
Acesse o site, cadastre seu currículo e confira as vagas disponíveis e o histórico de contratações.

Horário de Funcionamento Museu da Imagem e do Som SP

  • Terça a sábado das 10h ás 20h / Domingo das 10h ás 19h

Onde Fica, Endereço e Telefone Museu da Imagem e do Som SP

  • Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2117-4777

Outras informações e site

Mapa de localização



📂 Cultura São Paulo