Sobre o Jaçanã

bairro do Jaçanã

Jaçanã é um distrito situado na zona norte da cidade de São Paulo, pertencente à Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé.

Etimologia

Sítio Guapira é o antigo nome do bairro do Jaçanã, só recebeu esse nome no ano de 1930 em virtude da grande quantidade do pássaro Jaçanã existente na região, permanecendo o nome na Avenida Guapira.

História

Em 1870, o bairro era conhecido como Uroguapira, pois se imaginava que houvesse ouro no local. Como não passou de um boato, abreviou-se para Guapira, nome dado pelos indígenas para a região da Cantareira. Em 1º de junho de 1930, o bairro passou a se chamar Jaçanã (uma espécie de ave ribeirinha, também chamada de parrídea, que se caracteriza pelo tom avermelhado do peito).

O Bairro Jaçanã tornou-se conhecido e imortalizado em toda a cidade de São Paulo pela música Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, em que o compositor fazia referência ao Trem da Cantareira, que ligava o centro da cidade ao reservatório de água Cantareira. Principal meio de transporte do bairro, permaneceu em atividade entre 1893 e 1965. A ferrovia possuía um ramal que passava pelo bairro e chegava até Guarulhos.

Em 1874, os primeiros leitos do Hospital Geriátrico D. Pedro II foram instalados para atender a mendigos e idosos. Em 1906, começava a ser construído o prédio que permanece até hoje, com projeto e arquitetura de Francisco de Paula Ramos de Azevedo. A inauguração ocorreu em 2 de julho de 1911, com a presença de diversas autoridades, como o então presidente do Estado Manoel José de Albuquerque Lins. Em 1904, foi inaugurado o Hospital São Luiz Gonzaga, com o nome de Leprosário Guapira e tinha a finalidade de cuidar de doentes que sofriam de lepra. A partir de 1932, o nome foi mudado e passou a cuidar de doentes de tuberculose. Nesse local também foram feitas as primeiras cirurgias cardíacas e realizado o Primeiro Congresso Brasileiro de Tuberculose.

Em torno de 1934, grandes glebas de terra foram loteadas pelos irmãos Mazzei, tornando a área um típico bairro paulistano de classe média.

Em 1949, no final da Rua Francisco Rodrigues, próximo a duas chácaras e a um grande terreno de onde se tirava argila para a indústria de tijolos Aremina, foi inaugurado o primeiro estúdio de cinema de São Paulo: a Companhia Cinematográfica Maristela. Ali foram rodados filmes com Mazzaroppi, Procópio Ferreira, Adoniran Barbosa e Regina Duarte. Adoniran Barbosa ia para os estúdios no trem da Cantareira, até a estação do Jaçanã, a poucas quadras do estúdio. Esta foi a inspiração para música Trem das Onze.

Em 30 de dezembro de 1983, foi fundado o Museu Memória do Jaçanã, por Sílvio Bittencourt, com a presença de dona Matilde de Lourdes Rubinato, esposa de Adoniran Barbosa. Sílvio, com a colaboração de antigos moradores, reuniu histórias, fotos, jornais, livros e outros objetos para dar início ao registro da história do distrito. Atualmente, o museu encontra-se em situação precária devido à falta de recursos e de investimentos.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Jaçanã na cidade de São Paulo.

Blog do Guia do Bairro do Jaçanã

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias do Jaçanã por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Norte

Vila Gustavo, Tucuruvi, Tremembé, Pq. Edu Chaves, Cidade Guarulhos, Guapira, Vila Gustavo, Mandaqui e Santana

Dados Principais sobre o Jaçanã

População 92.836 hab. (2000)
Renda média R$ 1.776,56
IDH 0,816 - elevado
Subprefeitura Jaçanã / Tremembé
Região Administrativa Nordeste
Área Geográfica 2

Vídeo sobre o bairro do Jaçanã
Veja mais vídeos sobre o Bairro do Jaçanã

Mapa Jaçanã - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres do Jaçanã