SUS SP

O SUS – Sistema Único de Saúde foi criado pela Constituição Federal de 1988 e é constituído pelas ações e serviços de saúde sob gestão pública, através do trabalho conjunto e articulado entre o Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde.

Conforme estabelecido, tem caráter universal e gratuito, isto é, todos os cidadãos têm direito à assistência pelo SUS, e todos os serviços são gratuitos.

SUS SP

Cada nível de governo (federal, estadual e municipal) assume determinadas responsabilidades dentro do SUS, sendo que hoje, através do processo de descentralização das ações, compete aos municípios planejar, controlar e executar a grande maioria dos serviços públicos de saúde.

O SUS adota como modelo a divisão da assistência em três níveis de atenção, organizada de acordo com a complexidade da ação ou do serviço oferecido:



– Atenção básica: constitui o primeiro nível de atenção à saúde e é, preferentemente, o primeiro contato do usuário com o SUS. Através das Unidades Básicas de Saúde e equipes de Saúde da Família, estão disponíveis consultas com as especialidades básicas (Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia) e são oferecidas diferentes ações que envolvem a prevenção de doenças, o diagnóstico e o tratamento das doenças mais freqüentes.

– Média complexidade: compõe-se de ações e serviços cuja prática demande disponibilidade de profissionais especializados e uso de recursos tecnológicos para diagnóstico e tratamento. Podem ser citadas como serviços de média complexidade: exames de ultra-som e raios-X, fisioterapia, terapias especializadas, cirurgias ambulatoriais, etc.

– Alta complexidade: conjunto de procedimentos que envolve alta tecnologia e alto custo, podendo ser citados, dentre outros: assistência ao paciente com câncer, cirurgia cardiovascular, transplantes, procedimentos de neurocirurgia, alguns exames mais complexos, procedimentos de diálise e cirurgia bariátrica (tratamento cirúrgico da obesidade). Conforme já citado, o contato inicial preferencial deve ser feito na Unidade Básica de Saúde mais próxima do local de residência do usuário. Caso necessário, o usuário será encaminhado posteriormente para outras unidades de saúde mais especializadas.

SUS SP Medicamentos

O SUS, através de parceria entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde, distribui gratuitamente medicamentos ambulatoriais padronizados para as diferentes doenças que acometem a população. Para saber quais os medicamentos padronizados que são distribuídos e como fazer para consegui-los, acesse a área da Assistência Farmacêutica do Portal da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

SUS SP Cartão

O cartão SUS é um documento emitido pelo Governo Federal, que permite a qualquer cidadão brasileiro ser atendido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde – SUS, em qualquer lugar do país.



Para evitar problemas com demora no atendimento, filas e agilizar o seu processo, veja abaixo o passo a passo, como realizar o pré-cadastro no site. Siga as instruções a seguir:

  • 1. Primeiro, deve-se acessar o site do DigiSUS.
  • 2. Em seguida, preencha todos os seus dados pessoais como CPF, nome completo, data de nascimento, local de nascimento, nome da mãe, dentre outros;
  • 3. Aconselha-se que cadastre também o seu e-mail caso precise recuperar senhas, dados, fazer emissão de segunda via, etc.
  • 4. Por fim, marque a caixa anti-robô e confirme o procedimento.

Após o preenchimento dos dados, será gerado um protocolo de cadastro, que deverá ser impresso para ser validado junto a um operador da unidade de saúde credenciada em até 60 dias. Não esqueça de levar os documentos e comprovantes de identificação do cidadão, bem como endereço fornecido no auto cadastro de sua senha do cartão.

Os dados fornecidos no sistema devem pertencer ao próprio cidadão que esta se apresentando ou que os dados sejam de um dependente legal devidamente identificado.

Para a emissão do cartão basta se dirigir até Secretaria Municipal de Saúde de seu Município ou em uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP.

A solicitação do Cartão Nacional de Saúde também pode ser feita Postos ou Centros de Saúde, em algum dos Hospitais do município ou em outro local indicado pela Secretaria de Saúde do Município, ou eventualmente, pela Secretaria de Saúde do Estado.

Finalizado o cadastro na unidade, o cartão será impresso já com as informações do cidadão e o número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país. É possível também realizar um pré-cadastro do cartão do SUS online.

SUS SP Vacinas

O calendário oficial de vacinação recomendado pela Secretaria da Saúde de São Paulo pode ser visto a partir do portal, na área do Cidadão.

SUS SP Denúncia

Cada nível de governo (federal, estadual e municipal) assume determinadas responsabilidades dentro do SUS, sendo que hoje, através do processo de descentralização das ações, compete aos municípios planejar, controlar e executar a grande maioria dos serviços públicos de saúde.
Desta forma, para fazer uma denúncia ou reclamação, procure inicialmente a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade.

Horário de Funcionamento SUS SP

  • Segunda a sexta das 8h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone SUS SP

  • Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 188 – Cerqueira César – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3066-8000

Outras informações e site

Mapa de localização



Deixe seu comentário