Survival Guides segue até 14 de novembro na Vila Madalena


A DOC Galeria tem o prazer de ser a primeira galeria a participar do projeto Survival Guides apresentando a exposição que é o resultado de um projeto inédito da fundação UNHATE da Benetton em parceria no Brasil com o Projeto Quixote.

O trabalho é um workshop com 25 jovens moradores das ruas de São Paulo e coordenado pelo diretor artístico da revista COLORS, da Benetton, o artista britânico Patrick Waterhouse.

Os jovens envolvidos no projeto tiveram uma semana de vida comum em um verdadeiro acampamento em uma das sedes do Projeto Quixote, onde cada um deles realizou um manual de sobrevivência sobre a cidade de São Paulo. Através de uma mistura de fotografia, narração de histórias e entrevistas, os jovens puderam partilhar a sua bagagem cultural sobre a vida na rua, o que podem e não podem fazer, os desafios que enfrentam e como superá-los.

Este workshop teve como objetivo estimular a expressão artística entre os jovens em situação de risco e de rua e encorajá-los, através deste instrumento, a contar as suas histórias e as suas experiências. A iniciativa, seguindo a filosofia da Benetton,  quer afastar o medo de quem é visto como diferente, sobretudo se de uma outra classe social. E é o medo que, dificultando a compreensão do outro, está entre as causas da marginalização que atinge os jovens que vivem na rua e da inércia com a qual as suas condições são aceitas como inevitáveis e quase naturais.

A Fundação UNHATE, um desejo de Alessandro Benetton criada em novembro de 2011 com uma campanha de comunicação mundial, representa um dos componentes de uma nova estratégia de responsabilidade social da empresa, e também o centro do compromisso social do grupo. O seu objetivo é contribuir para combater a cultura do ódio (conforme os valores que formam o DNA do Benetton Group), e organizar iniciativas e projetos concretos utilizando a arte como incentivo principal, a fim de provocar um forte impacto na comunidade internacional, sobretudo nas novas gerações, envolvendo instituições, organizações internacionais, ONGs e representantes da sociedade civil.





O Projeto Quixote é uma associação ligada a UNIFESP Universidade Federal de São Paulo na sua dimensão de ensino e pesquisa e é reconhecido pelo Ministério da Justiça do Brasil como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos. A sede fica em São Paulo e a sua missão é de transformar a história de crianças, jovens e famílias em complexas situações de risco social, por meio de atendimento clínico, pedagógico e social integrados,e além disso, gerar e disseminar conhecimento.

Sobre o projeto:

O QUE VOCÊ FARIA SE PRECISASSE SOBREVIVER NA CIDADE?

ONDE VOCÊ CONSEGUIRIA COMIDA? OU ABRIGO?

QUE FERRAMENTAS VOCÊ TERIA SEMPRE À MÃO?

VOCÊ SERIA CAPAZ DE SE MANTER SEGURO?

VIVO?

Estes jovens conseguem.

Todos os dias, eles enfrentam desafios que a maior parte de nós nem cogita. Eles aprenderam algumas habilidades.

Michael é um gênio do papelão. Algumas caixas e ele pode te garantir uma noite de abrigo para uma noite de chuva. Arthur vai da zona sul à zona norte e de volta à zona sul com um único bilhete de ônibus. Ele nunca é pego. Renan sabe que o melhor jeito de conseguir alguma coisa é sorrindo. Seja sempre muito educado.

Por 6 dias, de 17 a 22 de outubro de 2012, um grupo de 23 crianças dividiram suas técnicas para sobreviver nas ruas de São Paulo, numa parceria entre a Fundação UNHATE, do Grupo Benetton, e o Projeto Quixote. Guiados pelo diretor criativo da revista Colors, Patrick Waterhouse, o fundador do Projeto Quixote, Auro Lescher, e um grupo de educadores, eles se envolveram em uma série de atividades misturando fotografia, ilustração e narrativa.

Esses são garotos que não estão acostumados a falar deles mesmos, então as histórias vem aos pedaços. Mas eles sabem o que dizem.

ESCUTE. VOCÊ NUNCA SABE QUANDO VAI PRECISAR SOBREVIVER NA CIDADE.

INFORMAÇÕES DO EVENTO

Data(s): Até 14 de novembro
Preço(s): Grátis
Onde: DOC Galeria
Endereço: Rua Aspicuelta, 662 – Vila Madalena



📂 Notícias Anápolis