Sumaré: Região Central recebe vistoria para índice de Breteau


A região Central em guia da cidade Sumaré receberá na próxima segunda-feira (dia 11) a equipe do Programa de Combate à Dengue para a coleta de dados do Índice de Breteau, metodologia que mede o nível de infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.  Os trabalhos, que começaram na última  segunda-feira (dia 04), foram realizados nas regiões da Área Cura, Matão, Maria Antônia, Altos de Sumaré e Nova Veneza.   Os 20 agentes de endemias,  divididos em duplas,  vistoriaram nestas  cinco regiões mais de 3 mil imóveis.

Hoje (08) o Índice de Breteau foi realizado na região de Nova Veneza. Na terça (dia 12) o Combate à Dengue encerra a coleta de dados nas regiões do João Paulo e  Picerno. De acordo com coordenador do Programa, Sergio Rumin, o índice breteau tem o objetivo de medir o grau de infestação do mosquito em todo o município. O índice que permite identificar o tipo de criadouro predominante no domicílio, é calculado de acordo com o número de focos encontrados durante as vistorias. “A partir dos resultados ações mais consistentes e específicas  poderão ser traçadas, atingindo o foco em sua essência”, afirmou Rumin.



Sérgio pede a colaboração dos moradores, permitindo a entrada dos agentes nas residências para realizar o Índice de Breteau. “Todos os servidores destacados para esta ação estão devidamente uniformizados e com crachá de identificação. Ao entrar nas residências, os agentes vistoriam toda a casa. Por isso, pedimos a colaboração dos moradores, permitindo a entrada destes funcionários, uma vez que esta vistoria se faz importante para que possamos definir as futuras ações de combate ao mosquito da dengue em nossa cidade”, explicou.

NÚMEROS

Até o momento, Sumaré registra 2.121 notificações de suspeitas de dengue. Dessas, 468 estão descartadas (negativos) e 901 confirmadas (positivos) – sendo 07 contraídas em outros locais (importados). As outras 752 estão em investigação, seja para colher nova sorologia, para fechar as fichas clínico-epidemiológicas que determinarão se são positivos ou negativos; ou que aguardam resultados laboratoriais.

Fonte: Prefeitura de Sumaré





📂 Notícias Sumaré