Sindcont SP

Sindcont SP
5 (100%) 1 voto

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, por onde passaram e passam os principais líderes da profissão, representa em sua base territorial, cerca de 87.000 associados e filiados, distribuídos entre Profissionais da Contabilidade, Auditores e Peritos Contábeis.

Desde sua fundação, a entidade segue trabalhando em prol da defesa dos interesses destes profissionais.

Sindcont SP

O Sindcont-SP oferece uma gama de atividades de valorização profissional, além de benefícios junto às empresas parceiras.

Em sua ampla sede social com cerca de 2.000 m², localizada no Centro de São Paulo, a instituição conta com um espaço de convivência para receber seus associados, equipado com uma estrutura multiuso para eventos e solenidades, proporcionando maior conforto e a convivência entre os pares da área contábil, que o Sindcont-SP acredita ser fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.



O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP figura como a instituição contábil mais antiga do estado de São Paulo e a segunda mais antiga do Brasil.

A entidade é fruto do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, fundado em 1919 por 11 jovens contabilistas, liderados pelo professor Francisco D’Auria, que buscavam promover o avanço do aprendizado na área contábil e criar uma instituição que representasse todas as pessoas físicas do ramo da Contabilidade na capital paulista e grande São Paulo.

Em 1927, o professor Francisco D’Auria, primeiro presidente do IPC, apresentou o “Registro Geral de Contabilistas do Brasil” com o intuito de consolidar a profissão contábil no país com a devida regulamentação.

Mais adiante, em 1930, a Classe registrou duas importantes conquistas para seu desenvolvimento: a regulamentação do ensino comercial e da profissão do contabilista e a instituição do registro obrigatório dos guarda-livros e dos contadores na Superintendência do Ensino Comercial.

A atual nomenclatura da instituição foi adotada em 29 de agosto de 1941, a partir da unificação das bases do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC e do Sindicato dos Contadores de São Paulo, grupo criado em 1932 sob a liderança do professor Sérgio Ferrata e que reunia associados dissidentes do IPC.

Entre os objetivos do Sindcont-SP estão a valorização da imagem da profissão contábil e ações para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da Contabilidade. Além disso, entre as conquistas do Sindicato está a o Sindcont-SP liderou os trâmites para a fundação da Federação dos Contabilistas de São Paulo – Fecontesp.

Com uma história marcada pelas lutas em prol da valorização do profissional da Contabilidade, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP empenha-se na valorização da Classe e na defesa dos interesses dos contabilistas perante outras entidades, órgãos públicos e a sociedade.

Sindcont SP Cursos e Palestras

Oferece cursos presenciais, com pontuação e EAD.
Para informações sobre os cursos e palestras disponíveis acesse o site.



Sindcont SP Contribuição Sindical

PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA PROFISSIONAL ESTA NA FORÇA DAS ENTIDADES QUE A REPRESENTAM.

A afirmação pode não ser pactuada por todos, mas, inegavelmente é uma realidade com a qual temos de conviver no dia a dia do profissional da contabilidade, tanto nas relações com os tomadores de seus serviços como no exercício da atividade junto aos órgãos públicos, entidades congêneres, obrigações tributárias e, inclusive, no aprimoramento e reciclagem profissional, dadas as constantes alterações do arcabouço legal que deve observar para cumprimento do seu mister.

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, como disposto em lei (artigo 579 da CLT), “…é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato ….”.

A par desta determinação legal, impõe ainda a legislação que: “…Para os profissionais liberais a penalidade consistirá na suspensão do exercício profissional, até a necessária quitação, e será aplicada pelos órgãos públicos ou autárquicos disciplinadores das respectivas profissões…” (artigo 599 da CLT).

Outrossim, como se depreende dos dispositivos legais aplicáveis, impõe-se ressaltar a diferença entre a contribuição sindical da Pessoa Jurídica da qual o profissional é sócio ou titular, que na verdade se constitui em uma CATEGORIA ECONÔMICA, da contribuição sindical do PROFISSIONAL LIBERAL, categoria profissional. Portanto, as empresas que possuem registro como tal, inclusive no CEI, devem recolher a contribuição da CATEGORIA ECONÔMICA ao Sindicato próprio das empresas, e, o profissional liberal que atua como pessoa física, autônomo, empregador ou empregado, deverá recolher como CATEGORIA PROFISSIONAL ao sindicato da sua base territorial.

O valor da contribuição sindical, no caso de contabilista empregado, será equivalente a 1/30 (um trinta avos) de seu salário nominal, de acordo com a Nota Técnica 21, de fevereiro/2009, do Ministério do Trabalho e Emprego, respeitando o salário normativo da categoria para apuração do recolhimento mínimo. Não será reconhecida a quitação da Contribuição Sindical em caso de recolhimento de valores inferiores.

Sindcont SP JUCESP

O Posto de Serviços da Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp, instalado no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, está preparado para atender aos usuários da Junta, onde são protocolados vários tipos de processos no âmbito do Registro Público de Empresas Mercantis, juntamente com o DBE ou Protocolo de Transmissão da RFB, tais como:

Constituição, alteração contratual/estatutária, enquadramento (ME ou EPP), desenquadramento (ME ou EPP), distrato social/dissolução, incorporação, fusão, cisão e transformação; requerimento de empresário individual de abertura, alteração, enquadramento (ME ou EPP), desenquadramento (ME ou EPP) e baixa; fichas de breve relato, expressas ou completas; buscas de nomes; certidões de breve relato, específica ou simplificada e fotocópias de documentos.

Horário de atendimento do posto de serviços da Jucesp no Sindcont-SP: de segunda a sexta-feira, das 9h15 às 16h.
Mais informações: (11) 3224-5142, 3224-5139, 32245138, 3224-5123, 3224-5122 e 3224-5120.

Horário de Funcionamento Sindcont SP

  • Segunda a sexta das 7h30 às 22h

Onde Fica, Endereço e Telefone Sindcont SP

  • Praça Ramos De Azevedo, 202 – República, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3224-5100

Outras informações e site

Mapa de localização



Deixe seu comentário