OAB de Diadema mira Ficha Limpa


A gestão 2013-2015 da direção da 62ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Diadema mal começou, mas a nova administração já anunciou ações da entidade.

Empossada na última sexta-feira (1º) como presidente da subseção diademense, Marilza Nagasawa revelou que a OAB pretende enviar à Câmara Municipal de Diadema nos próximos meses, através de iniciativa popular, a Lei da Ficha Limpa municipal. Ainda não há previsão de quando a proposta será encaminhada ao Legislativo, mas Marilza destacou que o projeto não deve demorar muito para sair do papel.

“Nós só estávamos esperando a posse das comissões, porque  a partir do trabalho de cada uma é que o projeto será criado”, disse. No ABCD, a Ficha Limpa municipal vigora apenas na cidade de São Caetano. A lei vai regulamentar a contratação de funcionários (concursados e comissionados) no Executivo e Legislativo que possuem condenações na Justiça.

Outra novidade anunciada durante a posse foi a criação de um site próprio da subseção de Diadema. A página vai conter informações sobre as atividades da unidade e, inclusive, auxiliar na emissão de carteiras da OAB aos novos advogados.

“Nós vamos aproveitar tudo o que ficou de bom (da antiga direção), mas estruturando e modificando de acordo com as necessidades atuais”, destacou Marilza, emocionada com a festa.



PREFEITO



Presente no evento na cidade de Diadema, o prefeito Lauro Michels (PV) foi elogiado pela classe por quebrar a tradição de chefes dos Executivos que não prestigiavam as posses das direções. Todavia, o verde estava visivelmente constrangido por ter integrado a mesa com a nova direção. A chapa que Marilza compôs nas eleições da OAB, no ano passado, era oposta ao grupo apoiado pelo prefeito. “Apoiei outra chapa, mas mesmo assim vim de peito aberto e de coração”, disse Michels.

Durante o discurso, o prefeito chegou a citar a mudança da sede da OAB. Proprietário da casa que atualmente abriga a unidade, Michels propôs aumentar o aluguel em quase 200% para permitir a permanência da nova direção no local. “Não tem nenhum problema em a OAB continuar lá”, disse o prefeito, deixando alguns advogados constrangidos com as declarações.

Outro fato que resultou em comentários no final do evento foi o prefeito ter dito que cedeu o espaço do Teatro Clara Nunes para que a entidade não tivesse que desembolsar o aluguel de outro salão para realizar a cerimônia da posse. “Eu pago impostos, o teatro é público”, sussurrou um advogado.

DIREÇÃO

A direção da  OAB de Diadema é encabeçada por Marilza e conta com os advogados Arnaldo Henrique Bannitz na vice-presidência; Edivaldo Lubeck na secretaria geral, além de ter o procurador municipal Luiz Incerpi como secretário adjunto e Deniva Maria Borges como tesoureira.

Fonte: Rede Bom Dia



📂 Notícias Diadema