Museu do Futebol SP


Localizado numa área de 6.900 m² no avesso das arquibancadas de um dos mais antigos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país.

A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da  história e cultura.

Museu do Futebol SP

É um museu, portanto, aberto ao convívio de todos os públicos, amantes ou não do esporte mais popular do planeta. O atendimento ao visitante é prioridade nas ações educativas do Museu, que também concebe e desenvolve exposições temporárias e itinerantes, além de diversificada programação cultural.

O Museu é totalmente acessível ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física (escadas rolantes, elevadores, piso podotátil, cadeira de rodas) quanto de acessibilidade comunicacional (audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc).



Em 2013, inaugurou o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que possui a primeira biblioteca pública especializada em futebol no país, com mais de 3 mil títulos nacionais e estrangeiros.

Desde a inauguração, o Museu do Futebol é administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte (antigo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro – IFB), entidade privada sem fins lucrativos que presta serviço público de interesse da comunidade. Parte dos recursos disponibilizados para a administração do Museu do Futebol provém do Estado e parte provém de captações realizadas pela própria entidade (ingressos, locações, patrocínios etc.).

Trata-se de um modelo de gestão de equipamentos culturais vigente no Estado de São Paulo desde 2005 e que tem mostrado resultados positivos. Além de garantir a qualidade no atendimento ao público, as organizações sociais vêm oxigenando as ações do Estado na área da cultura e garantindo uma bem-sucedida parceria entre poder público e sociedade civil organizada.

A OS tem a função de manter os equipamentos e os instrumentos necessários para a realização dos serviços contratados, bem como a integridade física da edificação ocupada pelo Museu. Também se compromete em gerar ações e conteúdos coerentes com as especificações da instituição que administra, ao mesmo tempo em que os divulga buscando atingir e dar acesso ao maior número possível de pessoas.

Museu do Futebol SP Preço

Para saber os preços dos ingressos, acesse o site.

Museu do Futebol SP Ingressos

MEIA-ENTRADA

  • Estudantes: mediante apresentação de carteirinha válida, comprovante de matrícula (do ano corrente, impressa ou digitalizada) ou boleto bancário (com data de vencimento no mês corrente, impresso ou digitalizado).
  • Aposentados: mediante apresentação do comprovante da concessão do benefício (cartão do INSS ou holerite de aposentado).
  • Maiores de 60 anos: mediante apresentação do documento de identidade.
  • De 28/05/2019 até 20/10/2019, Clientes Itaú, incluindo um acompanhante, pagam meia-entrada. Basta apresentar o cartão na bilheteria. O desconto não é cumulativo com outros descontos ou benefícios e é sujeito a disponibilidade.

FORMAS DE PAGAMENTO

  • Dinheiro ou cartões: VISA, MasterCard e Elo – débito/crédito. Não aceitamos cheques.

DIA GRATUITO

  • As terças – feiras o ingresso é gratuito para todos os visitantes.

ISENÇÃO DO VALOR DO INGRESSO

  • Crianças até 6 anos.
  • Professores, coordenadores e diretores, supervisores, quadro de apoio de escolas públicas (federais, estaduais ou municipais) e quadro da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com apresentação do holerite do mês corrente ou anterior (impresso ou digital). A gratuidade é estendida a cônjuge ou companheiro(a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que acompanharem a visita.
  • Pessoas com deficiência. A gratuidade é estendida a 1 acompanhante.
  • Policiais militares, civis e da Polícia técnico-científica da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com apresentação do holerite do mês corrente ou anterior (impresso ou digital). A gratuidade é estendida ao cônjuge ou companheiro (a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que os acompanharem na visita.
  • Taxistas, mediante a apresentação do Condutax. A gratuidade é estendida a 1 acompanhante.
  • Visitantes portando o “Passaporte dos Museus” da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
  • Visitantes do “Circular Turismo SP”, mediante apresentação do bilhete válido.
  • Funcionários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, mediante apresentação do crachá.
  • Funcionários dos Museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, mediante apresentação do crachá.
  • Profissionais de museus filiados ao ICOM, mediante apresentação de carteirinha.
  • Grupos provenientes de escolas públicas e de instituições sociais sem finalidades lucrativas que trabalham com pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social podem ter isenção do ingresso. Em caso de visita educativa agendada (veja informações aqui), o ofício será solicitado no momento do agendamento. Em caso de visita não agendada, o ofício deverá ser enviado com antecedência mínima de três dias antes da data da visita para o e-mail administrativo@museudofutebol.org.br . A organização deverá aguardar confirmação da isenção por e-mail. A análise da solicitação da isenção do pagamento não será feita no dia da visita.

Acesse o site para emitir o modelo de ofício.

VISITAR COM CONFORTO

  • Idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mulheres grávidas ou com crianças de colo têm acesso preferencial à bilheteria e entrada.
  • Vai estacionar na Praça Charles Miller? Compre em pontos de venda autorizados ou use os aplicativos para celular – 1 CAD (Cartão Azul Digital
  • Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas pelos pais e/ou responsáveis.
  • Não é permitido beber, comer ou mascar chicletes dentro do Museu. Há bebedouros ao longo da exposição.
  • Mochilas, bolsas, sacolas, pacotes, malas e guarda-chuvas devem ser deixados no guarda-volumes localizado na bilheteria.
  • Não é permitido fumar dentro do Museu.
  • Evite falar ao celular dentro do Museu.
  • Em caso de queda de energia elétrica, o acesso do público poderá ser interrompido e os visitantes que já ingressaram no Museu poderão solicitar a devolução do valor pago por seu ingresso.
  • A capacidade interna do Museu é de 1.500 pessoas ao mesmo tempo. Assim, se este total for ultrapassado, os funcionários controlarão a entrada de novos visitantes evitando a super lotação e garantindo a segurança de todos.

Museu do Futebol SP Visitas

O Museu do Futebol, por meio do seu Núcleo Educativo, oferece visitas a grupos, conduzidas por educadores formados em diversas áreas do conhecimento.

Para visitar o Museu em uma visita educativa, é preciso fazer agendamento prévio. O agendamento é feito exclusivamente pelo telefone (11) 3661-2273, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h30.

A mediação é a metodologia utilizada para que a vivência e a troca entre o educador e o grupo resultem em uma experiência estética, crítica e lúdico-pedagógica dentro do museu.

Os educadores desenvolvem diferentes roteiros, escolhidos conforme o perfil do grupo, como faixa etária ou instituição de proveniência. Baseados em pesquisa e referências interdisciplinares, os roteiros das visitas têm como propósito provocar reflexões sobre a história, a sociedade e a cultura, utilizando o futebol como fio condutor.

A visita educativa dura em média 1h e 30 minutos e é aberta a qualquer instituição, sejam escolas, universidades, ONGs, Associações, escolas de futebol, clubes e federações, empresas, agências de turismo, etc. A capacidade de atendimento do Museu do Futebol é de 56 horários por semana, cada horário corresponde a 1 grupo de até 20 pessoas distribuídos da seguinte maneira:

Horários para visitas educativas – De terça a sexta:



  • 9h – 2 horários para máximo de 40 pessoas + 4 responsáveis
  • 10h – 2 horários para máximo de 40 pessoas + 4 responsáveis
  • 12h – 4 horários para máximo de 80 pessoas + 8 responsáveis
  • 13h – 4 horários para máximo de 80 pessoas + 8 responsáveis
  • 15h – 2 horários para máximo de 40 pessoas + 4 responsáveis

Essa capacidade pode sofrer alterações conforme horários de jogos no Estádio do Pacaembu e alterações no quadro de educadores da instituição.

Para participar, leia atentamente as condições abaixo.

COMO PARTICIPAR? FAÇA SEU AGENDAMENTO

  • Para visitar o Museu em uma visita educativa, é preciso agendamento prévio.
  • O agendamento é feito exclusivamente pelo telefone (11) 3661-2273. Não são aceitos pedidos enviados por e-mail.
  • O horário de atendimento para realizar o agendamento é de segunda a sexta, das 8h30 às 12h30. Aos sábados, domingos e feriados não há o serviço de agendamento.
  • Programe-se: a agenda é aberta a partir do primeiro dia útil de cada mês para os horários disponíveis no mês seguinte. Por exemplo, no primeiro dia útil de janeiro são abertas as vagas para visitas no mês de fevereiro e assim subsequentemente. Não é permitido realizar agendamento com data de visita prevista para além do mês subsequente.
  • O serviço de agendamento para determinado mês encerra-se quando as vagas são esgotadas. Se isso ocorrer, é necessário aguardar o primeiro dia útil do mês seguinte, quando o serviço é reaberto.
  • Informações solicitadas pelo agendamento: nome, cidade, e-mail e telefones da instituição e dos responsáveis que virão ao Museu, além da faixa etária do grupo. Tenha em mãos essas informações para facilitar o atendimento.
  • Busque o serviço de agendamento tendo previamente algumas opções de datas e horários de interesse, caso o de sua preferência já esteja esgotado.
  • Informe no ato do agendamento, se souber, se haverá pessoas com deficiência ou outra especificidade no grupo.

FIQUE ATENTO!

  • Datas ou horários disponibilizados poderão sofrer alterações de acordo com o horário dos jogos realizados no Pacaembu. Antes de visitar o Museu verifique a agenda.
  • Os grupos que não puderem realizar as visitas agendadas por motivos de força maior, como a interrupção no funcionamento do Museu devido à queda no fornecimento de energia, jogo no Estádio, ou outras razões, terão prioridade no reagendamento.
  • O reagendamento será feito no prazo máximo de até 30 dias a partir da data do agendamento original e de acordo com a disponibilidade de agendas e horários do Museu e da instituição.

LISTA DE ESPERA

  • Caso todos os horários de agendamento estejam esgotados, os interessados poderão optar por entrar em uma lista de espera ou aguardar o próximo mês e a reabertura do serviço de agendamento.
  • Caso ocorra a desistência de um grupo agendado com até 7 dias úteis, haverá o chamamento dos grupos da lista de espera.

APÓS O AGENDAMENTO: A CONFIRMAÇÃO DA VISITA

  • Após a realização do agendamento por telefone, será enviado à instituição, através do e-mail informado, o Formulário de Visita e o Comprovante de Agendamento com as Orientações de Visitação.
  • O Formulário de Visita deverá ser preenchido por um dos responsáveis do grupo que virá ao Museu e enviado por e-mail.
  • Importante: O Comprovante de Agendamento com as Orientações de Visitação deve ser lido com atenção, impresso, preenchido pelo responsável e apresentado no dia da visita para o(a) educador(a) que fará a visita.
  • Caso a instituição não receba o e-mail do Agendamento de Grupos no mesmo dia (favor verificar antes na Lixeira ou na pasta de Spam), entre em contato para ser enviado novamente.
  • O correto preenchimento do Formulário também auxilia à equipe de educadores na preparação da visita, proporcionando o seu melhor aproveitamento.

VISITA CONFIRMADA: COMO SE PREPARAR?

  • Cada grupo deve ter, no máximo, 20 pessoas e até 2 responsáveis. Se você agendou uma visita para mais pessoas, organize-se as previamente em diferentes grupos. Saiba quem estará em cada grupo para facilitar o acompanhamento.
  • Sempre que possível, os grupos devem ser organizados por proximidade de faixa etária.
  • É imprescindível a presença de pelo menos 1 responsável para cada grupo de 20 pessoas e recomenda-se, se possível, haver 2 responsáveis por grupo.
  • Os responsáveis pelo grupo devem ser, obrigatoriamente, maiores de idade, pois responderão pelo grupo durante toda sua permanência no museu.
  • Verifique o tempo de chegada até o Museu do Futebol para não se atrasar no dia. Em caso de atrasos superiores a 15 minutos o grupo poderá visitar o Museu, mas não terá, necessariamente, o acompanhamento do educador.
  • O Museu não possui estacionamento próprio, mas os ônibus e vans podem parar na Praça Charles Miller, que fica em frente ao Estádio. É cobrado o cartão de Zona Azul, disponível somente no sistema digital. Compre somente em postos autorizados ou tenha o aplicativo em seu smartphone.
  • Se quiser almoçar no Museu do Futebol, é possível reservar mesas e organizar o serviço com antecedência.

COMO FUNCIONA A VISITA? REGRAS E DICAS PARA A MELHOR EXPERIÊNCIA

  • A visita dura em média 1 hora e 30 minutos.
  • Procure chegar com 15 minutos de antecedência do horário agendado, para organizar a entrada e a retirada dos ingressos.
  • Ao chegar ao Museu, o responsável deve-se dirigir à Bilheteria para a retirada dos ingressos.
  • Deixe mochilas e bolsas no ônibus, pois o guarda-volumes do Museu tem restrição de quantidade e de tamanho.
    O educador receberá o grupo e realizará um acolhimento: um momento importante para criação de laços afetivos e introdução ao que será desenvolvido durante a visita. Essa seguirá a partir do roteiro e das estratégias preparadas pelo educador, que também programa a sua conclusão, com uma reflexão do que foi dialogado durante o percurso.
  • Aproveite a visita dialogando com o educador. Siga as regras pactuadas com ele para que sua experiência seja única e agradável.
  • Ao término da visita, solicita-se ao responsável pelo grupo que avalie a experiência por meio de um formulário entregue pelo educador. A avaliação é muito importante para que a experiência seja aprimorada.

VISITAS EXCLUSIVAS

  • Sua empresa pode visitar o Museu do Futebol com exclusividade em horários especiais: segundas-feiras das 9h às 22h ou de terça a domingo das 18h às 22h.
  • É uma excelente oportunidade para promover ações de relacionamento com parceiros e clientes, unindo o melhor de um equipamento cultural aos seus objetivos e negócios. Também é uma ótima opção para ações de endomarketing, de integração de equipes e comemorações de final de ano.
  • Para consultar preços e condições, escreva para eventos@museudofutebol.org.br

Museu do Futebol SP Café e Loja

FLOR CAFÉ

Opções para cafés, refeições e lanches rápidos em ambiente agradável com decoração moderna e aconchegante, localizado em um dos cartões postais da cidade.

  • Terça, 10h às 22h30 (futebol de botão a partir das 19h)
  • Quarta a sexta, 10h às 19h
  • Sábados e domingos, 10h às 18h
  • Fechado às segundas

Em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, o Flor Café obedece ao horário de funcionamento do Museu do Futebol, consulte a Agenda.

Contato: (11) 3362-0088

LOJA FUTEBOL SUPERSTORE

Aproveite sua visita ao Museu do Futebol para conhecer os produtos da loja Futebol SuperStore. Na loja você encontra camisas de times brasileiros e internacionais, bolas, acessórios e uma enorme variedade de produtos ligados ao futebol!

  • Terça a domingo, 10h às 18h
  • Em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, a loja obedece o horário do funcionamento do Museu do Futebol, consulte a Agenda.
  • Contato: 0800 777 5677

Horário de Funcionamento Museu do Futebol SP

  • Terça a domingo das 9h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Museu do Futebol SP

  • Praça Charles Miler, s/n – Pacaembu – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3664-3848

Outras informações e site

Mapa de localização



📂 Cultura São Paulo