Município Praia Grande SP

Praia Grande é um município na Região Metropolitana da Baixada Santista, estado de São Paulo, Brasil.

A estimativa da população, de acordo com a revisão censitária do IBGE para 2018 era de 319 146 habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do litoral paulista, depois de São Vicente e Santos.

Município Praia Grande SP

Com uma área de 149,253 km², a densidade demográfica é de 1 781 habitantes/km².

O município é formado pela sede e pelo distrito de Solemar.



A cidade de Praia Grande tem uma das praias mais movimentadas do Brasil, tendo sido eleita pelo Ministério do Turismo como a 4ª cidade que mais recebe turistas no país durante a temporada de verão, depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis[8]. Na alta temporada, recebe cerca de 1,86 milhão de turistas[9] (mais de cinco vezes a sua população fixa, que também vem se expandindo depressa: com crescimento de 56 000 habitantes entre 2000 e 2009, Praia Grande recebeu o título de “a cidade que mais cresce no Brasil”).

Praia Grande é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo governo paulista, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.

Existem outros municípios, que não sendo estâncias balneárias, ainda assim são estâncias turísticas. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado, através do Departamento de Apoio às Estâncias do Estado de São Paulo, para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar, junto a seu nome, o título de “estância balneária”, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Praia Grande forma, junto com os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santos e São Vicente, a Região Metropolitana da Baixada Santista, criada pela Lei Complementar 815, de 30 de junho de 1996, tornando-se, assim, a primeira Região Metropolitana brasileira criada sem status de capital estadual. A região possui 1 765 927 habitantes, conforme atualização do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgado em 2013.

Até a chegada dos portugueses, no século XVI, as terras do atual município eram habitadas pelos índios tupiniquins. A região foi uma das primeiras colonizadas pelos portugueses no Brasil. Tal colonização se iniciou com a chegada de Martim Afonso em 1532. A primeira vila fundada pelo explorador, enviado pela coroa portuguesa, foi justamente a de São Vicente, de que Praia Grande foi parte até 1967.

Depois da emancipação, a cidade acelerou levemente o ritmo de crescimento experimentado desde a década de 1950, ganhando maior qualidade em seus serviços públicos, dada a proximidade do poder municipal com a realidade da população local. Na década de 1980, a cidade ganhou novo impulso para seu crescimento, com a inauguração da Ponte do Mar Pequeno (no trecho final da Rodovia dos Imigrantes), ligando a ilha de São Vicente à cidade, e resolvendo dois problemas de uma só vez: além de desafogar o trânsito na saturada Ponte Pênsil, a cidade ganhava uma ligação direta à capital, sem a necessidade de se passar pelas cidades de Santos e São Vicente, a fim de acessar a Via Anchieta, então a única opção para se chegar à capital. Assim, Praia Grande passou a ser o balneário mais próximo da capital.



No entanto, esta facilidade de acesso trouxe grandes inconvenientes, que viriam a ser solucionados a partir de 1993, quando a cidade iniciou uma verdadeira revolução: o sistema de transportes foi totalmente remodelado, mais de 90 por cento das ruas foi pavimentada, o esgoto iniciou uma expansão em coleta (que começou com 60 por cento dos domicílios, com previsão de chegar a 100 por cento até 2012), sendo tratado e arremessado a mais de 3 quilômetros da costa, a orla da praia e os principais pontos turísticos foram totalmente reurbanizados, proibiu-se a entrada de ônibus de excursões sem prévia licença da prefeitura, o sistema viário foi totalmente revisto e readequado, em intervenções que ocorreram até 2006.

Alguns projetos ainda deverão ser implantados na cidade, independentemente da administração, como o Aeroporto de Cargas na região do Andaraguá, os campi da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e da Universidade Federal de São Paulo, a transformação do aterro sanitário municipal em parque ecológico (que aguarda descontaminação do solo) e a Rota 700, que ligará o Anhanguera à Imigrantes.

Praia Grande SP Pousadas

Conheça algumas pousadas em Praia Grande:

  • Pousada Alojaki Hostel
  • Pousada PG One
  • Pousada Tupi
  • Pousada charme charmant

Praia Grande SP O Que Fazer

Como um dos destinos mais badalados do litoral do estado de São Paulo, Praia Grande recebe turistas que, em sua imensa maioria, estão em busca de muita sombra e água fresca. Seus 23 km de orla são o maior atrativo para todos que chegam lá, com opções para todos os gostos e bolsos.

Então é só escolher uma delas e aproveitar o mar paulista nas férias para descansar.

Naturalmente, a Praia do Boqueirão é a mais famosa e requisitada da cidade. Sempre cheia no verão, ainda guarda enorme beleza apesar dos prédios grandes atravessando a rua.

A urbanização é bem moderna, então pode esperar uma ótima estrutura para receber os visitantes. A ciclovia é uma boa pedida: aquela pedalada no fim de tarde é sempre ótima para relaxar após um dia de sol. E é o melhor lugar para a noite, com um belo leque de barzinhos para comes e bebes antes de dormir.

A Praia do Canto do Forte fica na mesma extensão do Boqueirão, do lado esquerdo. É mais calma que o centrinho do bairro, com mar bem tranquilo. É ideal para a prática de esportes aquáticos como o stand up paddle e o caiaque, que podem ser alugados por lá. Para quem está na região e quer fugir do tumulto é a melhor opção, mesmo na alta temporada. Existem quiosques e estrutura semelhante à de sua vizinha.

Praia Grande SP Praias e Balneários

  • Praia do Forte
  • Praia do Canto do Forte
  • Praia do Boqueirão
  • Praia da Guilhermina
  • Praia da Aviação
  • Praia da Tupi
  • Praia do Ocian
  • Praia da Vila Mirim
  • Praia do Caiçara
  • Praia do Real
  • Praia do Flórida
  • Praia de Solemar
  • Balneário Flórida
  • Balneário Paquetá
  • Balneário Maracanã
  • Balneário Intermares (Portinho)

Praia Grande SP Fotos

Praia Grande SP Fotos

Outras informações

Mapa de localização



Deixe seu comentário