Memorial da Resistência de São Paulo


O Memorial da Resistência de São Paulo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio de sua Secretaria da Cultura.

É uma instituição dedicada à preservação de referências das memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano (1889 à atualidade) por meio da musealização de parte do edifício que foi sede.

Memorial da Resistência de São Paulo

Durante o período de 1940 a 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, uma das polícias políticas mais truculentas do país, principalmente durante o regime militar.

O Memorial da Resistência é vinculado à Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, qualificada como Organização Social da Cultura, a partir da assinatura de contrato de gestão com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.



Desde 2009 o Memorial da Resistência de São Paulo é Membro Institucional da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência, uma rede mundial que agrega instituições constituídas em lugares históricos dedicados à preservação das memórias de eventos passados de luta pela justiça e à reflexão do seu legado na atualidade.

O programa museológico do Memorial da Resistência está estruturado em procedimentos de pesquisa, salvaguarda (documentação e conservação) e comunicação patrimoniais (exposição e ação educativo-cultural), orientados para os enfoques temáticos sobre resistência, controle e repressão política, por meio de seis linhas de ação que, atuando articuladamente, têm como objetivo fazer dessa instituição um espaço voltado à reflexão e que promova ações que contribuam para o exercício da cidadania, o aprimoramento da democracia e a valorização de uma cultura em direitos humanos.

Memorial da Resistência de São Paulo Estação Pinacoteca

O edifício que hoje abriga a Estação Pinacoteca e o Memorial da Resistência foi inaugurado em 1914 para abrigar os escritórios e armazéns da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, que ocupou o prédio até 1938.

Memorial da Resistência de São Paulo Pinacoteca

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade.

Memorial da Resistência de São Paulo Jardom da Luz

O Jardim da Luz, aberto ao público em 1825, nasceu como horto botânico. Já teve, em sua história, um viveiro e até um pequeno zoológico. Este nome atual, Jardim da Luz, foi dado em 1916.

Administrado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a área do parque tem 82 mil m2, com dois espelhos d’água e dois lagos, sendo tombado pelo Condephaat em 1981.

Como parte do projeto de revitalização do centro, retomou o diálogo com a Pinacoteca, foi restaurado em 1999.

Em 2000 o Governo do Estado destinou verba para a compra de esculturas brasileiras para seus gramados. A exposição está até hoje, gratuitamente, para quem quiser passear pelas suas áreas verdes e ainda visitar uma exposição a céu aberto.



Memorial da Resistência de São Paulo Entrada

Corporativas
Para empresários que entendem o valor da cultura, a Pinacoteca do Estado de São Paulo criou um programa de visitas guiadas exclusivas para empresas. Momento em que você tem a oportunidade de oferecer a seus clientes, parceiros e colaboradores uma visita ao acervo da Pinacoteca ou à mostras temporárias com um dos curadores do museu.

Desenhado para grupos de até 20 pessoas, as visitas têm duração de aproximadamente uma hora e meia e ocorrem depois do fechamento do museu. Caso deseje complementar a experiência realizando um coquetel ou jantar, entre em contato conosco para verificar as possibilidades e condições. É a chance de ter a Pinacoteca só para você e seus convidados e surpreendê-los com uma atividade única e inesquecível!

Estacionamento fechado e gratuito dentro do museu. Para grupos maiores e mais detalhes, entre em contato pelo email eventos@pinacoteca.org.br ou 3335-5364. Esta opção não permite incentivo fiscal.

Educativa
As visitas educativas buscam estabelecer relações de diálogo com os diversos públicos. Cada grupo é acompanhado por um educador da Pinacoteca, preparado para adequar sua prática a partir das características do público.

A visita é orientada em torno de propostas de leitura de imagem das obras do acervo ou de algumas exposições temporárias e também atividades lúdico-educativas. As visitas educativas estão disponíveis para grupos organizados sob agendamento prévio e, caso haja disponibilidade de educadores no momento, para públicos espontâneos, sem prévio agendamento.

A Pinacoteca ainda oferece atendimento em língua inglesa para estrangeiros e para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.

Memorial da Resistência de São Paulo Cafeteria

Depois de visitar as exposições da Pina_Luz, você pode conhecer o Flor Café e aproveitar para almoçar, tomar um lanche ou fazer uma pausa apreciando o parque Jardim da Luz, um dos mais antigos de São Paulo.

O Flor Café disponibiliza aos clientes um buffet permanente de salgados, sanduíches, doces e bebidas frias e quentes. Para aqueles que querem almoçar temos pratos com “sabor de casa”. Aos finais de semana, o Flor Café amplia a oferta com pratos mais elaborados!

Horário de Funcionamento Memorial da Resistência de São Paulo

  • Quarta a segunda das 10h às 17h30

Onde Fica, Endereço e Telefone Memorial da Resistência de São Paulo

  • Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP,
  • Telefone: (11) 3335-4990

Outras informações e site

Mapa de localização



📂 Cultura São Paulo